O que é preciso saber sobre responsabilidade civil na Odontologia?

[et_pb_section fb_built=”1″ custom_padding_last_edited=”on|desktop” next_background_color=”#fff” admin_label=”Header” _builder_version=”3.23.3″ use_background_color_gradient=”on” background_color_gradient_start=”#243CB5″ background_color_gradient_end=”#3776ff” background_color_gradient_direction=”254deg” background_image=”https://gestaodaclinica.com.br/wp-content/uploads/2019/10/topBlog4.png” parallax=”on” min_height=”638px” custom_padding=”0vw||0vw||false|false” custom_padding_tablet=”100px||100px||true” custom_padding_phone=”||||true” bottom_divider_style=”ramp2″ bottom_divider_height=”250px” bottom_divider_flip=”horizontal” bottom_divider_height_tablet=”150px” bottom_divider_height_phone=”110px” bottom_divider_height_last_edited=”on|phone” saved_tabs=”all”][et_pb_row _builder_version=”3.23.3″ animation_style=”flip”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.0.47″][et_pb_text _builder_version=”3.23.3″ text_font=”Roboto||||||||” text_font_size=”16px” text_line_height=”1.8em” header_font=”Roboto|700|||||||” header_text_align=”center” header_font_size=”80px” header_line_height=”1.2em” header_3_font=”Roboto|700||on|||||” header_3_text_align=”center” header_3_text_color=”#ffffff” header_3_font_size=”24px” header_3_letter_spacing=”10px” header_3_line_height=”2em” text_orientation=”center” background_layout=”dark” module_alignment=”center” custom_padding=”0px|||||” animation_style=”flip” text_font_size_last_edited=”off|desktop” header_font_size_tablet=”40px” header_font_size_phone=”32px” header_font_size_last_edited=”on|phone” header_3_font_size_tablet=”16px” header_3_font_size_phone=”14px” header_3_font_size_last_edited=”on|phone” header_3_letter_spacing_tablet=”5px” header_3_letter_spacing_last_edited=”on|tablet”]

Se inscreva na nossa NEWSLETTER

Deseja Aprender sobre Gestão Clínica?

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row custom_padding=”0|0px|27px|0px|false|false” _builder_version=”3.23.3″][et_pb_column type=”1_4″ _builder_version=”3.3.1″][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_2″ _builder_version=”3.3.1″][et_pb_button button_text=”Inscreva-se” button_alignment=”center” admin_label=”newslatter” module_id=”newslatter” _builder_version=”3.23.3″ custom_button=”on” button_text_size=”14px” button_text_color=”#ffffff” button_bg_use_color_gradient=”on” button_bg_color_gradient_start=”#ffc000″ button_bg_color_gradient_end=”#f59008″ button_bg_color_gradient_direction=”197deg” button_bg_color_gradient_start_position=”20%” button_border_width=”0px” button_border_color=”rgba(0,0,0,0)” button_border_radius=”30px” button_letter_spacing=”5px” button_font=”Roboto|700||on|||||” button_rel=”off|off|off|off|off” custom_margin=”0px|||||” custom_padding=”17px|140px|17px|140px|true|true” custom_padding_tablet=”|110px||110px||true” custom_padding_phone=”|40px||40px||true” custom_padding_last_edited=”on|desktop” animation_style=”fade” button_text_size__hover_enabled=”off” button_text_color__hover_enabled=”off” button_bg_color__hover_enabled=”off” button_border_width__hover_enabled=”off” button_border_color__hover_enabled=”off” button_border_radius__hover_enabled=”off” button_letter_spacing__hover=”5.5px” button_letter_spacing__hover_enabled=”on”][/et_pb_button][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_4″ _builder_version=”3.3.1″][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section][et_pb_section fb_built=”1″ admin_label=”Contact” _builder_version=”3.23.3″ background_color=”#fff” min_height=”703px” custom_margin=”61px|||||” custom_padding=”0px||0px||true|false” saved_tabs=”all”][et_pb_row custom_padding=”0px|||||” custom_margin=”-64px|auto||auto||” _builder_version=”3.23.3″][et_pb_column type=”3_4″ _builder_version=”3.23.3″][et_pb_post_title author=”off” comments=”off” _builder_version=”3.23.3″ title_font=”Roboto|900|||||||” title_text_color=”#2745c1″ title_font_size=”49px” meta_font=”||||||||” custom_margin=”34px|||||”][/et_pb_post_title][et_pb_text _builder_version=”3.23.3″ text_font=”||||||||” header_font=”||||||||” header_2_font=”Roboto||||||||” header_2_text_color=”#2745c1″]

