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6 dicas de como utilizar o instagram para atrair mais pacientes

ago 20, 2020 | Blog Gestão da Clínica, Exclusivo, Gestão de Marketing para Clínicas Médicas e Odontológicas

O Instagram é uma das redes sociais mais populares do mundo, com cerca de 1 bilhão de usuários consumindo e compartilhando informações. Sendo assim, a rede social se tornou um ótimo espaço para fazer negócios, inclusive para clínicas odontológicas. Quer saber como? Continue lendo!

O Instagram é uma das redes sociais mais conhecidas em todo o mundo. Para se ter uma ideia, o aplicativo bateu a marca de 1 bilhão de usuários ainda em 2018! Atualmente ele é o sexto aplicativo com mais usuários.

Por aqui, o Instagram ocupa a quarta posição no ranking das redes sociais mais usadas entre a população, com 69 milhões de usuários. Esse número nos coloca em terceiro dentre os países com mais usuários, ficamos atrás apenas dos Estados Unidos e Índia.

Por que investir no Instagram para ter mais sucesso

Com esses números impressionantes já deu para perceber que o Instagram é uma escolha certeira quando se trata de estratégia de marketing nas redes sociais.

O grande trunfo da rede social é, definitivamente, o seu alcance. Dentre os seus mais de 1 bilhão de usuários ativos, cerca de 500 milhões a utilizam todos os dias. Sendo assim, o seu futuro paciente também está no Instagram, o que o torna uma ferramenta fundamental para uma estratégia de marketing assertiva.

Dicas para atrair mais pacientes com o Instagram

Para utilizar o Instagram da melhor forma é preciso criar um perfil atrativo, por isso, é fundamental que você trate esse espaço como se fosse uma extensão da sua clínica.

Isso porque, independentemente da área em que você trabalha, muitos pacientes podem chegar até sua clínica por meio do Instagram. Continue lendo para saber como tornar a sua página mais atrativa para novos pacientes!

Fixe o link em sua bio

Não adianta nada contar com uma página cheia de imagens e conteúdos de qualidade se os usuários que chegarem até você não souberem como ir a sua clínica ou vistar o seu site.

Por isso, incluir um link na bio é a forma mais prática de encaminhar seus usuários para informações úteis.

Esse link pode encaminhar para páginas específicas do seu site, blog ou uma landing page. Não se esqueça, também, de colocar o endereço da sua clínica e caprichar na descrição.

Por exemplo: Você é especialista em procedimentos estéticos, como lente de contato dental, sendo assim, é uma boa ideia inserir em sua bio um link com informações sobre lente de contato dente para complementar os posts do perfil, como preços.

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Use os stories para atrair pacientes

Sabe aqueles 500 milhões de usuários que acessam todos os dias o Instagram? Pois é, a maioria deles entra para conferir os Stories. Destes stories 1/3 dos mais vistos todos os dias são de empresas.

Dito isso, invista em publicações além das tradicionais fotos e anúncios no feed, pois, além do alcance, o storie tem baixo custo.

É importante lembrar que os conteúdos publicados nos stories ficam disponíveis por apenas 24 horas. Por isso, esse é um ótimo jeito de estreitar o relacionamento com seu público e veicular materiais de promoções, novidades e links.

Nessa função você pode utilizar gifs, filtros, figurinhas, além de destacar posts feitos no feed ou os videos mais longos do IGTV.

Faça conteúdos personalizados para o seu público

Mesmo sendo um dentista, profissional procurado por todas as pessoas em todos os momentos da vida, você provavelmente tem uma especialidade e tipo de paciente que mais atende.

Por isso, foque em postar conteúdos que falem diretamente com eles. Lembre-se, também, que as pessoas vão ao seu perfil por inúmeros motivos, portanto não querem ficar vendo ofertas ou fotos de você na clínica trabalhando o tempo todo.

Por exemplo: não faça posts apenas anunciando o aparelho ortodôntico transparente, crie conteúdos relevantes que passem informações detalhadas sobre o assunto.

Vale lembrar que posts curtos, como tutoriais e dicas, costumam ir muito bem no Instagram.

Invista em anúncios

Anúncios são uma forma excelente de aumentar o alcance da sua clínica e é indicado para quem quer resultados rápidos. Mas para isso, saiba exatamente quem é o seu público.

Assim, somente as pessoas com perfil semelhante a sua persona irão ser atingidas pelo anúncio e virar possíveis pacientes.

Os anúncios são aqueles posts que aparecem no meio do feed ou entre um storie ou outro e tem a ver com temas ou produtos já pesquisados anteriormente pelo usuário.

Use hashtags relacionadas ao seu trabalho

Ao fazer um post sempre inclua uma hashtag relacionada ao assunto na legenda, essa é a forma com o qual as pessoas que não te seguem, mas se interessam pelo assunto, cheguem até você.

Por exemplo: Você fez um post sobre clareamento dentário e colocou a na legenda #clareamentoconsultorio, dessa forma, todo mundo que buscar no Instagram por clareamento consultório vai encontrar o seu post entre os resultados de pesquisa.

Lembre-se de escolher entre cinco e dez opções para acompanhar o seu post, elas podem ser variações de um mesmo termo.

Existem diversas ferramentas que dão sugestão de hashtags relacionadas e a frequência com que são utilizadas.

Interaja com seus seguidores

A interação é um dos pontos fortes do Instagram, a plataforma possibilita que seu seguidores mandem comentários, mensagens diretas, façam perguntas e respondam a pesquisas. Sendo assim, é um desperdício não explorar ao máximo essas ferramentas.

Isso porque, postar conteúdos não é o bastante para engajar seus seguidores e transformá-los em pacientes, é preciso fazê-los se sentirem parte da clínica e terem a sensação de que estão sendo ouvidos e que suas opiniões importam.

Por isso, não exite em criar conteúdos espontâneos que alimentem a vontade de seus seguidores de falar com você e dedique um tempo para responder  comentários e mensagens,.

As seis dicas listadas aqui são práticas importantes para otimizar a presença da sua clínica no Instagram, entretanto, não são as únicas. Essa rede social é muito diversa e está em constante transformação, trazendo novas ferramentas e possibilidades.

Por isso, continue explorando-a e fazendo testes para descobrir quais as estratégias que mais funcionam para o seu público. 

Texto produzido por Estela Lima, redatora da empresa Vue Odonto.

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