Escolha uma Página

Se inscreva na nossa NEWSLETTER

Deseja Aprender sobre Gestão Clínica?

Atestados para pacientes: como faze-los de forma simples e rápida?

jun 17, 2019 | Atendimento

Os atestados médicos são utilizados para diversas situações. No entanto, eles não podem ser banalizados, pois é necessário estar dentro das normas previstas em lei para conceder o documento a um paciente.
Logo, é usado para a frequência em piscinas de clubes e condomínios, justificar a ausência da escolha ou local de trabalho, dispensa de obrigações legais e assim por diante. Se você tem interesse em saber mais sobre os atestados para pacientes e como fazê-los de forma mais simples e rápida, continue a leitura do texto. Acompanhe!

O que são atestados médicos?

O atestado é um documento fornecido pelo médico, que tem o poder para conceder o direito do paciente. Todas as situações e casos que podem ter a intervenção desse documento são especificados em lei.
Ou seja, somente aqueles que realmente têm justificativas podem garantir atestados para pacientes Ele é um resumo do diagnóstico realizado pelo profissional que está em pleno exercício de sua função.
Por isso, cabe ao médico a responsabilidade de fornecer um documento verídico e que cumpra todos os requisitos legais, já que é passível de penalidades e multas em caso de falsificações ou qualquer outra alteração.

Quando o médico deve fornecer um atestado?

Existem alguns casos específicos em que é possível um atestado médico. Com a constatação do profissional, o documento é feito e pode ser utilizado a favor do paciente. As situações permitidas são as seguintes:

  • votar nas eleições;
  • servir no exército;
  • dispensa de obrigações legais;
  • ausência do trabalho ou escola;
  • testemunha em processos Cíveis e Penais;
  • frequência em piscinas de condomínios e clubes.

Nesses casos é permitido que o médico forneça o atestado ao paciente, respeitando todo os parâmetros legais.

Como fazer atestados para pacientes de forma simples?

Existem algumas ações que podem ser seguidas para a elaboração de um atestado que esteja adequado aos padrões legais e tenha todas as informações necessárias para o paciente e para outros envolvidos. Nesse sentido, selecionamos algumas sugestões que auxiliam na hora de fazer o documento. Conheça!

Siga os requisitos da lei

Um dos pontos principais durante a realização de um atestado é certificar-se de que todos os requisitos previstos na lei foram seguidos. Então, verifique questões como ausência de rasuras, veracidade do documento e a presença de informações inalteradas.
Essas são normas que precisam ser respeitadas, portanto é dever do médico conferir os dados para que nenhuma falha seja cometida.

Solicite documento válido com fato do paciente e comprovante de endereço

Não é permitido que o paciente tenha a concessão do atestado em nome de outra pessoa. Considerando esse requisito legal, o médico solicita um documento válido com foto para a comprovação dos fatos apresentados.
Além disso, é importante que o comprovante de endereço seja solicitado. Essa ação evita que o médico laudista seja envolvido em uma possível fraude e por fim, tenha consequências negativas em sua carreira.

Explicite a finalidade

O atestado precisa ser claro e objetivo, isto é, o médico que elabora o documento deve explicitar qual é a finalidade para o paciente. Por exemplo, se a pessoa tem uma enfermidade que impeça o envolvimento dela em determinada atividade no local de trabalho, é necessário que todas as informações sejam explícitas.
Ou seja, o médico fornece o motivo pelo qual ela não tem aptidão para desempenhar determinada função. Assim, outros profissionais que têm contato com o atestado terão plena compreensão do conteúdo e o que está relacionado a ele.

Forneça sua assinatura e contato

Ao finalizar o atestado, é essencial que você insira uma assinatura legível e algum contato caso o paciente ou outro profissional precise entrar em contato. Então, pode ser o seu e-mail ou telefone para facilitar a comunicação, caso necessário.
Em algumas situações, o paciente pode ser questionado por um perito do INSS, por exemplo. Assim, qualquer dúvida será esclarecida o mais rápido possível, se o contato do médico estiver disponível no documento.

Tenha um bom programa de gerenciamento

Contar com recursos da tecnologia pode ajudá-lo na hora de fazer atestados de maneira mais rápida e simples. Alguns softwares contribuem para a gestão de pacientes e colabora para que os médicos consigam fornecer o documento rapidamente, pois as principais informações sobre quadro clínico, prontuários e outros procedimentos estão em um só lugar.
Contudo, é importante que a empresa escolhida para oferecer o programa também garante segurança ao registrar os dados que são disponibilizados no atestado.

Como um software contribui para a emissão de atestados médicos?

Não é novidade que o uso da tecnologia na medicina tem gerado impactos bastante positivos. O uso de softwares e outras ferramentas online ajudam na eficiência de processos e auxilia no diagnóstico de enfermidades.
No entanto, o mercado também disponibiliza softwares que ajudam na hora de emitir atestados para pacientes. Empresas especializadas na área desenvolvem recursos que organizam as informações e os dados dos pacientes da clínica, por exemplo.
Também é possível digitalizar e salvar os documentos, o que torna mais fácil o gerenciamento de todo o histórico do público. Portanto, ter o apoio de um programa direcionado para a gestão de pacientes oferece vantagens significativas para sua clínica e otimiza o tempo da equipe.
Pesquise quais são as melhores opções em seu caso e opte por uma empresa confiável na hora de adotar um software ou ferramenta para controle e gerenciamento de atestados médicos.
Como vimos, o uso de atestados médicos é uma prática comum em nosso dia a dia. Mas, para eles serem válidos perante a lei é necessário ficar de olho em todas as regulamentações, certificando-se de que elas foram cumpridas. Além disso, o uso de softwares e recursos da tecnologia é vantajoso para os médicos que fornecem o documento.
Os benefícios em utilizar essas ferramentas são vários, pois elas oferecem mais agilidade no atendimento, mais organização na clínica e um controle maior de atestados médicos já emitidos. Conte com uma empresa confiável e que oferta softwares eficientes e práticos para a rotina de seu estabelecimento.
E você? Precisando de mais agilidade na sua clínica? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar na gestão de documentos médicos e como fazê-los de maneira mais rápida!

Sidebar Blog estendido

Conheça nossos produtos

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vem aprender mais sobre sua gestão!

Receba toda semana no seu e-mail, conteúdos exclusivos sobre como melhorar a gestão da sua clínica, dicas de diversos segmentos, atendimento aos clientes e pacientes, financeiro, estoque, entre outros assuntos que vão auxiliar você na sua administração.

INSCREVA-SE
Contatos
0800 777 2911

(19) 9 8450-0441

Horário de Atendimento: 8:00h as 18:00h

Quem Somos
Somos uma empresa consolidada, que está há mais de 10 anos no mercado dando à você a melhor experiência em Gestão Clínica, com softwares simples, ágeis e poderosos.
Nosso objetivo é fazer sua empresa está organizada, pronta para crescer em larga escala.
Venha fazer parte desse grupo de mais de 700 clientes satisfeitos!
Estamos te esperando!