É crescente o número de pacientes que buscam em convênios os benefícios de um atendimento eficaz, pagando uma mensalidade que cabe em seu orçamento. Com tantas pessoas aderindo a esse sistema, para os médicos, atender por plano de saúde significa obter uma série de vantagens, sob vários aspectos, inclusive financeiramente.
Contudo, mesmo com tanta procura dos pacientes e havendo inúmeras vantagens em ser um cooperado, muitos profissionais de saúde ainda se sentem inseguros em aderir a convênios.
Se esse é o seu caso, continue a leitura e entenda os benefícios para a sua carreira (e seu negócio) em oferecer esse tipo de atendimento no consultório. Saiba, ainda, como contornar as desvantagens provocadas pelas operadoras. Boa leitura!
75% dos profissionais no país atendem por convênio
De acordo com estudos na área de saúde, os primeiros planos de saúde surgiram na década de 60, devido à necessidade de algumas empresas do ABC paulista oferecerem uma assistência para os funcionários.
A história dos convênios seguiu sem regulamentação por quase 40 anos, até que, em 1999, foi criada a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que passou a regimentar todos os planos de saúde, incluindo os odontológicos.
Dessa forma, os convênios médicos surgiram com o objetivo principal de baratear o custo de assistência e atendimento de saúde, em diversas especialidades e procedimentos, para um grupo extenso de pessoas.
E embora as pesquisas indiquem que muitos médicos andam receosos em abrir espaço para consultas por planos de saúde, 3/4 desses profissionais, ou seja, 75% aceitam atender pacientes conveniados em seus consultórios, driblando a agenda entre consultas particulares e planos de saúde.
A “culpa” de 1/4 dos médicos e dentistas mostrarem resistência em atender por planos de saúde está em algumas questões complexas, como a burocracia que envolve cada atendimento e o baixo valor pago aos médicos a cada consulta, como veremos ao longo do texto.
Por outro lado, mesmo para os mais desconfiados, trabalhar com convênios médicos ainda é uma ótima opção, principalmente para quem está começando na profissão e precisa, por exemplo, ganhar visibilidade no mercado, manter a agenda cheia e, também, para quem deseja manter uma imagem positiva para os pacientes.
Afinal, seja em um consultório próprio ou como sócio de um centro de saúde, abrir um espaço para os conveniados faz com que o negócio seja visto com “bons olhos”, principalmente em tempos de crise, o que gera uma propaganda positiva e natural entre os pacientes.
Veja, a seguir, outras vantagens em atender pacientes conveniados em seu consultório!
Vantagens de atender por plano de saúde
Visibilidade para o negócio
A primeira vantagem ao atender por plano de saúde é a visibilidade que se ganha no mercado. Ao vincular o seu nome a uma operadora de saúde, você começa a ser procurado por um número maior de pacientes que buscam especialistas nos catálogos dos planos.
Assim, essa espécie de busca faz com que a lista de consultórios e médicos dos convênios se tornem uma publicidade natural, principalmente para quem está começando agora na carreira. Também garante, da mesma forma, maior fluxo de pacientes no seu negócio e melhor reputação para o mesmo.
Outra vantagem é para quem possui uma especialidade mais específica que, na prática, acaba tendo uma procura menor nos atendimentos particulares. Sendo credenciado a um plano de saúde, você terá mais oportunidade de garantir pacientes nessa especialidade mais restrita e, também, mais experiência e maior renda.
Auxílio com a gestão
No momento atual, em que a tecnologia se tornou um item necessário a qualquer empreendimento, ter um auxílio na gestão, através de um software que organize uma série de atividades do consultório e, ainda, facilite a rotina de toda a equipe, é algo indispensável para o sucesso de qualquer centro médico.
Como há muitos profissionais que por falta de conhecimento ou de tempo têm dificuldade em administrar e aplicar a tecnologia em seu negócio, algumas operadoras oferecem esse serviço, transformando o convênio em uma parceria inteligente e eficaz.
Aumento de pacientes
Outra grande vantagem é que os convênios ajudam a elevar, de forma muito rápida, o número de pacientes que procurarão o seu consultório. Levando-se em conta a quantidade de pessoas que são conveniadas e a publicidade (até pelo “boca a boca”), será difícil não ver a procura aumentar, a cada dia, com as consultas por plano de saúde.
Isso, claro, será possível oferecendo um atendimento de qualidade, que gerará confiança no paciente. Isso porque, a saúde é uma parte delicada da vida do ser humano, e ninguém deseja entregá-la a um profissional que não inspire cuidado e conhecimento a cerca do que está fazendo.
Assim, é possível construir uma relação para a vida toda, gerando benefícios financeiros para os dois, por um longo tempo. Até porque, qual é o paciente que não gosta de um atendimento cada vez mais pessoal e que não necessite de detalhamento do histórico de saúde a cada nova consulta?
Agenda sempre ocupada
Aceitar planos de saúde em seu consultório também é uma forma de mantê-lo sempre cheio e a agenda constantemente ocupada, evitando prejuízos, como os dias ociosos sem trabalho e gastos para manter uma clínica vazia funcionando.
Por isso, atender por convênios, torna seu negócio mais “flexível” na visão dos pacientes e, ainda, garante atendimentos contínuos, principalmente em épocas de crise, quando as pessoas cortam do orçamento gastos menos urgentes, como consultas de rotina.
Dessa forma, um grande número de profissionais vêm trabalhando com uma agenda equilibrada entre horários para atendimentos particulares e para planos de saúde. Essa é, sem dúvida, uma maneira de se manter sempre ativo e com pacientes em todos os dias da semana!
Maior fluxo de caixa
Com maior procura de pacientes, agenda sempre cheia e fidelização dos pacientes, a melhor consequência será o aumento do fluxo de caixa. Apesar de o repasse do valor do plano ser menor do que o cobrado em consultas particulares, aderindo ao atendimento de planos de saúde, além das consultas de rotina, o paciente realizará outros procedimentos no seu consultório também.
No final, o montante gerado com várias intervenções solicitadas pelo paciente confiante em seu atendimento será capaz de gerar um lucro significativo para o seu negócio. Além disso, pense que em ocasiões em que não for possível o plano cobrir determinado procedimento, a simpatia do paciente já será tão grande, que ele, certamente, vai preferir pagar um pouco mais para ser atendido pelo profissional de sua confiança.
As (poucas) desvantagens para fazer refletir
Para os profissionais de saúde, são inúmeras vantagens e algumas poucas desvantagens em trabalhar com convênios no consultório. Um dos principais problemas para médicos e dentistas são os valores irrisórios pagos a cada consulta, chegando a casos em que operadoras chegam a repassar R$ 8 por atendimento!
Há ainda a questão da burocracia para que o paciente inicie um tratamento, por exemplo. Além de muitos planos exigirem uma perícia minuciosa do estado de saúde do paciente, muitas vezes o pagamento de uma consulta demora até 30 dias para ser efetuado, a partir da data do atendimento.
Por isso, apesar de haver muitos benefícios, o profissional que se sentir inseguro sobre aderir ou não aos convênios pode embasar sua reflexão em pesquisas sobre as operadoras, quanto pagam por consulta, qual o volume de pacientes costumam gerar e quais costumam oferecer menos trâmites “complicados”.
Há, ainda, os sites dos conselhos regionais da área de saúde que costumam oferecer bastante informações sobre os convênios.
No entanto, lembre-se de considerar atender por plano de saúde, mesmo que pareça complexo e desanimador no início. Afinal, os efeitos dessa flexibilidade em seu consultório poderão gerar uma parceria de sucesso!
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