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Blog Gestão da Clínica | Dicas e Novidades para Profissionais da Saúde
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Como conseguir mais pacientes em sua clínica odontológica?

por Reinaldo Ferreira
22 de outubro de 2024
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Conseguir mais pacientes para clínicas sempre foi um grande desafio para todos os consultórios, sejam consultórios médicos, ou odontológicos e muito se dá na complexidade de fazer várias variáveis trabalharem em conjunto em pró o do que chamamos jornada do paciente.

A verdade é que o  sucesso da sua clínica odontológica não depende apenas do profissionalismo ali presente. Algumas questões como presença nas mídias sociais, características únicas e outras técnicas para conseguir mais pacientes são essenciais, ainda mais quando consegue fazer seus pacientes indicarem sua clínica.

Vale ressaltar também que esse é um mercado cheio de concorrência; então, é fundamental focar cada vez mais na captação e fidelização das pessoas que estão ali apenas para uma visitinha. Pensando dessa forma, trabalhar com estratégias de marketing é tão importante quanto oferecer um atendimento de qualidade.


Quer ir mais fundo nesse assunto? Então, continue lendo e confira algumas dicas de ouro que vão turbinar o público da sua clínica!
 

1. Use as redes sociais

 
Antes de qualquer coisa, é essencial descobrir quais são os principais canais de comunicação que seus pacientes usam. Dessa forma, será possível atirar para o lado certo e poupar um esforço desnecessário.
Sabendo onde está seu público, basta criar campanhas informativas nas redes sociais e outros canais de comunicação, pois assim será possível engajar mais seus pacientes. Isso ainda agregará valor ao seu negócio, já que você também oferecerá informação útil e não apenas serviços.
Nesse passo, é importante saber o que está fazendo. Então, contratar um profissional da área de marketing digital deve potencializar sua presença online.
Por fim, usar as redes sociais não é apenas ter presença, mas também oferecer facilidade na hora de conhecer os serviços. Passe a permitir agendamentos pelo Facebook e WhatsApp, por exemplo.
 

2. Ofereça benefícios

 
A reciprocidade é uma das armas de persuasão mais eficazes em qualquer negócio. Quando se oferece algo de graça para um paciente, ele imediatamente se sentirá na obrigação de devolver o favor, por mais que não note isso.
Pensando dessa forma, uma hora ou outra aquela pessoa falará desse brinde para a família e amigos, propagando assim o nome da sua clínica.
Então, busque oferecer kits de higiene bucal como brindes e até mesmo alguns cupons de desconto para os pacientes mais fiéis. Também é importante presentear as pessoas que nunca se atrasam, aqueles que estão pela primeira vez na sua clínica e assim por diante.
 

3. Aposte no marketing de relacionamento para conseguir mais pacientes

 
Como visto no tópico anterior, se relacionar com seu público por meio de alguns brindes é essencial, assim como é importante trabalhar o marketing de relacionamento.
E não precisa de muita coisa para se fazer isso; basta mandar e-mails com dicas, avisar no WhatsApp sobre algum check-up próximo, mandar uma mensagem no Facebook falando sobre as novidades e até mesmo enviar, uma vez ou outra, alguma mensagem de felicitação.
 

4. Faça parcerias com algumas empresas

 
Não é errado trabalhar com produtos de determinada marca, desde que ela atenda a suas expectativas. Então, você pode e deve fechar parcerias para oferecer tratamentos e produtos específicos para seus pacientes.
Também é possível trabalhar com algum outro negócio oferecendo um plano de seus serviços.
É comum as empresas oferecerem um plano de saúde para seus funcionários que contém descontos. Portanto, você pode entrar em contato com essas companhias e oferecer seu consultório para parcerias.
Dessa maneira, será possível conseguir muitos pacientes de apenas um lugar.
 

5. Relacione-se com outros profissionais de diversas especialidades

 
Fique por perto de outras pessoas que trabalham em áreas parecidas com a sua e, até mesmo, mantenha contato com outras clínicas odontológicas. Pense que, se um determinado especialista não consegue atender tal serviço, ele poderá indicar o seu trabalho para o público.
Apenas abra os olhos e pare de enxergar os demais como concorrência — veja que eles podem ser novas oportunidades de negócio. Claro, sempre seja recíproco; isto é, se sua clínica não faz um tipo de serviço, indique algum outro profissional da sua lista de contatos.
 

6. Tenha um cartão de visitas diferente e funcional

 
A verdade é que muitos cartões de visita são jogados fora algumas horas depois da consulta. Isso acontece porque, na sua grande maioria, esses cartões são normais demais, sem graça e não possuem nenhuma utilidade para o paciente.
Então, uma ótima maneira de contornar isso é propagando a utilidade daquele cartão. Tente oferecer algo maior que isso; um bloco de anotações completo pode ser mais funcional, já que o paciente deve querer usá-lo com mais frequência. E, para divulgar sua marca, basta deixar suas informações de contato em todas as páginas desse bloco.
 

7. Mantenha um bom ambiente de consulta

 
Esteja sempre atento à experiência que é oferecida na sua clínica. Fatores como o conforto térmico, acústico e visual são essenciais para manter o paciente naquele local. Também é muito importante estimular a equipe a oferecer sempre o melhor atendimento possível.
Uma ótima maneira de melhorar o ambiente para o paciente é se sentir como ele. Assista aos programas que passam na TV do seu consultório, tente parar o carro no estacionamento, fique um tempo na sala de espera e veja se você está confortável.
Caso a resposta seja negativa, isso significa que algumas mudanças devem ser feitas.
 

8. Vire um especialista

 
Ser reconhecido como uma autoridade no assunto é um grande passo para atrair cada vez mais pacientes, afinal todo mundo deseja ter o melhor atendimento possível. Essa é uma estratégia essencial para manter seu público fiel cada vez mais engajado, conseguir novos contatos profissionais e atrair mais pessoas para seu consultório.
Dessa forma, tire as dúvidas dos seus pacientes, pesquise sobre as novas tendências e ofereça conteúdo de qualidade. Isso vai ajudar a melhorar sua imagem e fazer as pessoas olharem para sua clínica de uma maneira bem melhor.
 

9. Tenha uma ferramenta de gestão

 
Ao gerenciar uma clínica, todo um processo de planejamento, organização, direção e controle deve ser feito. Então, para conseguir manter todos os passos anteriores em ordem, é essencial possuir uma ferramenta de gestão que facilite o trabalho.
Por intermédio de um software de gestão, seu negócio conseguirá iniciar o plano de ação e alcançar os objetivos e metas estabelecidos. Desse modo, a tomada de decisões estratégicas será muito menos complicada.
Conseguir mais pacientes é um passo muito importante para o sucesso de qualquer clínica odontológica. Você, como dono do consultório, deve estar sempre atento às novidades e manter um bom relacionamento profissional e pessoal com seu público, empresas e outros especialistas da área.
E, como vimos ao longo deste artigo, manter um bom relacionamento com outros profissionais é de extrema importância para seu negócio.
 

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