Assim como ocorre em qualquer outra empresa, no consultório, o dentista deve estar ciente sobre sua responsabilidade civil na odontologia. Isso porque oferecer serviços que visam ao bem-estar e à saúde de pessoas vai além da utilização de produtos e equipamentos qualificados. É necessário promover o conforto e a satisfação de todos.
Mas, para isso, é essencial que você entenda como funciona a legislação que envolve o trato de pacientes e saiba quais são suas obrigações em relação aos serviços e maneiras de lidar com as pessoas que procuram seu consultório.
Para ajudar a compreender melhor esse assunto, seguem algumas informações importantes. Acompanhe!

O que é responsabilidade civil na Odontologia?

Responsabilidade civil é quando uma pessoa é obrigada, através de medidas cabíveis em lei, a reparar algum dano moral ou patrimonial causado a terceiro. No que se refere aos odontólogos, é necessário que existam 4 elementos que caracterizam a sua responsabilidade: conduta do profissional; dano causado; nexo de causa e ato lesionado.
Nem sempre a ação do profissional se configura como uma obrigação de responsabilidade, sobretudo se não houve imprudência, imperícia ou negligência por parte do dentista ao tratar um determinado paciente, realizando todo o procedimento com presteza e qualidade.
Na realidade, há dois tipos de obrigação: uma chamada de obrigação de meio, aquela em que o profissional se obriga a empreender suas atividades, mas sem promover o resultado, ou seja, o resultado não é o seu principal objetivo, mas sim o processo em si; a outra é denominada obrigação de fim ou de resultado, em que o devedor é obrigado a empreender sua atividade, mas também a conduzir um resultado que seja esperado pelo paciente.
Na obrigação de resultado, é importante a inversão do ônus de prova, isso quando o resultado não corresponde ao que foi esperado. O importante é você entender que, quando se trata da relação entre paciente e dentista, o paciente é sempre o credor da obrigação.
Para que seja considerado realmente responsabilidade civil, só haverá cobrança vigente na legislação caso o credor comprove o prejuízo, ocorrendo um dano reparável considerado moral ou material.

Como deve ser a relação entre o profissional e o paciente?

Não é de hoje que o relacionamento entre empresa e cliente deve ser o mais cordial possível, observando regras que possam proporcionar bem-estar e segurança a todos os envolvidos. No âmbito clínico não é diferente: é essencial que a relação entre o dentista e o paciente seja harmoniosa e respeitável.
No entanto, para garantir um bom serviço, sem ocorrência de problemas, é necessário que o profissional seja claro sobre as técnicas e procedimentos que serão realizados, apresentando os passos a serem seguidos e as possíveis consequências. O paciente, em termos jurídicos, tem direito à informação; além disso, é obrigação da clínica conduzir um diálogo esclarecedor que solucione as dúvidas.
É importante ressaltar que esse direito à informação é mais visível em tratamento estético, isso porque o profissional passa a ter o dever de apresentar o resultado que havia sido prometido. Assim, o dentista deve escolher o procedimento de acordo com o paciente e com os resultados desejados.
A responsabilidade civil pode variar conforme os serviços oferecidos. Em casos de natureza estética não reparadora, o dever do dentista é de fim — tornando-se fundamental o resultado apresentado. Nesse caso, a culpa é irrelevante para a apuração.
Agora, se o procedimento realizado for de outra natureza, então será aplicada a responsabilidade subjetiva, com medição da culpa em questão.

Como saber quando a culpa é do dentista?

Sempre que houver falhas nos tratamentos por falta de comprometimento, uso de material inadequado, procedimento mal realizado e qualquer outra forma de irresponsabilidade, assume-se que a culpa é do dentista.
Mas nem tudo pode se tornar responsabilidade do profissional. Há alguns casos em que a culpa é toda do paciente, como na situação do pós-tratamento. Se a pessoa deixa de seguir as orientações dadas pelo seu dentista, o resultado pode apresentar danos, o que caracteriza uma falha exclusiva dela.

Quais as dicas para evitar esse tipo de transtorno?

