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Blog Gestão da Clínica | Dicas e Novidades para Profissionais da Saúde
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Checklist para otimizar seu atendimento pediátrico

por Reinaldo Ferreira
21 de junho de 2021
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A qualidade do atendimento é um dos principais pilares que determinam o sucesso de uma clínica médica, que influencia na satisfação e fidelização de pacientes.

Quando se trata do atendimento pediátrico, os pequenos, por estarem em fase de aprendizado e desenvolvimento de novas habilidades através de processos cognitivos, necessitam de boas estratégias para construírem um laço benéfico com os profissionais.

Em razão disso, para oferecer o melhor suporte possível e atender as crianças com eficiência e agilidade, é importante investir em técnicas adequadas para alcançar bons resultados em clínicas e consultórios.

Desse modo, otimizar o atendimento infantil ajuda a estimular a cooperação da criança no tratamento e promove uma interação positiva, essencial para estabelecer uma comunicação positiva com a criança e seus responsáveis e obter boas respostas ao tratamento.

Pensando nisso, apresentaremos, neste artigo, algumas dicas de como otimizar o atendimento pediátrico em seu consultório. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Saiba lidar com a criança de forma adequada

Para conseguir a atenção e a cooperação da criança durante o atendimento, é necessário que o profissional saiba lidar com ela de forma adequada. A forma de se comunicar com os pacientes é o fator determinante para enfrentar a situação. Por isso, esteja preparado para escutar tudo o que ele fala e tente se adaptar a essa linguagem. Explique, de modo que ele possa entender facilmente, todos os procedimentos que serão realizados. Tenha autenticidade, tranquilidade e cuidado.

A maioria das crianças demonstra um comportamento assustado, sendo um desafio para os pais e profissionais da clínica. Sendo assim, quando o paciente for obediente e cooperar com o médico durante o atendimento, não deixe de parabenizar o seu bom comportamento e, se possível, ofereça um mimo à criança, como forma de recompensa.

Tenha uma equipe preparada

De nada adianta você ser um excelente médico se os demais membros da equipe não oferecerem um atendimento adequado. Por esse motivo, é fundamental que os colaboradores sejam escolhidos com certo rigor, além de estarem bem treinados e motivados para a realização de suas atividades.

Nesse caso, o ideal é oferecer capacitação aos profissionais, para que eles adquiram conhecimentos adequados para lidar com crianças. Invista em cursos e treinamentos para toda equipe ampliar seus conhecimentos e reciclar técnicas que já não são mais eficazes. Sem dúvida, com uma equipe preparada e devidamente treinada, é mais fácil desenvolver estratégias para enfrentar os desafios do atendimento infantil.

Vale ressaltar a importância de otimizar o tempo de espera na clínica. Afinal, se para os adultos já é difícil esperar longas horas para ser atendido, imagina para as crianças! Isso acaba causando uma impressão negativa do negócio. Por isso, organize a rotina da clínica e agilize os processos para garantir a satisfação dos pacientes.

Certifique-se do conforto da criança e dos pais

O ambiente clínico, muitas vezes, pode ser um pouco difícil para os pequenos. Afinal, é comum que haja insegurança ou resistência na hora de realizar exames e procedimentos e se adaptar ao ambiente clínico. Nesse caso, certifique-se do conforto da criança, mantenha o ambiente tranquilo, bem iluminado, com pouco barulho e agradável. Essas pequenas ações ajudam a causar uma boa impressão e permitem que a criança se sinta confortável, além de ser uma forma de otimizar o tratamento do paciente e um grande diferencial.

Não se esqueça que você não está lidando apenas com a criança, os pais certamente estarão presentes acompanhando a consulta. Portanto, ofereça comodidade e conforto para aqueles que precisam lidar com toda a situação.

Tenha um bom software de gestão para agilizar atendimentos

Independentemente da especialidade, investir em um bom software de gestão é uma tendência nos consultórios médicos — e na pediatria não é diferente. Com esse tipo de ferramenta, é possível realizar o agendamento online de consultas, controlar as finanças da clínica, organizar o fluxo de caixa e desenvolver estratégias de relacionamento com os pais dos pacientes, como a confirmação do horário de consulta ou avisos sobre resultados de exames.

Outro benefício é a criação de prontuários eletrônicos, que podem ser acessados de qualquer lugar e armazenados em nuvem, evitando possíveis erros e extravios de informações sigilosas. Em geral, os bons softwares padronizam os procedimentos e organizam as informações, garantindo a melhoria das atividades, o aumento da produtividade dos colaboradores e a agilidade do atendimento.

Aposte em uma decoração apropriada e um local para recreação

É necessário que a clínica pediátrica tenha convicção de que a decoração do ambiente precisa de um cuidado especial, pois com um ambiente lúdico e um local de recreação a clínica se torna mais atraente. Investir em uma sala de espera com muitas cores, brinquedos e livros infantis pode ser uma alternativa apropriada. Outra ideia interessante é realizar decorações temáticas, com personagens de desenhos animados, e optar por materiais e brinquedos fáceis de limpar, móveis confortáveis e práticos, com cantos arqueados para evitar acidentes. Fazendo isso, as crianças passam a ver o ambiente de maneira positiva e conseguem se divertir enquanto aguardam o atendimento.

Utilize diferentes técnicas de abordagem infantil

A clínica precisa estar adaptada para os pacientes pediátricos, com o objetivo de fornecer um atendimento de qualidade. A ludoterapia, por exemplo, é uma terapia por meio de brincadeiras. Utilizá-la é uma ótima maneira de conduzir o atendimento infantil, já que as brincadeiras falam muito sobre a realidade que os pequenos vivenciam e como eles se expressam. O atendimento personalizado para pacientes dessa faixa etária é fundamental para que eles tenham experiências positivas, evitando traumas e resistências futuras.

Por fim, ser cordial, atencioso, conhecer bem as necessidades do paciente, manter uma boa comunicação e mostrar-se disponível são ações que garantem um atendimento pediátrico de qualidade.

Aplicando nossas dicas corretamente, é possível alcançar ótimos resultados e realizar um bom trabalho com as crianças. Além disso, otimizar o atendimento pediátrico é um fator crucial para o sucesso da clínica, que garante, sobretudo, uma maior competitividade. Afinal, oferecer uma assistência rápida e humanizada contribui para otimizar as atividades.

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