Confira 10 dicas para aumentar o LUCRO da sua clínica

Qual gestor não quer atingir o sucesso? Entretanto, para chegar à excelência em tudo que se faz, é preciso quebrar as objeções, que podem acontecer desde a captação até a fidelização dos clientes. Se você quer saber como fazer sua clínica crescer, saiba que você está no caminho certo ao ler este post. Selecionamos 10 dicas imperdíveis que certamente farão grande diferença em sua clínica, trazendo ganho de competitividade e mais presença de mercado.

Confira!

1. Aprenda como fazer a sua clínica crescer

Independente do tamanho da sua clínica, sempre é importante oferecer atendimentos de qualidade com foco na satisfação dos pacientes. Diante do avanço tecnológico, é imprescindível você contar com equipamentos modernos, procedimentos de excelência, profissionais dedicados e humanos, ótima infraestrutura, transparência na comunicação, entre outros fatores. Além disso, campanhas de marketing online e offline devem sempre marcar as suas ações, sem falar na importância de contar com um software de gestão.

2. Tenha um controle financeiro

O controle orçamentário é fundamental para uma clínica fazer um devido planejamento das atividades. Nesse sentido, você deverá inserir um software de gestão, pois a tecnologia possui recursos que integram todos os dados em um mesmo sistema, otimizando o tempo, reduzindo os custos, e, ainda, tendo impacto direto no aumento da produtividade.

Com as informações automatizadas, será possível ter uma visão geral de todas as movimentações referentes a entrada e saída de caixa, manter as contas em dia, ter o controle de estoque, cadastro de pacientes, visualizar quais procedimentos são mais vendidos, etc. Esses são aspectos essenciais para a sua conta sempre ficar no azul.

3. Tenha metas e objetivos

Nenhuma empresa consegue crescer se não tiver um planejamento alicerçado em metas e objetivos. Por isso, estabeleça números a serem alcançados ou investimentos a curto, médio e longo prazo. Uma boa dica é engajar os colaboradores nessa busca, destinando gratificações ou algum bônus para motivar o time.

Se você pretende inserir novos serviços em sua clínica ou se está de olho na compra de um equipamento mais moderno, demonstre claramente quais são as metas e os objetivos, traçando os estágios necessários para que eles sejam atingidos.

4. Aplique a estratégia SMART

Para atingir as metas, nada melhor que colocar em prática estratégias que contam com ferramentas bem úteis, como a metodologia SMART. Com ela, é possível fazer um checklist de cada meta, com os respectivos requisitos necessários para chegar ao resultado almejado.

Na prática, ela é entendida por cinco critérios:

  • específico;
  • mensurável;
  • atingível;
  • relevante;
  • temporal.

Assim, o caminho é traçado pela conquista de pequenos objetivos, que refletirão na meta almejada. Trata-se de uma metodologia muito usada no meio corporativo e que também pode ser útil na busca pelo crescimento da sua clínica.

5. Faça a gestão dos orçamentos

Uma clínica que quer crescer precisa manter as contas em dia, com uma organização financeira impecável. É preciso saber quanto entra por dia, semana e mês, inclusive com um balanço anual. Diante de inúmeros pacientes, contas a pagar e a receber, além de gastos direcionados aos custos fixos, como aluguel e pagamento dos colaboradores, sempre é necessário um software de gestão moderno e ágil para dar conta de todas as demandas financeiras.

Portanto, conte com uma empresa especializada em Tecnologia da Informação (TI) de olho em um software que esteja sintonizado com as suas necessidades. Assim, haverá um controle financeiro adequado, além da tecnologia ser útil para você fazer uma reserva, sempre com foco em melhorias.

6. Use um software de gestão com foco no crescimento

A introdução ou o aperfeiçoamento de um software de gestão e crescimento vai além da organização financeira e de manter em dia o cadastro dos pacientes. Usando integralmente todos os recursos e os alimentando corretamente, é possível planejar o crescimento da sua clínica por mês e por ano.

Além disso, um software de gestão e crescimento do seu negócio possui uma infraestrutura desenvolvida para sua clínica conquistar resultados! A jornada se inicia na prospecção do seu paciente, passando pelo atendimento até o seu retorno. E com um software em nuvem, você poderá ficar por dentro das demandas da sua clínica, mesmo estando a quilômetros de distância. Afinal, o acesso ao sistema é feito por meio de login e senha.

Na plataforma de gestão, há, ainda, botões sobre atendimentos, financeiro, cadastro, prontuário, estoque, entre outras informações, sempre com relatórios sendo apresentados em tempo real. Assim, as tomadas de decisões ficam mais certeiras, trazendo um ganho exponencial para a sua clínica e também para os pacientes, pois dificilmente uma consulta terá atraso.

7. Incentive a fidelização dos clientes

A fidelização dos clientes é reflexo de inúmeros aspectos, como bom atendimento, serviços de qualidade, médicos capacitados, infraestrutura adequada e, principalmente, do marketing boca a boca. Contudo, ele só acontecerá se todos os requisitos apresentados acima forem respeitados.

Ainda, é importante criar atrativos, como promoções, um ambiente acolhedor, wifi disponível, decoração clean e investimentos em equipamentos e aparelhos. Portanto, a tecnologia deve ter presença garantida em sua clínica, sempre aproveitando adequadamente os espaços disponíveis.

8. Invista em marketing digital

Se você está com a ideia fixa sobre como fazer a clínica crescer, saiba que é preciso investir na Internet. Diante de tantos banners, conteúdos e diversos atrativos, como fazer o seu consultório se destacar? A resposta está exatamente nas técnicas do marketing digital.

Ao criar um blog e manter as suas redes sociais ativas, sempre com conteúdos relevantes, haverá uma proximidade com os pacientes, sendo um importante meio de fidelização. Fora isso, as técnicas de marketing digital estão nitidamente ligadas com o aumento das vendas, captação e fidelização dos clientes, ou seja, a rentabilidade aumentará consideravelmente.

9. Capacite sua equipe

Uma equipe bem capacitada sabe reconhecer as particularidades de cada paciente, sempre com um olhar humano. Ao investir em constantes capacitações, o seu time estará preparado para manter um nível de excelência no atendimento, aspecto fundamental para a sua clínica se diferenciar da concorrência. Além de valorizar a qualidade em todos os procedimentos, indo desde o atendimento inicial até a consulta.

10. Planeje os investimentos

Nenhum projeto sai do papel se não houver um planejamento estratégico. Quer obter uma reserva financeira? Elabore um plano de ação. Quer comprar um equipamento de ponta? Tenha metas e objetivos consistentes e que possam ser alcançados em um determinado período.

São atitudes que estão sintonizadas com a tecnologia, pois um software de gestão apresenta dados que auxiliam nas decisões, ou seja, erros ou retrabalhos são evitados. Portanto, se você ainda tinha algumas dúvidas sobre como fazer a clínica crescer, agora é hora da ação. Colocando em prática todas as nossas dicas, certamente o seu negócio prosperará para voos bem altos, sempre agindo com sabedoria e alicerçado em dados.

Percebeu como a tecnologia é a parceira certa para uma clínica crescer? Quer saber quais soluções são ideais para a sua empresa? Então, entre em contato com a nossa equipe e veja como podemos ajudar!