Para garantir um trabalho eficiente e de boa qualidade, é preciso que o odontólogo:

  • forneça ao paciente todas as informações, de forma objetiva e esclarecedora, sobre os tratamentos a serem aplicados, destacando riscos, efeitos colaterais e outras variáveis;
  • documente todos os passos e salve em um lugar seguro para proteger seu trabalho e usar os dados como prova, caso seja necessário;
  • mantenha-se sempre atualizado em relação a procedimentos, técnicas e o quadro do paciente, apresentando sugestões àquele que está sendo submetido ao tratamento;
  • promova um suporte efetivo e acompanhe o paciente, desde o atendimento na primeira consulta até o pós-tratamento;
  • mantenha o local sempre higienizado para evitar infecções.

Quando se deve indenizar o paciente?

Quando a responsabilidade for objetiva ou houver provas que demonstrem a culpa do profissional, a forma de garantir o efeito judicial é através da indenização.
A única forma de excluir a responsabilidade por parte do dentista é quando a culpa se torna exclusiva da vítima. Contudo, quando se trata de uma responsabilidade objetiva, é necessário verificar a conduta do paciente, principalmente em relação ao pós-operatório. Se a pessoa descumpriu as recomendações elaboradas, ela se torna responsável pelas suas ações.

Como o prontuário pode ajudar a reduzir riscos?

O prontuário eletrônico é uma excelente ferramenta, pois registra todas as etapas realizadas pelo odontólogo. Assim, o profissional passa a detalhar o tratamento escolhido, de maneira organizada, a fim de resguardar seu serviço e sua integridade.
Para isso, é fundamental cadastrar os dados do paciente, data de procedimento, técnicas e materiais usados, possíveis efeitos relatados e qualquer outra informação que prove a boa conduta da clínica.
A responsabilidade civil na odontologia depende da conduta do profissional e a relação que ele mantém com seus pacientes. Mas, trabalhando com cautela e com a máxima qualidade, é possível ter um bom resultado, mantendo a saúde do seu negócio e fidelizando os pacientes.
Quer saber mais sobre a relação paciente/dentista? Então leia nosso texto sobre como manter o relacionamento com os pacientes após a consulta.

[/et_pb_text][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_4″ _builder_version=”3.23.3″][et_pb_search button_color=”#2745c1″ _builder_version=”3.23.3″ form_field_text_color=”#000000″ form_field_focus_background_color=”#ffffff” form_field_focus_text_color=”#000000″ button_font=”Roboto|500||on|||||” button_text_color=”#ffffff” button_font_size=”10px” button_letter_spacing=”1px” form_field_font=”Roboto||||||||” border_radii=”on|30px|30px|30px|30px” border_color_all=”#2745c1″ box_shadow_style=”preset3″ box_shadow_vertical=”8px” box_shadow_blur=”12px” width=”100%” custom_padding=”14px|0px|14px|10px|true|false”][/et_pb_search][et_pb_sidebar orientation=”right” _builder_version=”3.23.3″ header_font=”Roboto|600|||||||” header_text_color=”#000000″ body_font=”Roboto|700|||||||” body_text_color=”#2745c1″][/et_pb_sidebar][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section][et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”3.23.3″][et_pb_row _builder_version=”3.23.3″ border_radii=”on|8px|8px|8px|8px” box_shadow_style=”preset1″ box_shadow_blur=”80px” box_shadow_color=”rgba(103,151,255,0.22)”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.23.3″][et_pb_comments _builder_version=”3.23.3″ form_field_background_color=”#f2f2fa” header_font=”Roboto|700|||||||” header_text_color=”#2745c1″ body_font=”Roboto||||||||” body_text_color=”#000000″ form_field_font=”Roboto||||||||” background_color=”#ffffff” border_radii=”on|10px|10px|10px|10px” border_radii_fields=”on|10px|10px|10px|10px” custom_button=”on” button_text_size=”12px” button_text_color=”#ffffff” button_bg_use_color_gradient=”on” button_bg_color_gradient_start=”#2643be” button_bg_color_gradient_end=”#3570f7″ button_bg_color_gradient_direction=”127deg” button_border_width=”0px” button_border_radius=”30px” button_letter_spacing=”3px” button_font=”Roboto|||on|||||” button_custom_padding=”10px|20px|10px|20px|true|true” custom_padding=”30px|30px|30px|30px|true|true”][/et_pb_comments][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section][et_pb_section fb_built=”1″ module_id=”cta-section” _builder_version=”3.23.3″ background_image=”https://gestaodaclinica.com.br/wp-content/uploads/2019/10/papelParedePop-2.png” background_size=”contain”][et_pb_row module_id=”cta-row” _builder_version=”3.23.3″][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.23.3″][et_pb_code _builder_version=”3.23.3″]

Vem aprender mais sobre sua gestão!

