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Clínica pediátrica: saiba como oferecer o melhor atendimento e ambiente

jun 12, 2019 | Atendimento

Ambiente agradável e atendimento humanizado são dois fatores que fazem toda a diferença para aqueles que buscam a assistência de um profissional da saúde. Isso também ocorre em uma clínica pediátrica, em que é preciso oferecer o melhor suporte possível para as crianças e atendê-las com eficiência e agilidade.
No entanto, muitos profissionais do setor têm dúvidas sobre como conseguir bons resultados com essa prática. Afinal, é necessário investir em uma estrutura de qualidade para satisfazer as necessidades do público.
Pensando nisso, separamos sugestões práticas e úteis para que você tenha uma clínica pediátrica reconhecida pelo bom atendimento prestado. Continue a leitura e confira!

Invista em uma decoração adequada

A decoração do ambiente é um fator que influencia bastante na forma como as crianças se sentem na clínica pediátrica. Por exemplo, um local com espaços recreativos — com elementos infantis alegres e lúdicos — torna a realização de exames e outros procedimentos mais fácil para o paciente.
É preciso considerar que a sala de espera é o primeiro contato que a criança tem com a clínica. Por isso, disponibilize brinquedos, livros infantis, itens para desenhar ou colorir e assim por diante.
Também é importante ter um cuidado especial ao escolher as cores que serão usadas na clínica, já que o ideal é optar por tons mais alegres e festivos. Além disso, você pode apostar em papeis de parede que sejam direcionados para o público infantil.

Utilize os móveis adequados

Podemos dizer que a mobília de uma clínica faz parte do atendimento ofertado. Afinal, o paciente e seus responsáveis precisam se sentir confortáveis na sala de espera. Caso contrário, a experiência deles pode ser comprometida, prejudicando a imagem do estabelecimento.
Nesse sentido, um ambiente direcionado para crianças precisa ter móveis adequados para esse público. Logo, priorize os itens que sejam funcionais e aconchegantes, pois eles contribuem para um local mais harmonioso.
Por exemplo, investir em objetos de vidro e que estejam expostos ao alcance das crianças não é aconselhado, já que oferecem riscos a elas. Além disso, opte por móveis que sejam fáceis para limpar e que ofereçam segurança.
As cores da mobília também são um aspecto importante para transmitir alegria e conforto para todos que frequentam o lugar. Por isso, não tenha medo em abusar nelas!

Crie um local para recreação

Planeje um espaço lúdico na clínica, com brinquedos para as diferentes idades. Fazendo isso, as crianças passam a ver o ambiente de maneira positiva e conseguem se divertir enquanto aguardam o atendimento.
Com um lugar recreativo, elas se sentem mais tranquilas, colaborando para a adaptação ao ambiente clínico e aos demais procedimentos realizados.
Contudo, é preciso ficar atento aos modelos de brinquedos que serão disponibilizados. Dê preferência por itens que sejam práticos na hora de limpar e escolha produtos atóxicos, que não prejudiquem a saúde das crianças.
Essas questões são importantes e precisam ser avaliadas antes de criar os locais, para fornecer o melhor serviço e atendimento possível.

Conte com uma equipe eficiente

Para ter sucesso em sua clínica pediátrica, o apoio da equipe é essencial, não é mesmo? Por isso, é fundamental escolher com cautela quem fará parte do time. Alguns pontos podem ser levados em conta, como empatia, eficiência e zelo pelo bom atendimento.
É crucial que os recepcionistas, enfermeiros e demais colaboradores sejam prestativos em atender às necessidades dos pacientes e de seus responsáveis.
Se a clínica tem uma equipe especializada e que demonstra preocupação com o bem-estar de todos que utilizam o local, fica mais fácil atrair novos pacientes e fidelizar aqueles que já se consultam ou realizam seus procedimentos nela.
Por outro lado, quando os profissionais não desempenham suas funções com agilidade ou não realizam um atendimento humanizado, é mais provável que o público se sinta insatisfeito com a assistência.

Pense também nos responsáveis

Uma clínica pediátrica precisa pensar também naqueles que comparecem junto com a criança até o local. Além de oferecer um ambiente alegre e aconchegante para os pequenos, é importante fornecer uma estrutura adequada para os pais ou responsáveis que frequentem o espaço.
Disponibilize revistas, mobília confortável e outros itens que sejam importantes para o bem-estar durante a espera pelo atendimento.

Use softwares de gestão

A tecnologia permite um atendimento mais ágil e eficiente por meio de algumas ferramentas e softwares. Usar esses itens em sua clínica pediátrica aumenta a rapidez em todos os processos administrativos e também influencia na percepção do público em relação ao seu serviço.
Esse é um investimento que gera um retorno expressivo, pois contribui para a organização, para o agendamento de consultas, atendimento, controle financeiro e assim por diante.
Dessa forma, há vários recursos que podem ser utilizados a favor de sua clínica, melhorando a rotina de trabalho dos colaboradores. Também é uma forma de transmitir mais credibilidade a todos que frequentam o local, já que um ambiente organizado e que utiliza tecnologia em seus processos torna-se mais eficiente.
Outro aspecto é o relacionamento com os pacientes e responsáveis, pois é possível melhorar a comunicação entre a clínica e o público.

Divulgue a sua clínica

Realizar ações de marketing é um meio bastante significativo na hora de atrair mais pessoas até a sua clínica. No entanto, lembre-se de que, ao fazer a divulgação ou propaganda, é preciso ficar atento aos parâmetros a serem seguidos, levando em conta que a área médica tem algumas normas.
Então, invista em estratégias para divulgar ao público os seus diferenciais e serviços ou especialidades em que trabalha. Ações em redes sociais, jornais e demais meios de comunicação são uma maneira de conquistar novos pacientes.
Como vimos, uma clínica pediátrica precisa contar com um espaço que atraia a criança e facilite a realização de procedimentos, exames e consultas. Quando o espaço tem uma decoração voltada para o público infantil, a adaptação fica mais fácil.
Além disso, o atendimento também é um fator fundamental para o sucesso de sua clínica. Afinal, oferecer uma assistência rápida e humanizada contribui para um ambiente aconchegante para todos.
Esperamos que essas sugestões tenham ajudado você na gestão de sua clínica pediátrica. Se tiver alguma dica sobre o assunto, deixe um comentário abaixo e compartilhe sua opinião conosco e com os demais leitores!

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