Você sabe o que é o benchmarking no setor odontológico?
O sucesso de um negócio está ligado às técnicas aprendidas com a concorrência. Nesse contexto, avaliar boas práticas é uma maneira eficaz para aperfeiçoar pontos específicos da clínica.
Assim sendo, em linhas gerais, benchmarking trata-se de uma estratégia importante. Além de permitir ter boas referências e melhorar os serviços de uma forma mais direta e eficiente. Portanto o benchmarking odontológico é uma ferramenta para criar um negócio de sucesso.
Quer saber mais sobre o assunto para investir nos melhores procedimentos e boas práticas na sua clínica? Continue a leitura deste post e saiba o que é o benchmarking, qual a importância dessa estratégia e dicas valiosas para aplicar e potencializar o sucesso da sua clínica odontológica!
Afinal, o que é o benchmarking?
Uma das estratégias comerciais mais comuns, o benchmarking consiste na análise de práticas feitas por uma empresa do mesmo ramo ou não.
Em outras palavras, o benchmarking é uma técnica em que o profissional visita outro negócio considerado bom exemplo em determinada prática. Dessa forma, torna-se possível entender melhor métodos que deram certo e estabelecer parâmetros e boas ideias para aperfeiçoar a gestão ou operação.
Embora seja um processo de análise de processos de outro negócio, o benchmarking não é uma cópia. É uma técnica que se baseia em boas relações profissionais.
Qual a importância do benchmarking odontológico?
O benchmarking é uma técnica que vem trazendo diversos benefícios para clínicas e pacientes e também para a evolução do mercado. Além de facilitar o processo para aprimorar atividades e operações específicas, cria relações sólidas entre profissionais, o que é muito importante.
Sobretudo, desenvolver um bom networking e aplicar o benchmarking contribui para entender o mercado e os concorrentes. Esses dados são valiosos para pôr em prática estratégias que visam manter a competição. Portanto, melhorando os serviços.
Portanto, realizar o benchmarking é importante para saber em quais pontos você precisa melhorar a sua clínica. Seja em questões relacionadas à gestão, seja no que diz respeito ao atendimento ou equipamentos. Dessa forma, utilizar a estratégia vai contribuir para agregar valor ao crescimento do negócio.
Como fazer um benchmarking eficiente?
Embora seja uma tarefa relativamente simples, desenvolver o benchmarking exige alguns cuidados para garantir bons resultados. Sendo assim, antes de iniciar os primeiros contatos, é importante saber o que será feito.
Portanto, antes de mais nada tenha em mente o que deseja descobrir. Dessa forma, você tera um caminho para criar o benchmarking perfeito.
O primeiro passo é entender o que a concorrência oferece. Isso vai dar uma ideia do que precisa ser mudado. Isso vai ser a base do seu futuro novo negócio.
A seguir, veja algumas dicas para ter sucesso na prática do benchmarking na clínica odontológica!
Estabeleça um objetivo
O primeiro passo que você deve considerar é um estudo detalhado sobre a sua clínica, levantando os pontos positivos e negativos. Saber o que precisa ser melhorado é essencial para buscar informações precisas no benchmarking e aperfeiçoar seus processos da maneira correta.
Antes de conhecer o concorrente conheça seu negócio. Sem saber o que precisa melhorar, não vai ter como.
Diante disso, faça um planejamento, estude a sua clínica em todos os sentidos e defina os seus objetivos antes de iniciar o benchmarking. Dessa maneira, será possível ter clareza sobre o que precisa analisar em outra clínica e buscar dados que realmente contribuam para o seu negócio.
Recolha dados importantes
Ao realizar o benchmarking, é interessante saber todos os dados que serão analisados no outro negócio. Para isso, estudar previamente todo o processo e identificar os dados para ter uma análise melhor.
Além disso, precisa também conversar com especialistas da área. Eles darão o conhecimento necessário para melhorar teu consultório.
Em outras palavras, identifique todos os dados relevantes que serão analisados no benchmarking de forma antecipada. Assim, você contribui para evitar perder tempo e ainda criar uma relação agradável com os profissionais da outra clínica.
Compare com os seus processos
Quando analisar as boas ideias, é importante realizar uma comparação com os mesmos processos da sua clínica. Essa breve análise irá te fazer economizar muito dinheiro. Isso porque todo esse processo de observação tem custo zero.
Além disso, na hora de criar os rumos que deve seguir também ficará mais fácil. É fácil de entender, olhar outros do mesmo ramo que o seu não custa nada.
Além disso, mantenha contato com outros dentistas. Devido a alta necessidade dos pacientes, os dentistas tiveram que se especializar. Isso por sua vez trouxe um problema. Porém ele é fácil de ser resolvido, como você verá abaixo.
Sobretudo, comparar os processos vai ajudar a ter novas ideias e personalizar as soluções, para ter processos ainda melhores. Isso contribui para ter diferenciais relevantes e se destacar dos concorrentes.
Crie vínculos
O bom relacionamento com as clínicas concorrentes é importante para ter parcerias. Isso irá criar uma rede de contatos. Esses contatos irão te ajudar muito. Não só na melhoria da sua empresa, mas também no conhecimento.
A odontologia é uma área que sempre evolui. Surgem novos aparelhos e novas técnicas. Porém nem todos os dentistas ficam sabendo. A rede de contatos pode te dar o apoio que você precisa.
Sendo assim, crie contatos sólidos com os profissionais da odontologia, troque ideias e mantenha seu networking sempre ativo. Serve para entender o que há de melhor na área e manter os serviços da clínica sempre atualizados.
Quais os resultados que o benchmarking proporciona?
O segmento da odontologia evoluiu bastante, assim como o nível de exigência dos pacientes para os serviços de saúde. Os pacientes precisam de um local bom para tratar os dentes. O benchmarking irá trazer o conhecimento útil para o seu negócio.
Dessa forma, os resultados passam a ser expressivos ao longo do tempo e contribuem para alcançar a excelência. Além disso, conhecer a concorrência é importante para criar uma boa empresa.
Por mais chato que a concorrência possa ser, ela é a base dos novos negócios. Criar algo do zero não é fácil, e ter outros negócios como base pode ajudar. Porém é preciso cuidado na hora de observar outros negócios.
A concorrência trabalha com seus próprios meios, sua clínica precisa adaptar isso.
Alguns dos resultados que o benchmarking oferece são.
O benchmarking auxilia a empresa na captação de novos clientes. Pense assim, sua clínica vai ficar mais moderna. Dessa forma, novos clientes irão preferir você. Além disso, eles passarão a manter você no topo.
Portanto, sua empresa tende a crescer e muito. Uma das formas de gerar mais dinheiro é com os velhos clientes. Por mais que clientes novos sejam bons, ter uma clientela fiel ajuda muito mais. E é aí que o benchmarking entra.
Podemos concluir que o benchmarking aplicado em uma clínica odontológica é uma estratégia essencial para promover o crescimento. Portanto, não deixe de utilizar essa ferramenta para aprimorar a gestão e contribuir para o sucesso do seu negócio no mercado.
Gostou do post? O que acha de ler conteúdos sobre diversos assuntos e novidades relacionadas ao segmento odontológico? Assine nossa newsletter agora mesmo e receba informações vitais diretamente no seu e-mail!