Receba toda semana no seu e-mail, conteúdos exclusivos sobre como melhorar a gestão da sua clínica, dicas de diversos segmentos, atendimento aos clientes e pacientes, financeiro, estoque, entre outros assuntos que vão auxiliar você na sua administração.

INSCREVA-SE

[/et_pb_code][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section][et_pb_section fb_built=”1″ custom_padding_last_edited=”on|desktop” prev_background_color=”#ffffff” admin_label=”Call to action” _builder_version=”3.23.3″ use_background_color_gradient=”on” background_color_gradient_start=”#243cb5″ background_color_gradient_end=”#3776ff” background_color_gradient_direction=”130deg” background_image=”https://gestaodaclinica.com.br/wp-content/uploads/2019/10/rfim.png” parallax=”on” custom_padding=”10vw||7vw||false|false” custom_padding_tablet=”100px||100px||true” custom_padding_phone=”||||true” top_divider_style=”ramp2″ top_divider_height=”250px” top_divider_flip=”vertical” top_divider_height_tablet=”150px” top_divider_height_phone=”110px” top_divider_height_last_edited=”on|phone” saved_tabs=”all”][et_pb_row _builder_version=”3.23.3″ animation_style=”flip” animation_direction=”bottom” animation_intensity_flip=”5%”][et_pb_column type=”1_2″ _builder_version=”3.23.3″][et_pb_text _builder_version=”3.23.3″ text_font=”Roboto|700|||||||” text_text_color=”#ffffff” text_font_size=”30px”]Contatos[/et_pb_text][et_pb_social_media_follow use_icon_font_size=”on” admin_label=”wdddwd” _builder_version=”3.23.3″ border_radii=”on|34px|34px|34px|34px” text_orientation=”left” custom_margin=”||8px|||” custom_css_before__hover_enabled=”on” custom_css_before__hover=”background-color: rgba(57,234,204,0.5);”][et_pb_social_media_follow_network social_network=”instagram” url=”https://www.instagram.com/controleodonto/” _builder_version=”3.23.3″ background_color=”rgba(255,150,0,0.62)” follow_button=”off” url_new_window=”on”]instagram[/et_pb_social_media_follow_network][et_pb_social_media_follow_network social_network=”facebook” url=”https://www.facebook.com/controleodonto/” _builder_version=”3.23.3″ background_color=”rgba(255,150,0,0.62)” follow_button=”off” url_new_window=”on”]facebook[/et_pb_social_media_follow_network][et_pb_social_media_follow_network social_network=”youtube” url=”https://www.youtube.com/channel/UCMtVDiyN_fQ9sZ9-lYekf_g” _builder_version=”3.23.3″ background_color=”rgba(255,150,0,0.62)” follow_button=”off” url_new_window=”on”]youtube[/et_pb_social_media_follow_network][/et_pb_social_media_follow][et_pb_code module_class=”teste img{}” _builder_version=”3.23.3″ custom_css_main_element=”color: #fff;”]0800 777 2911

(19) 9 8450-0441

Horário de Atendimento: 8:00h as 18:00h

[/et_pb_code][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_2″ _builder_version=”3.23.3″][et_pb_text _builder_version=”3.23.3″ text_font=”Roboto|800|||||||” text_text_color=”#ffffff” text_font_size=”30px” custom_margin=”|||-51px||” custom_padding=”|||50px||”]Quem Somos[/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”3.23.3″ text_font=”||||||||” text_text_color=”#ffffff” custom_margin=”|||-7px||” custom_padding=”|0px||||”]Somos uma empresa consolidada, que está há mais de 10 anos no mercado dando à você a melhor experiência em Gestão Clínica, com softwares simples, ágeis e poderosos.
Nosso objetivo é fazer sua empresa está organizada, pronta para crescer em larga escala.
Venha fazer parte desse grupo de mais de 700 clientes satisfeitos!
Estamos te esperando![/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]