Os convênios odontológicos seguem ganhando cada vez mais força. Se você não acredita, basta reparar no crescente número de empresas que oferecem esse benefício para os colaboradores — assim como o número de pessoas que contrata o serviço por conta própria. No entanto, existem desvantagens de atender por convênio odontológico que nem sempre são claras para o dentista envolvido no negócio.
1. Tempo mais curto de atendimento:
Uma das principais desvantagens de atender por convênio odontológico é o crescimento exorbitante da demanda. Como o repasse financeiro não é tão interessante para o dentista, ele acaba tendo que atender muitas pessoas para tornar seu dia lucrativo. Isso significa que os atendimentos precisam acontecer de forma mais acelerada, dificultando a atenção aos detalhes. Como você deve imaginar, essa situação pode significar uma redução significativa na qualidade dos serviços prestados. Os pacientes acabam percebendo isso e, como consequência, podem fazer uma publicidade negativa do trabalho desenvolvido por você ou sua clínica. Esse é o desperdício de um paciente que poderia ser fidelizado, mas acaba saindo insatisfeito. Ou seja, uma desvantagem puxa outra, e é bom tomar cuidado.2. Muita burocracia para realizar os tratamentos:
Atender por meio de convênios exige muita burocracia, percebida antes mesmo do atendimento em si. Eles exigem muitas avaliações, análises de exames, comprovações de tratamentos e outros detalhes. Portanto, a burocracia atrapalha tanto a vida do dentista, que fica preso nesse esquema, quanto a do próprio paciente, que demora muito para receber o tratamento ideal para todas as suas necessidades. Além disso, a atualização de documentos, perícias, demora de pagamento e outros fatores fazem com que muitos dentistas optem por atender apenas de maneira particular. Dessa forma, a burocracia pode desestimular muitos dos envolvidos.3. Pagamento abaixo do mercado:
Quando falamos do pagamento de um serviço, todo profissional qualificado procura as melhores opções de salário e reconhecimento. Muitas operadoras de convênios oferecem um pagamento bem abaixo do esperado para alguns procedimentos, o que é uma das principais desvantagens de atender por convênio odontológico. É essencial ficar de olho nos valores para ver se atendem às suas necessidades. Para você ter noção, algumas vezes o pagamento nem cobre os custos envolvidos com o procedimento realizado. No final das contas, pode parecer que você está tendo prejuízo para trabalhar. Por outro lado, atender por convênios pode ser bom para quem está começando e ainda não tem uma carteira de clientes. Com o tempo, no entanto, fica claro que o negócio não é rentável, a menos que você aumente seu rendimento e faça muitos atendimentos por dia.4. Atraso no acerto com os profissionais da saúde:
Além do pagamento abaixo do esperado, muitos dentistas relatam problemas com o atraso no acerto. Muitas operadoras demoram para fazer o repasse, atrapalhando o andamento de muitas coisas. Isso dificulta o investimento em novos equipamentos, a renovação de material e outras necessidades do consultório, pois o dinheiro não chega no momento esperado. Portanto, é bom analisar com calma, investigar e considerar todos os planos disponíveis para trabalhar. Se você optar por seguir com o atendimento, é fundamental ter uma reserva de caixa para não se desesperar quando isso acontecer. Essa é a forma de garantir que o consultório continue funcionando perfeitamente, mesmo com o atraso do acerto do convênio.5. Dificuldade de comunicação com a operadora:
Se você pensa que o contato com a operadora do convênio é simples e descomplicado, saiba que problemas são comuns e existem falhas. A realidade é bem diferente, e muitos profissionais da saúde relatam exatamente o contrário: dificuldade de comunicação. Esse ponto pode parecer irrelevante à primeira vista, mas acaba desgastando a relação e tornando o processo ainda mais difícil. Portanto, não esqueça de considerar essa desvantagem também!Como tomar a decisão mais acertada?
Tomar uma decisão sobre atender ou não por convênio odontológico nem sempre é fácil. Mesmo com muitas desvantagens, alguns dentistas precisam da clientela indicada por esse plano. Isso pode ser um grande diferencial para quem está no começo da carreira e ainda não tem um nome firmado no mercado. Portanto, a situação pode parecer um beco sem saída, onde não há muitas opções. Seja qual for a escolha, existem perdas e ganhos. É bom ponderar o que faz mais sentido no seu momento profissional. A decisão deve ser tomada com muita cautela, lembrando que atender por esse tipo de plano também envolve certas vantagens. Sente e pondere com todo o tempo necessário, pois só assim é possível tomar a decisão correta. Depois de ler este post e entender melhor quais são as desvantagens de atender por convênio odontológico, esteja preparado para colher os benefícios e dificuldades de sua escolha. Informação e conhecimento são as melhores maneiras de garantir uma escolha acertada e evitar muita dor de cabeça.Continue no blog:
Estamos discutindo este tema em alguns artigos que podem complementar a sua decisão. Acreditamos que sejam do seu interesse:- Como credenciar sua clínica a um plano de saúde
- Vale a pena atender por plano de saúde? Conheça as vantagens!
- Por que aceitar convênio médico no seu consultório? Entenda mais