O convênio médico é um assunto com muitas controvérsias — uns amam e outros odeiam. É mais ou menos assim: enquanto alguns acreditam que a medida envolve muitas vantagens para qualquer consultório e profissional, outros defendem que essa é uma péssima alternativa.
Pensando em esclarecer esse assunto, levantamos aqui alguns pontos positivos do sistema. Essa é uma forma de fazer com que você, profissional da saúde, entenda melhor se deve (ou não) aceitar o plano de saúde. Ficou curioso? Então vamos juntos desvendar esse mistério!
Quais são as vantagens do convênio médico ou odontológico, afinal?
1. Mais visibilidade para o profissional
Não tem como fugir: a maioria das pessoas no Brasil hoje procura por um médico ou dentista que atenda seu plano de saúde. Basta reparar nas conversas, sempre começam assim: “Esse profissional é ótimo, mas ele atende por XXX (nome do plano)?”. Ou seja, atender pelo convênio vem se tornando um pré-requisito um tanto quanto importante na escolha dos pacientes.
Além disso, muitos deles acabam preferindo ser atendidos por alguém que não receberam indicação, mas que atendem pelo convênio que eles têm. Isso significa que a chance de atender um paciente simplesmente porque você está na lista do plano é cada vez mais alta.
Essa é uma ótima alternativa para quem está tentando divulgar o nome no mercado e procurando ainda mais visibilidade. Pense que sua clínica aparecerá em guias e índices oferecidos pelo plano de saúde — o que faz uma diferença e tanta!
2. Oportunidade de começo de carreira
Quem está começando a carreira costuma ver muitas vantagens no convênio médico ou odontológico. Nada mais natural, já que essa é uma ótima alternativa de aliar todos os conhecimentos teóricos que viu na faculdade com um pouco mais de prática.
Ou seja, essa é uma possibilidade de garantir conhecimentos mais sólidos, ter noções de empreendedorismo e aprender o que deve fazer para que sua clínica ou consultório alavanque de verdade — uma ótima maneira de dar uma turbinada na carreira.
3. Aumento no número de clientes e chance de fidelização
Esqueça aquela ideia de agenda vazia e dia a dia tranquilo. Quem atende por um convênio médico ou odontológico costuma lidar com uma realidade bem diferente: a agenda cheia de pacientes e lista de espera.
Essa é uma baita oportunidade de fidelizar um grupo relativamente grande, ou seja, fazendo com que eles voltem para se consultar com você várias vezes. E tem mais: com um serviço bem feito, a indicação boca a boca acaba se fortalecendo (um paciente satisfeito com o serviço profissional irá indicá-lo para outros amigos e parentes).
4. Padronização dos processos
Atender por um convênio tem outra grande vantagem: a padronização dos processos. Existe muita burocracia e regra nesse tipo de atendimento, mas isso faz com que os processos da clínica aconteçam seguindo o que foi proposto pelo plano de saúde. Essa é uma forma de se manter muito organizado e evitar desgaste e dor de cabeça.
Engana-se quem pensa que o processo atinge apenas os atendimentos e agenda. Existe também uma organização da gestão financeira, pois é possível perceber entradas e saídas do consultório que aconteceram por meio desse convênio específico. Convenhamos: assim fica mais fácil garantir uma administração de custos eficiente, não é mesmo?
Você ainda pode contar com a ajuda de um software de gestão e deixar tudo ainda mais padronizado. Essa é uma forma de controlar tudo por conta própria e deixar tudo documentado.
Para fechar, vale lembrar que alguns desses programas permitem até a comparação dos convênios (caso você atenda mais de um deles). Essa é uma forma de enxergar com mais clareza qual deles está pagando uma quantia maior.
5. Possibilidade de transferência
Esse é outro ponto positivo oferecido pelo convênio e que deve ser considerado. O profissional pode se desvincular do plano sem grandes dificuldades ou ainda transferi-lo quando vai mudar de cidade ou estado, por exemplo.
Se o plano tiver abrangência nacional, você pode informar a mudança a transferir o registro para o outro lugar que vai trabalhar. Essa é uma ótima maneira de ter flexibilidade e não se preocupar tanto com a “reconstrução de uma carteira de pacientes”.
O que fazer para me credenciar?
Se você está interessado em se credenciar a um dos convênios, então é bem provável que tenha esse tipo de dúvida. O primeiro passo é entrar em contato com a central e receber as orientações. O processo pode ser muito específico, então, para não fazer da maneira incorreta, nada melhor que se preparar.
O mais comum é começar preenchendo uma ficha para formalizar o interesse. Esse é o espaço para divulgar serviços oferecidos, equipamentos e outros detalhes que considerar pertinente. Além disso, é preciso apresentar uma documentação:
- Contrato Social ou ata de constituição do consultório médico;
- Cartão do CNPJ com data mais recente possível;
- Inscrição atualizada do CCM ou do ISS junto à prefeitura em que o consultório está instalado;
- Comprovação de cadastro no CNES para estabelecimentos de saúde;
- Comprovante do pagamento mais recente do ISS e da Taxa de Fiscalização de Estabelecimento;
- Filiação ativa do consultório no Conselho Regional de Medicina (CRM);
- Alvará atualizado e disponível para consulta;
- Detalhes profissionais do médico responsável pelo consultório (considerar currículo, CPF, CRM, diploma de graduação e especialização);
- Relação dos médicos e funcionários do consultório;
- Comprovante da conta bancária para os repasses de valores.
No caso dos dentistas o processo é um pouco diferente. Os interessados devem apresentar os seguintes documentos:
• Certificado de especialização
• Carteira do CRO e CPF
• CNES – Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde
• Última anuidade do CRO (quitada).
Como falamos acima, os documentos podem mudar um pouco, então é bom procurar o convênio que tem interesse e tentar saber qual é a documentação específica.
É claro que esse é um padrão mais comum, mas pode variar de operadora para operadora, então o melhor caminho é se informar com cada uma delas. Além disso, outra boa alternativa é procurar outros médicos ou dentistas que já estão credenciados e entender um pouco melhor o que eles tiveram que fazer. Assim você fica por dentro de tudo e toma as medidas corretas.
Continue no Blog
Depois de entender um pouco melhor as vantagens do convênio médico / odontológico e o que fazer para se credenciar, não deixe de considerar essa possibilidade. Aceitar planos de saúde no consultório ou clínica é uma ótima maneira de alavancar seu negócio.
Quer mais?
Quer continuar por dentro de mais dicas para aprimorar a atuação da clínica? Basta seguir os nossos perfis nas redes sociais: Facebook e Instagram.