Ações de marketing são úteis em qualquer profissão, contribuindo com a divulgação do seu trabalho para uma grande quantidade de pessoas. Muitas clínicas, no entanto, não conhecem o que pode e o que não pode ser feito quanto à propaganda em odontologia, já que há restrições que precisam ser respeitadas nesse segmento.
Por isso é tão importante saber o que diz o Código de Ética da Odontologia e o artigo 7º da Lei 5.081/66. Essas diretrizes auxiliam o desenvolvimento de campanhas e estratégias sem que nenhuma regulamentação seja descumprida, evitando problemas e até multas aos profissionais.
Então, quer conhecer mais sobre o que é permitido fazer quanto à propaganda em odontologia? Basta continuar a leitura deste post!
Ações preventivas
Investir em ações preventivas e de conscientização é permitido, desde que nenhuma regra seja infringida. Quanto a isso, a odontologia é uma área bem ampla de orientações e cuidados relacionados à higiene bucal. Então, invista em conteúdos educativos que sejam relevantes para os seus pacientes, com dicas e sugestões sobre práticas que podem ser aplicadas no dia a dia, como forma de prevenção.
Dessa forma, você constrói um relacionamento mais próximo com as pessoas que têm algum tipo de contato com a sua clínica, e ainda possibilita o acesso ao conhecimento.
Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo, de modo geral, se baseia na oferta de materiais que respondem às dúvidas e problemas mais vivenciados pelo público. Com isso, a clínica assume um papel de autoridade no seu segmento, reunindo informações interessantes sobre a área de odontologia.
Para garantir resultados com essa estratégia, contudo, é preciso lançar mão de algumas técnicas específicas. Afinal, seu objetivo principal é que esses conteúdos sejam facilmente encontrados nos mecanismos de busca (como o Google) pelos usuários que estiverem pesquisando o assunto.
Sabemos que as pessoas costumam pesquisar a reputação dos profissionais na internet antes de optar por algum serviço, principalmente quando se trata de saúde. Se bem aproveitado, portanto, isso pode chamar a atenção para a sua clínica: ao disponibilizar post, e-books e outros materiais de qualidade, você colabora para o reconhecimento do seu trabalho e ainda dispõe suas informações de contato, transmitindo confiança e credibilidade.
Vídeos de animação
Vídeos também são uma boa maneira de divulgar os seus serviços sem gerar nenhum problema com a legislação. Esse modelo de conteúdo costuma atrair a atenção das pessoas justamente por ter um grande apelo visual, o que cativa o interesse no assunto e contribui para a memorização da mensagem.
Atualmente, alguns dentistas têm apostado em animações 3D para representar de maneira didática os procedimentos realizados na clínica, ou até para incentivar bons hábitos de higiene bucal — com um passo a passo simples para garantir a escovação correta, por exemplo.
Dessa forma, é possível transformar informações relevantes em um material visual que impacta positivamente tanto aqueles que já são pacientes quanto as pessoas que têm interesse em algum dos seus serviços.
Novidades
Outra prática permitida quando falamos sobre propaganda em odontologia é a divulgação de novidades — principalmente para os pacientes que já tem um bom relacionamento com a clínica. Você pode usar diferentes canais para se comunicar com esse público, informando alterações em agendamentos, novos serviços disponíveis e assim por diante.
Estabelecer esse tipo de contato é muito importante por transmitir uma imagem de comprometimento com os seus pacientes. Até por isso, ainda é uma maneira de divulgar o que você oferece a outras pessoas que não conhecem a sua clínica. Se você fornece um tratamento diferenciado ou que poucos profissionais na sua região oferecem, por exemplo, essa divulgação será positiva ao atrair novos pacientes e impulsionar o seu crescimento.
Uso da tecnologia
A tecnologia nos permite hoje uma conexão entre várias pessoas de forma simultânea. É por meio dela, também, que os consumidores se relacionam e conhecem marcas, serviços e produtos em que têm interesse, ou com que se identificam. Logo, o uso dela na odontologia é um meio eficiente para você alcançar o maior número de pessoas possível.
Uma das formas de fazer isso é usar as mídias sociais, capazes de engajar os usuários com as suas publicações. Como já comentamos, a oferta de conteúdo relevante nesses meios é uma ótima opção para atrair mais pacientes à clínica. Em geral, invista em informações rápidas, informativas e que captem a atenção do público. Também vale a pena apostar no humor com posts divertidos — afinal, as pessoas usam as redes sociais para se distrair e passar o tempo.
Divulgação de serviços
Além das opções já mencionadas, é possível investir em propagandas que divulgam os seus serviços. Nem sempre o público conhece o que sua clínica fornece e o tipo de especialidade que trabalha, então, uma divulgação certeira nesse sentido pode atrair inúmeros pacientes que ficaram interessados em algum procedimento. Para isso, utilize meios diversos de comunicação, desde o rádio e a televisão às redes sociais.
Há ainda os materiais impressos, que também podem ser utilizados. Lembre-se apenas de que é fundamental apresentar neles alguns dados importantes, como o seu nome, profissão e inscrição no CRO (Conselho Regional de Odontologia). Dessa forma, a divulgação dos seus serviços será uma estratégia completa para que mais pessoas conheçam o seu trabalho — gerando, consequentemente, um crescimento saudável para a sua clínica.
Por fim, é muito importante conhecer quais são as especificações e o que não é possível fazer ao divulgar seus serviços odontológicos. Entre as restrições impostas pela legislação a esse segmento estão o anúncio de tratamentos que não foram comprovados cientificamente, a crítica direta a outros profissionais do setor ou a consulta de pacientes em canais de comunicação sem caráter educativo.
Portanto, para garantir todos os resultados da propaganda em odontologia que vimos até aqui, conheça bem as leis que atuam nesse sentido. Se achar necessário, não hesite em buscar a ajuda de profissionais que entendam bem esse assunto, sem deixar de lado nenhuma regulamentação!
Gostou da leitura? Então, que tal continuar aprendendo a potencializar o crescimento da sua clínica? Aproveite para ler também sobre a importância do marketing local para dentistas!