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Entenda mais sobre o conceito de governança clínica

jul 4, 2019 | Atendimento

Uma clínica com processos eficientes e estratégias direcionadas para a satisfação e bem-estar dos pacientes possui um diferencial no mercado. Tendo em vista a importância de um suporte de qualidade em todos os setores, os gestores, cada vez mais, aplicam o conceito de governança.
Nesse contexto, várias medidas são aplicadas para que todos os processos do ambiente sejam mais eficazes e transparentes. Dessa forma, o público é beneficiado quando precisa de algum atendimento clínico.
Neste texto, separamos alguns motivos que demonstram a relevância da governança clínica. Para conferir essas informações, continue a leitura!

Benefícios da governança clínica

Gerenciamento de risco

Identificar os riscos em virtude de processos inadequados é um dos benefícios ao aplicar o conceito de governança. Essa ação envolve uma série de práticas que visam minimizar as chances de algum problema impactar de forma negativa os objetivos da organização.
Para fazer isso, é necessário engajamento e colaboração dos funcionários, desenvolvendo uma cultura dentro da clínica. Em alguns casos, os gestores incluem esse aspecto no planejamento estratégico, o que contribui para que nenhuma etapa seja esquecida, com um acompanhamento constante.

Automação de processos

A tecnologia permite que vários processos sejam realizados com agilidade e eficiência. Na governança clínica, esse ponto também é importante, pois significa mais rapidez no atendimento ao paciente. Prontuários eletrônicos, por exemplo, facilitam o acesso, sem o risco de perda desses documentos. Por isso, a clínica desenvolve métodos de automatização, inserindo recursos tecnológicos na rotina.
Os softwares disponibilizados no mercado oferecem diversas soluções e ferramentas que aumentam o potencial administrativo. Sistemas de gestão fornecem funcionalidades para diferentes setores da clínica, desde o atendimento realizado na recepção até a otimização de consultas.
Então, investir nessas alternativas colabora para a excelência durante a assistência que é prestada ao paciente, minimizando as falhas ocorridas em processos.

Auditoria clínica

A fiscalização dos procedimentos realizados na clínica é um dos pilares que ajudam na aplicação de melhorias. Nesse sentido, as auditorias contribuem para identificar pontos que precisam ser ajustados.
É importante não somente fiscalizar os processos, mas também propor soluções que visam reverter o quadro — e, com isso, aumentar a qualidade dos serviços ofertados. Portanto, essa análise cuidadosa das atividades e funções exercidas favorece o crescimento da organização, melhorando o desempenho. 
No entanto, ao fazer uma auditoria, é necessário contar com uma equipe capacitada para acompanhar os dados e relatórios coletados. Além disso, o uso de recursos tecnológicos também tem grande importância nos resultados, já que eles otimizam o tempo dos colaboradores e ajudam na precisão das informações. Após a auditoria, é fundamental que a clínica registre o que precisa ser alterado e quais serão as maneiras mais eficazes para que esses ajustes sejam colocados em prática.

Comunicação eficiente

Garantir que todos os colaboradores da clínica tenham uma comunicação eficiente e harmoniosa é um dos fatores da governança. Quando todos os profissionais estão empenhados em promover uma assistência de excelência ao paciente, é necessário que os envolvidos tenham um bom desempenho como equipe.
Dessa forma, é importante que algumas ações sejam inseridas no local de trabalho com o objetivo de aumentar a performance dos funcionários e, com isso, oferecer um suporte mais ágil ao público. Os gestores precisam identificar possíveis ferramentas que colaboram para uma boa comunicação. Afinal, a tecnologia é uma opção que pode ser considera, porque conta com recursos que otimizam o diálogo interno.
Lembre-se de que o principal objetivo é ter um time engajado e disposto a cooperar entre si. Com isso, é possível minimizar a hierarquia e, a partir dessas ações, construir um espaço mais colaborativo. O resultado será uma clínica com um atendimento mais humanizado e eficiente, o que é um ponto positivo para os pacientes.

Redução de falhas

É comum que falhas ocorram durante o período de trabalho na clínica. Mas, em muitas situações, esses erros prejudicam o atendimento ao público e se tornam um problema para o funcionamento do local. Por isso, o gestor busca adotar ações que minimizem esses problemas em processos realizados por colaboradores. Por meio de algumas análises, é possível visualizar quais são as tendências que ocorrem no dia a dia e implementar soluções para evitar que elas aconteçam.
Como comentamos, as novas tecnologias são excelente ferramenta nesse sentido, sendo que é possível reduzir significativamente o número de falhas humanas ao utilizar a automação. Portanto, a governança clínica contribui para uma gestão mais acertada, minimizando os erros durante o atendimento ao paciente.

Agilidade no atendimento

A clínica que desempenha seus procedimentos de forma ágil é capaz de melhorar o relacionamento com o público e ter um desenvolvimento mais visível. Por isso, é importante entender quais são as melhores maneiras para realizar os processos clínicos com eficiência e rapidez. Um atendimento otimizado, em que os funcionários desempenham suas funções com agilidade, é um excelente exemplo nesse sentido. Afinal, quanto mais simplificada for a coleta de dados e informações, melhor.

Utilização de recursos

Usar os recursos da melhor maneira possível é uma das preocupações dos gestores, que precisam investir em vários aspectos da clínica para melhorar o atendimento e a rotina de trabalho dos funcionários. Nesse contexto, é importante usar técnicas e ferramentas que ajudem a visualizar quais são as áreas mais urgentes. O uso consciente dos recursos envolve os materiais utilizados, serviços e valores, e é uma ação que exige a aplicação de medidas práticas no dia a dia.
O conceito de governança clínica é importante para desenvolver um serviço com qualidade, sendo relevante para a eficiência e rapidez dos processos realizados no local. Assim, entender quais são os pontos a serem melhorados contribui significativamente para um bom desempenho.
Todos os aspectos citados neste post demonstram a importância de aplicar a metodologia. Além disso, a tecnologia é uma grande aliada para aumentar a performance das atividades e, com isso, garantir a satisfação do paciente.
Esperamos que essas informações tenham ajudado a entender melhor sobre a governança clínica e como ela pode ser aplicada em seu cotidiano. Se você gostou deste texto e quiser aumentar o potencial de seu atendimento ao público, conheça nossas soluções e como elas serão úteis em sua clínica!

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