Ambiente agradável e atendimento humanizado são dois fatores que fazem toda a diferença para aqueles que buscam a assistência de um profissional da saúde. Isso também ocorre em uma clínica pediátrica, em que é preciso oferecer o melhor suporte possível para as crianças e atendê-las com eficiência e agilidade.
No entanto, muitos profissionais do setor têm dúvidas sobre como conseguir bons resultados com essa prática. Afinal, é necessário investir em uma estrutura de qualidade para satisfazer as necessidades do público.
Pensando nisso, separamos sugestões práticas e úteis para que você tenha uma clínica pediátrica reconhecida pelo bom atendimento prestado. Continue a leitura e confira!
Invista em uma decoração adequada
A decoração do ambiente da sua clínica pediátrica é um fator que influencia bastante na forma como as crianças se sentem na clínica pediátrica. Por exemplo, um local com espaços recreativos — com elementos infantis alegres e lúdicos — torna a realização de exames e outros procedimentos mais fácil para o paciente.
É preciso considerar que a sala de espera é o primeiro contato que a criança tem com a clínica. Por isso, disponibilize brinquedos, livros infantis, itens para desenhar ou colorir e assim por diante.
Também é importante ter um cuidado especial ao escolher as cores que serão usadas na clínica, já que o ideal é optar por tons mais alegres e festivos. Além disso, você pode apostar em papeis de parede que sejam direcionados para o público infantil.
Utilize os móveis adequados
Podemos dizer que a mobília de uma clínica faz parte do atendimento ofertado. Afinal, o paciente e seus responsáveis precisam se sentir confortáveis na sala de espera. Caso contrário, a experiência deles pode ser comprometida, prejudicando a imagem do estabelecimento.
Nesse sentido, um ambiente direcionado para crianças precisa ter móveis adequados para esse público. Logo, priorize os itens que sejam funcionais e aconchegantes, pois eles contribuem para um local mais harmonioso.
Por exemplo, investir em objetos de vidro e que estejam expostos ao alcance das crianças não é aconselhado, já que oferecem riscos a elas. Além disso, opte por móveis que sejam fáceis para limpar e que ofereçam segurança.
As cores da mobília também são um aspecto importante para transmitir alegria e conforto para todos que frequentam o lugar. Por isso, não tenha medo em abusar nelas!
Crie um local para recreação
Planeje um espaço lúdico na sua clínica, com brinquedos para as diferentes idades. Fazendo isso, as crianças passam a ver o ambiente de maneira positiva e conseguem se divertir enquanto aguardam o atendimento.
Com um lugar recreativo, elas se sentem mais tranquilas, colaborando para a adaptação ao ambiente clínico e aos demais procedimentos realizados.Contudo, é preciso ficar atento aos modelos de brinquedos que serão disponibilizados. Dê preferência por itens que sejam práticos na hora de limpar e escolha produtos atóxicos, que não prejudiquem a saúde das crianças.
Essas questões são importantes e precisam ser avaliadas antes de criar os locais, para fornecer o melhor serviço e atendimento possível.
Conte com uma equipe eficiente
Para ter sucesso em sua clínica pediátrica, o apoio da equipe é essencial, não é mesmo? Por isso, é fundamental escolher com cautela quem fará parte do time. Alguns pontos podem ser levados em conta, como empatia, eficiência e zelo pelo bom atendimento.
É crucial que os recepcionistas, enfermeiros e demais colaboradores sejam prestativos em atender às necessidades dos pacientes e de seus responsáveis.
Se a clínica tem uma equipe especializada e que demonstra preocupação com o bem-estar de todos que utilizam o local, fica mais fácil atrair novos pacientes e fidelizar aqueles que já se consultam ou realizam seus procedimentos nela.
Por outro lado, quando os profissionais não desempenham suas funções com agilidade ou não realizam um atendimento humanizado, é mais provável que o público se sinta insatisfeito com a assistência.
Pense também nos pais e responsáveis.
Uma clínica pediátrica precisa pensar também naqueles que comparecem junto com a criança até o local. Além de oferecer um ambiente alegre e aconchegante para os pequenos, é importante fornecer uma estrutura adequada para os pais ou responsáveis que frequentem o espaço.
Disponibilize revistas, mobília confortável e outros itens que sejam importantes para o bem-estar durante a espera pelo atendimento.
Use softwares de gestão
A tecnologia permite um atendimento mais ágil e eficiente por meio de algumas ferramentas e softwares. Usar esses itens em sua clínica pediátrica aumenta a rapidez em todos os processos administrativos e também influencia na percepção do público em relação ao seu serviço.
Esse é um investimento que gera um retorno expressivo, pois contribui para a organização, para o agendamento de consultas, atendimento, controle financeiro e assim por diante.
Dessa forma, há vários recursos que podem ser utilizados a favor de sua clínica, melhorando a rotina de trabalho dos colaboradores. Também é uma forma de transmitir mais credibilidade a todos que frequentam o local, já que um ambiente organizado e que utiliza tecnologia em seus processos torna-se mais eficiente.
Outro aspecto é o relacionamento com os pacientes e responsáveis, pois é possível melhorar a comunicação entre a clínica e o público.
Divulgue a sua clínica pediátrica
Realizar ações de marketing é um meio bastante significativo na hora de atrair mais pessoas até a sua clínica. No entanto, lembre-se de que, ao fazer a divulgação ou propaganda, é preciso ficar atento aos parâmetros a serem seguidos, levando em conta que a área médica tem algumas normas.
Então, invista em estratégias para divulgar ao público os seus diferenciais e serviços ou especialidades em que trabalha. Ações em redes sociais, jornais e demais meios de comunicação são uma maneira de conquistar novos pacientes.
Como vimos, uma clínica pediátrica precisa contar com um espaço que atraia a criança e facilite a realização de procedimentos, exames e consultas. Quando o espaço tem uma decoração voltada para o público infantil, a adaptação fica mais fácil.
Além disso, o atendimento também é um fator fundamental para o sucesso de sua clínica. Afinal, oferecer uma assistência rápida e humanizada contribui para um ambiente aconchegante para todos.
Esperamos que essas sugestões tenham ajudado você na gestão de sua clínica pediátrica. Se tiver alguma dica sobre o assunto, deixe um comentário abaixo e compartilhe sua opinião conosco e com os demais leitores!