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Blog Gestão da Clínica | Dicas e Novidades para Profissionais da Saúde
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6 dicas de como utilizar o instagram para atrair mais pacientes

por Reinaldo Ferreira
22 de outubro de 2024
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O Instagram é uma das redes sociais mais populares do mundo, com cerca de 1 bilhão de usuários consumindo e compartilhando informações diariamente. Sendo assim, a rede social se tornou um ótimo espaço para fazer negócios, inclusive para clínicas odontológicas. Quer saber como usar o Instagram para atrair mais pacientes? Continue lendo!

Por que investir no Instagram para ter mais sucesso

Com esses números impressionantes, já dá para perceber que o Instagram é uma escolha certeira quando se trata de estratégia de marketing nas redes sociais. O grande trunfo da rede social é, sem dúvida, o seu alcance. Dentre os mais de 1 bilhão de usuários ativos, cerca de 500 milhões a utilizam todos os dias. Sendo assim, o seu futuro paciente também está no Instagram, o que o torna uma ferramenta fundamental para uma estratégia de marketing assertiva.

Dicas para atrair mais pacientes com o Instagram:

1. Fixe o link em sua bio:

Não adianta ter uma página cheia de imagens e conteúdos de qualidade se os usuários que chegarem até você não souberem como visitar a sua clínica ou acessar o seu site. Portanto, incluir um link na bio é a forma mais prática de encaminhar seus usuários para informações úteis.

Esse link pode direcionar para páginas específicas do seu site, blog ou landing page. Por exemplo, se você é especialista em procedimentos estéticos, como lente de contato dental, uma boa ideia seria inserir um link na bio com informações sobre o procedimento. Isso complementa os posts do perfil e ajuda a atrair mais pacientes interessados.

2. Use os Stories para atrair pacientes:

Sabe aqueles 500 milhões de usuários que acessam o Instagram todos os dias? Pois bem, a maioria deles entra para conferir os Stories. Um terço dos Stories mais vistos diariamente são de empresas, o que comprova o potencial dessa ferramenta.

Portanto, invista em publicações além das tradicionais fotos e anúncios no feed. O Stories tem baixo custo e é uma excelente oportunidade para veicular materiais de promoções, novidades e links. Além disso, você pode utilizar gifs, figurinhas, filtros e até destacar posts do feed ou vídeos mais longos do IGTV.

3. Faça conteúdos personalizados para o seu público:

Mesmo sendo dentista, você provavelmente tem uma especialidade ou tipo de paciente que mais atende. Sendo assim, foque em postar conteúdos que falem diretamente com eles. Além disso, lembre-se de que as pessoas não querem ver apenas ofertas ou fotos suas na clínica o tempo todo.

Por exemplo, ao fazer um post sobre aparelho ortodôntico transparente, você pode criar conteúdos que expliquem as vantagens desse tratamento, em vez de apenas anunciar o serviço. Posts curtos, como tutoriais e dicas, também costumam fazer sucesso no Instagram.

4. Invista em anúncios:

Anúncios são uma excelente forma de aumentar o alcance da sua clínica. Para garantir resultados rápidos, é essencial saber quem é o seu público. Assim, você pode direcionar os anúncios para pessoas com perfil semelhante à sua persona, tornando-as potenciais pacientes.

Os anúncios aparecem no feed ou entre os Stories e são baseados em interesses ou pesquisas anteriores do usuário, aumentando suas chances de sucesso.

5. Use hashtags relacionadas ao seu trabalho:

Ao fazer um post, sempre inclua hashtags relacionadas ao assunto na legenda. Dessa forma, pessoas que não seguem sua página, mas estão interessadas no tema, poderão encontrar seu conteúdo. Por exemplo, ao fazer um post sobre clareamento dentário, você pode usar a hashtag #clareamentoconsultorio. Isso aumenta as chances de pessoas que buscam por esse tratamento encontrarem o seu post.

6. Interaja com seus seguidores:

A interação é um dos pontos fortes do Instagram. A plataforma permite que os seguidores enviem comentários, mensagens diretas, façam perguntas e respondam a pesquisas. Portanto, aproveite ao máximo essas ferramentas para engajar seus seguidores e transformá-los em pacientes.

Não basta apenas postar conteúdos. É preciso mostrar que a opinião deles importa. Dedique tempo para responder comentários e mensagens e crie conteúdos espontâneos para manter a interação ativa.

As seis dicas listadas aqui são importantes para otimizar a presença da sua clínica no Instagram. Entretanto, não são as únicas estratégias que você pode usar. A rede social está em constante transformação, sempre trazendo novas ferramentas e possibilidades. Por isso, continue explorando-a e testando novas estratégias para descobrir o que funciona melhor para o seu público.

Gostou das dicas? Se você deseja melhorar a gestão da sua clínica, considere usar um software odontológico como o Controle Odonto. Siga-nos no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube para mais dicas e novidades.

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