Muitos pais passam por dificuldades para levar seus filhos ao dentista, pois o ambiente frio, cheio de barulhos estranhos e branco pode parecer um pouco estranho para as crianças, que acabam por ter medo de ir a uma consulta. Sendo assim, cabe ao dentista ou ao dono de uma clínica de odontologia infantil usar a imaginação e deixar sua clínica mais acolhedora.
O profissional precisa manter a sua clínica aconchegante e conseguir criar uma boa relação entre doutor e paciente. Assim, o odontologista vai conseguir criar uma relação a longo prazo com a criança, que crescerá e poderá ser atendida desde seus primeiros meses até a fase da adolescência pelo mesmo dentista.
Tem dúvidas sobre como deixar sua clínica mais atrativa para o público infantil? Continue a leitura!
Saiba quais são as dicas ideais para tornar sua clínica odontológica mais atrativa para as crianças
O atendimento às crianças deve ser feito com um cuidado especial e, por essa razão, separamos algumas dicas para você. Abaixo, veja como fazer para deixar sua clínica odontológica infantil mais agradável para seu público-alvo.
1. Conversar com os pais
Quando os pais procurarem seu consultório, converse com eles e responda todas as dúvidas sobre o atendimento. Explique a eles que quanto mais cedo levarem seus filhos para as consultas odontológicas, maiores são as chances de evitar cáries e outros problemas de afecção bucal.
Outro ponto importante e deve ser abordado com os pais é o fato de ter acontecido uma experiência negativa com algum dentista no passado, que pode ter deixado o paciente com medo. Saliente para os pais que as idas ao odontologista não poderão ser abordadas com os filhos como forma punição por algo de errado que fizeram, pois a odontologia deve ser vista como forma de prevenção e não de castigo.
2. Preparar a sala de espera
A sala de espera deve ser devidamente preparada para atender o público infantil, pois o medo pode aumentar se a criança ficar esperando em um local onde não tenha nada para fazer. Existem muitas opções e recursos que podem ser usados para deixar a sala mais convidativa.
Entre as atrações principais estão:
- músicas infantis;
- desenhos para pintar;
- brinquedos;
- programas infantis educativos;
- livros com personagens conhecidos;
- móveis com cores alegres.
Use a criatividade e deixe a sala de espera da sua clínica ideal para os pequenos. Não se esqueça de acreditar que tudo vale a pena para que as crianças tenham uma boa experiência em sua clínica. Caso você monte um espaço apenas para crianças, deixe um responsável por monitorá-las.
3. Oferecer um passatempo para as crianças
Uma das características que todas as crianças têm em comum é o fato de ficarem facilmente entediadas. Prepare algumas sugestões de passatempos e deixe-os na sala de espera infantil. Assim, elas terão algo para se ocupar e não vão ficar com a sensação de que nada está bom para elas. Uma boa opção é a mesa de atividades, onde os pequeninos podem se distrair enquanto aguardam a consulta.
Prateleiras com livros e brinquedos também são ótimas opções. Coloque nichos nas paredes e armazene neles objetos atrativos, com o objetivo de deixar o espaço mais colorido. Na hora de projetar o ambiente onde vão ficar as prateleiras, lembre-se de que elas devem ser baixas para as crianças conseguirem pegar os brinquedos sozinhos.
4. Decorar sua clínica.
Uma clínica que trabalha com odontologia infantil pode ser decorada com bichinhos, cores alegres e enfeites que deixem os equipamentos menos assustadores para as crianças. Tapetes, além de deixarem o ambiente bonito, também oferecem conforto às crianças que gostam de permanecer no chão brincando ou lendo um livro.
Os brinquedos pedagógicos são uma excelente ideia para decorar e, também, para serem usados no curto tempo de espera. Podem ser espalhados quadros de personagens famosos e a roupa do dentista não precisa ser a tradicional branca. Ela pode ser estampada com super-heróis ou princesas.
5. Incentivar a frequência
Para as crianças que tem medo de ir ao dentista, nada melhor que ter uma rotina de idas à clínica de odontologia infantil. Fale com os pais e explique que, assim, a criança se acostuma a ir ao dentista para ter dentes bonitos e bem cuidados, evitando diversas patologias. Por outro lado, fazer elogios e incentivar eles a irem mais vezes na clínica faz parte do processo de incentivo.
Alguns exemplos são:
- agradecer pela criança ter deixado a boca aberta para ser examinada;
- elogiar a tranquilidade na hora de escovar os dentes.
Além de dar elogios, pode ser adotada a alternativa de dar uma lembrancinha para a criança antes de a mesma sair da clínica. Pode ser um kit de higiene bucal, um brinquedo barato, um adesivo ou um desenho para colorir que lembre do dentista. Vale ressaltar que a criatividade pode auxiliar nesse processo.
6. Procure amenizar o medo da criança
Nos primeiros anos de vida, tudo é novidade para as crianças e o medo do médico e do dentista é bem comum nessa fase. Sem contar que os pais também podem ficar ansiosos e é preciso saber lidar com esse sentimento, para poder deixar todas as pessoas envolvidas no atendimento trabalhar tranquilas. Alguns gestos ou atitudes podem auxiliar nessa parte e entre eles estão:
- se abaixar, olhar nos olhos da criança e permanecer por uns instantes no mesmo nível que ela;
- sorrir ao receber o pequeno;
- falar ao paciente o que vai ser feito;
- ter objetos e brinquedo para a criança se distrair.
Enfim, a odontologia infantil é fundamental para o bom desenvolvimento das crianças. Fazer a manutenção da saúde bucal desde os primeiros meses de vida é essencial para que as crianças se tornem jovens e adultos mais saudáveis. Contudo, ao receber crianças na sua clínica, é necessário manter uma boa conversa com os pequenos e com os pais, pois, assim, o atendimento e o acompanhamento vai ser um verdadeiro sucesso.
Gostou do nosso post? Confira aqui um checklist para otimizar o seu atendimento pediátrico e deixe o seu comentário para podermos saber a sua opinião sobre esse assunto tão importante!