fbpx

Como a tecnologia tem impactado o mercado em tempos de pandemia

Em meio à incerteza e readaptação da sociedade, a gestão e a inovação da tecnologia tornaram-se essenciais para minimizar os impactos da crise, além de trazer novas soluções e formas de realizar as atividades que antes eram comuns ao cotidiano.

A pandemia impactou e ainda tem afetado múltiplas esferas do mercado, tais como cadeias de fornecimento logístico, indústria, comércio, finanças. Neste sentido, a tecnologia tem sido um dos principais alicerces para conter os efeitos desses impactos.

Através da tecnologia, o mercado segue movimentando-se por meio de soluções para situações ainda desconhecidas no mundo dos negócios. Portanto, é essencial que o mercado saiba fazer bom proveito das alternativas e entenda os impactos da tecnologias nessas movimentações. 

Este artigo foi desenvolvido para relatar e entender os impactos da crise, bem como as empresas e o mercado podem se posicionar em relação a este novo contexto.

O impacto da tecnologia para os setores de saúde

Em tempos de pandemia, a tecnologia contribuiu com um impacto especial na área da saúde e acabou por promover mudanças drásticas de hábitos, regras e na forma como as pessoas a acessam. 

Novas tecnologias tornaram-se essenciais para, por exemplo, lidar com a restrição de mobilidade de médicos a pacientes com a limitação de realização de exames e consultas de rotina, ou de dentistas a pacientes que necessitam realizar procedimentos periódicos como manutenção de aparelho ortodôntico ou a aplicação de aparelho ortodôntico transparente

Por essa razão, a adequação à telemedicina e o entendimento de ter os melhores softwares e tecnologias para esse funcionamento foram essenciais e são destaque nesse cenário. 

Além de entender a necessidade de adaptação aos atendimentos, também foi e é necessário o desenvolvimento de ferramentas de gestão das imensas bases de dados de saúde e de profissionais que façam gestão correta das bases de dados. 

Saber realizar a gestão correta desses dados é essencial para a avaliação da efetividade das ações dos órgãos responsáveis e até mesmo entender padrões de contaminação, disseminação e assim ampliar a gama de medidas de prevenção e intervenção. 

A transformação digital é um fator fundamental, pois é um movimento que permite direcionamento de cuidados, novas formas de coordenar e prestar serviços de cuidados virtuais. Exemplos disto são consultas por tele ou videoconferência, chatbots com inteligência artificial e análise remota de dados.

Banner - WhatsApp ControleODONTO

Experiência do paciente

Por conta de todos estes avanços, os pacientes estão cada vez mais conscientes e empoderados sobre sua saúde, perfil genético, e focados em melhorar a própria saúde, dando maior prioridade à qualidade de vida.

Graças ao fácil acesso que milhões de pacientes ao redor do mundo possuem aos meios digitais, e à maior demanda de busca por informações de saúde disponíveis em plataformas e aplicativos, é necessário criar um canal de comunicação clara e transparente nas avaliações e diagnósticos clínicos. 

Por isso, além da atenção às leis e regulamentos de proteção de dados, é necessário conceber estratégias que construam relacionamento de confiança com os pacientes. 

Construir esse relacionamento de confiança será importante pois a disponibilidade de opções e dados concedem a esse paciente autonomia para entender o local que melhor o atende quanto a especificidades como: tratamentos, endereços e custos.

Necessidade de investimento contínuo em tecnologias 

É necessário, também, que os profissionais de saúde estejam aliados aos profissionais de Tecnologia da Informação para dar conta do crescimento tecnológico, aproveitando ao máximo a intermediação desde as pesquisas até estudos que visem a diminuição de impactos de tratamentos radicais, priorizando a qualidade de vida dos pacientes.

E para não deixar de atender ou permitir defasagem, é necessário investimento contínuo na evolução da telemedicina, tanto para videoconferências quanto para assinaturas eletrônicas de atestados e receituários para que os pacientes recebam sempre o melhor suporte possível.

Também é importante que os profissionais estejam abertos a tecnologias de armazenamento e compartilhamento de dados entre equipes multidisciplinares, em que o principal foco será um atendimento, diagnóstico e tratamento altamente assertivo e eficiente.

O impacto da tecnologia no mercado de trabalho

Após entender como está o cenário dos impactos da tecnologia na área da saúde, é possível compreender sobre como a tecnologia impactou o mercado de trabalho.

Para o mundo dos negócios, a implantação do método de teletrabalho foi uma das pontas que mais afetaram quanto às estratégias, ferramentas, mensurações, dinâmicas, gestão dos colaboradores, reuniões, entre outras adaptações.

Para as empresas que podem adaptar seu funcionamento ao trabalho remoto, foi possível notar que o principal desafio seria entender como acompanhar a produtividade das equipes sem encontrá-los todos os dias.

No entanto, além da aderência de hábitos como reuniões online, houve também o início de novas tecnologias para marcação de ponto em sistemas online, softwares para relatórios, treinamentos, entre outros formatos de controle de produtividade.

O impacto da tecnologia em estratégias mercadológicas

A tecnologia em tempos de pandemia aumentou consideravelmente a demanda e procura por informações por meio da internet em mecanismos de busca, sejam elas para resolução de problemas ou em caráter educacional, orientações ou como uma forma de passar o tempo. 

Por esse motivo, estratégias de marketing digital, como Marketing de Conteúdo, tornaram-se essenciais para aumentar vendas e fidelizar clientes, assim como adotá-las tornou-se essencial para posicionamentos relevantes em mecanismos de busca (como o Google, Bing e Yahoo Search).

Através de plataformas digitais como computação em nuvem, big data, registro de comentários e impressões em redes sociais, é possível entender mais de perto as expectativas dos usuários e, a partir dessa interpretação, concluir como atender às necessidades de cada cliente.

Por exemplo, se uma clínica odontológica que, durante a pandemia, optou por comunicar-se com seus pacientes através de redes sociais notou uma alta procura por informações de restauração de dente quanto custa, poderá aproveitar-se da oportunidade e escrever a este respeito, o que pode auxiliar quanto ao aumento de sua relevância e sua participação no processo decisório.

E caso a mesma clínica, desejando aumentar sua imersão em mercados mais específicos como clareamento dental, poderá utilizar das mesmas ferramentas para entender a aderência e anseio de seu público em relação a esses novos procedimentos.

O que esperar da tecnologia para os próximos tempos?

A atenção quanto à otimização e automatização de processos deve crescer, bem como a adoção de estratégias que priorizem a computação em nuvem. Além disso, a necessidade automação robótica de processos também será essencial para os próximos tempos!

Graças à computação em nuvem, muitas atividades puderam seguir e a execução das tarefas não foram descontinuadas. A tendência é a evolução desses sistemas para expansão de recursos, que contemplam a realização de tarefas mais complexas.

Por fim, eventos digitais ou híbridos, transmissões ao vivo são, e seguirão, como parte essencial para a prevenção e adaptação contínua dos públicos e dos frequentadores, tanto para áreas empresariais, de saúde, ou mesmo para âmbitos sociais e culturais. 

Por meio da leitura deste artigo foi possível entender os impactos das tecnologias e como as empresas deverão agir em relação às inovações, pois em todas as áreas serão necessárias aberturas às transformações e, de fato, entender-se como parte ativa do processo de evolução global. 

Conteúdo produzido por Rebecca Marques, responsável pelo Blog Clínica Ideal