Escolha uma Página

Se inscreva na nossa NEWSLETTER

Deseja Aprender sobre Gestão Clínica?

5 dicas para prevenir infecções em clínicas e consultórios

mar 9, 2018 | Administrativo, Blog Gestão da Clínica

Prevenir infecções é uma tarefa essencial para manter sua clínica em pleno funcionamento, sem a ocorrência de doenças e problemas graves que podem prejudicar a saúde dos pacientes e, consequentemente, refletir uma reputação negativa para o seu negócio.
Apesar de ser uma necessidade conhecida, alguns consultórios não obtêm métodos de precauções para evitar esse tipo de situação. Com isso, acabam prejudicando a imagem do empreendimento, levando à possível perda de colocação no mercado e a consequências sérias para a saúde financeira da empresa.
Para impedir que isso aconteça com você, listamos abaixo algumas dicas infalíveis para prevenir infecções. Continue a leitura!

Qual a importância de prevenir infecções na clínica?

O asseio adequado em consultórios traz muitas vantagens ao negócio, pois desse modo é possível:

  • evitar doenças em pacientes e profissionais: quando o ambiente não é adequado, pode provocar sérias doenças aos pacientes e aos trabalhadores, levando eles a um desgaste emocional e físico que pode ser agravado, de acordo com a situação. Com os cuidados necessários, você pode reduzir esse impacto, resguardando a vida de todos;
  • reduzir as chances de processos judiciais: em muitas situações, o profissional que contraiu alguma infecção pode abrir um passivo trabalhista contra o seu consultório, ou um paciente pode entrar com processo judicial, fazendo com que você tenha dificuldades financeiras. Impedindo esse tipo de coisa, você não terá problemas com a Justiça, mantendo a saúde financeira intacta.
  • evitar a degradação da imagem da clínica: todas as pessoas procuram por lugares que ofereçam serviços de qualidade e que tem uma boa reputação. O surgimento de problemas relacionados à saúde pode degradar o consultório, fazendo com que ele seja desprezado no mercado, prejudicando o seu negócio;
  • impedir problemas financeiros: doenças podem afastar pacientes, fazendo com eles busquem por outras alternativas mais seguras. Isso causa prejuízos financeiros sérios, impossibilitando que seu negócio continue a prosperar.

Para prevenir infecção no ambiente da saúde, você precisa seguir algumas dicas simples que ajudam a manter sua empresa em pleno funcionamento, contribuindo para o alcance dos objetivos.

Como prevenir infecções?

1. Faça a sua higienização antes e depois de qualquer procedimento

Você já ouviu falar da importância de manter as mãos limpas antes de comer ou depois de ir ao banheiro, certo? Mas você sabia que esse hábito é imprescindível na hora de tratar um paciente?
Isso porque você evita que impurezas possam ser passadas para outras pessoas durante o tratamento.
Sempre que você for atender, independentemente do tipo de procedimento que for prosseguir, deve lavar bem as mãos, utilizando sabonete e outros produtos indicados para a higienização, assegurando que bactérias e vírus não sejam transmitidos ao paciente.
Além disso, o material utilizado também pode ser contaminado se você não fizer a limpeza de suas mãos apropriadamente.
Após a consulta, faça novamente a higienização para que nenhum resíduo dos tratamentos fique em suas mãos, mantendo a sua saúde em dia.

2. Mantenha seu jaleco limpo

Você iria a uma clínica ou consultório em que os profissionais trabalhassem com a roupa suja? Claro que não! Isso porque o aspecto da vestimenta demonstra a atenção e preocupação que os trabalhadores têm com a imagem do local e com a higienização do ambiente.
Assim como você, seus pacientes também se preocupam com a aparência dos seus colaboradores. Por isso, faça com que toda a equipe esteja sempre preparada para atender da melhor maneira possível, vestindo sempre roupas claras e limpas.
Para garantir que não haja contratempos, é importante que cada profissional tenha um jaleco extra, pois alguns procedimentos podem causar sujeiras inesperadas, e será preciso trocar o traje.

3. Siga os protocolos de limpeza

Qualquer empresa deve seguir as normas da vigilância sanitária em relação ao padrão de limpeza para permitir que o estabelecimento funcione, sendo necessário ficar atento ao que deve ser feito e ao que deve ser evitado. É fundamental assegurar-se de que todos os seus funcionários sigam essas normas com dedicação, para manter o consultório sempre no padrão adequado. Com isso você garantirá que seus pacientes tenham um tratamento seguro, em um estabelecimento limpo e higienizado. Além disso, poderá evitar problemas com a vigilância, protegendo seu ambiente de trabalho de possíveis multas.

4. Esterilize seu material antes e depois do uso

Para ter certeza de que seus dentistas estão evitando infecções e doenças, faça com que todos mantenham os materiais sempre esterilizados, pois assim o equipamento ficará limpo, longe de bactérias e fungos que podem causar patologias e inflamações severas.
O uso de aparelhos sujos pode prejudicar a saúde dos pacientes, fazendo com que eles fiquem expostos a afecções graves que podem afetar a qualidade de vida.
Dessa forma, esteja ciente de que sua clínica tenha o aparelho adequado para promover a higienização certa dos materiais; assim, eles podem ser usados com tranquilidade.

5. Tenha um gerenciamento de resíduos

Você sabe que os resíduos em clínicas odontológicas e médicas devem ser manuseados com cautela, certo?
Mas não basta apenas ter cuidados ao transportar essas matérias: é importante separar, identificar e descartar o lixo clínico, para que todos saibam do que se trata.
O encaminhamento inadequado pode gerar acidentes de trabalho e infectar pessoas, caso os rejeitos estejam contaminados. Existem sacos e depósitos apropriados para o armazenamento desses resíduos, garantindo medidas de proteção em seu transporte.
Esses cuidados devem ser dobrados quando falamos de objetos cortantes que são depositados na caixa de segurança, pois eles não devem ultrapassar a margem estabelecida, para resguardar a saúde de quem estiver conduzindo o material.
Em situações que envolvam muitos produtos nocivos, é fundamental adquirir o máximo de caixas, para que não ocorra o excesso de carga. Para que você possa gerenciar com mais qualidade, existem recursos tecnológicos ideais para ajudar o seu consultório a ter um bom resultado.
Com essas dicas simples você poderá prevenir infecções, protegendo não só seus funcionários e pacientes, mas também o seu negócio. Que tal receber mais instruções de como manter a sua clínica em funcionamento e conquistar mais pacientes? Siga-nos no Facebook e fique por dentro dos melhores conteúdos.

Sidebar Blog estendido

Conheça nossos produtos

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vem aprender mais sobre sua gestão!

Receba toda semana no seu e-mail, conteúdos exclusivos sobre como melhorar a gestão da sua clínica, dicas de diversos segmentos, atendimento aos clientes e pacientes, financeiro, estoque, entre outros assuntos que vão auxiliar você na sua administração.

INSCREVA-SE
Contatos
0800 777 2911

(19) 9 8450-0441

Horário de Atendimento: 8:00h as 18:00h

Quem Somos
Somos uma empresa consolidada, que está há mais de 10 anos no mercado dando à você a melhor experiência em Gestão Clínica, com softwares simples, ágeis e poderosos.
Nosso objetivo é fazer sua empresa está organizada, pronta para crescer em larga escala.
Venha fazer parte desse grupo de mais de 700 clientes satisfeitos!
Estamos te esperando!