Como aumentar a rentabilidade da sua clínica?

Com o aumento da concorrência em todos os setores da economia, inclusive nos consultórios odontológicos e clínicas médicas, uma dúvida frequentemente paira na mente de dentistas, médicos ou investidores: como aumentar a rentabilidade da clínica? Para responder a essa pergunta, elaboramos este post com várias dicas que, certamente, serão bem úteis na gestão da sua clínica, sempre com foco na captação e na fidelização dos pacientes.

Confira!

Quais são os desafios na hora de saber como aumentar a rentabilidade?

O primeiro grande desafio para obter lucratividade na gestão de uma clínica médica ou no consultório odontológico é saber agir no setor administrativo, tendo em vista que esses profissionais vêm da área da saúde. No entanto, há diversas alternativas, como formações de contabilidade e administração ou fechamento de parcerias com empresas terceirizadas.

Além disso, há inúmeros médicos e dentistas com espírito empreendedor, situação que contribui para o sucesso ao longo da gestão do negócio. No entanto, sempre é necessário estudar o mercado e as questões referentes ao dia a dia operacional, ou seja, a gestão profissionalizada pode ser uma tarefa difícil no começo, mas aos poucos deixa de ser um bicho de sete cabeças.

Assim, muitos médicos e dentistas conseguem excelentes resultados em seus negócios, aumentando não só a receita como também a presença de mercado. Contudo, para isso, algumas práticas devem acontecer, como mostraremos agora.

Tenha uma gestão focada em melhorias contínuas

Atualmente, a tecnologia é uma excelente parceira em qualquer tipo de negócio, principalmente no que diz respeito à gestão. Por isso, ao instalar um software em seu consultório ou clínica, todos os dados estarão integrados, reunindo em um mesmo sistema informações sobre fluxo de caixa, pagamentos, entradas e saídas, impostos a serem recolhidos, recibos etc.

Além disso, o software destina relatórios com informações precisas, auxiliando nas tomadas de decisões. Assim, as melhorias acabam sendo contínuas, fazendo com que o nível de satisfação dos pacientes esteja sempre elevado. Outra vantagem do sistema é que ele organiza os dados, como dos prontuários, aspecto fundamental para facilitar o trabalho da administração. Com isso, é possível conduzir a gestão do negócio sem a necessidade da contratação de uma terceirizada, trazendo economia de recursos.

Outro aspecto importantíssimo é que o software destina autonomia às equipes, reduzindo custos, aumentando a produtividade e, ainda, otimizando o tempo. Ou seja, são pontos essenciais que influenciam positivamente no aumento da rentabilidade.

Gestão financeira com apoio da tecnologia

É quase impossível aumentar a rentabilidade de um consultório ou uma clínica sem uma profunda análise no setor financeiro, sempre com o auxílio da tecnologia. Assim, como adiantamos acima, um software de gestão auxilia em todos os segmentos, principalmente no financeiro, pois é possível fazer o controle de estoque, observar os dados do fluxo de caixa, os repasses dos convênios etc.

Dessa forma, há sinalizações sobre iniciativas que podem ser adotadas com foco no aumento da rentabilidade, evitando perdas ou até mesmo reclamações por parte dos pacientes.

Fidelização de clientes com qualidade no atendimento

A sociedade já não é mais a mesma e, agora, as pessoas valorizam imensamente a experiência, o bom atendimento e os serviços de qualidade. Por isso, na hora de colocar em prática como aumentar a rentabilidade da sua clínica ou consultório, saiba que a fidelização dos pacientes é fundamental no processo.

Para que ela aconteça, sempre é necessário oferecer um atendimento impecável, um ambiente agradável e devidamente higienizado, com profissionais atentos a atender às necessidades e desejos dos clientes. Assim, invista na infraestrutura do seu negócio e sempre capacite os colaboradores para que ofereçam uma experiência única aos pacientes.

Como o ramo de saúde é bem delicado, esse comprometimento deve ser ainda maior. Ao se sentir bem atendido, certamente o cliente voltará e ainda indicará a sua clínica ou consultório para amigos e familiares.

Tenha presença digital no setor de saúde

Com o avanço da Internet e a necessidade de isolamento social por conta da pandemia do coronavírus, as empresas que investem em marketing digital têm mais chances de obter um aumento na rentabilidade.

De olho no sucesso, invista nos canais de comunicação, como redes sociais, site, blog e também produza conteúdos inéditos e relevantes para a sua empresa sempre ser lembrada pelos pacientes. Ainda, é importante investir em telemedicina, na solução de dúvidas via WhatsApp e também em campanhas promocionais.

Ofereça facilidades no pagamento

Ao oferecer facilidades no pagamento, como parcelamentos no cartão de crédito e convênios com operadoras de planos de saúde ou odontológicos, o seu negócio certamente atrairá mais pacientes. Com a situação delicada da economia, é importantíssimo que consultórios e clínicas tenham jogo de cintura no momento de negociar os pagamentos, inclusive oferecendo determinadas vantagens. Assim, certamente você se destacará da concorrência, destinando um diferencial muito atrativo.

Organize a agenda

Médicos e dentistas que não têm uma organização adequada da agenda acabam desperdiçando tempo. Assim, atendem menos gente que o esperado em um determinado período do dia. Para aumentar a produtividade, otimizando o tempo, é fundamental ter uma organização na agenda, aspecto que também é auxiliado por um software de gestão, pois é possível criar uma planilha com os horários de atendimentos.

Crie uma relação saudável com os pacientes

O relacionamento com os pacientes faz total diferença na hora de saber como aumentar a rentabilidade de um consultório ou clínica. Isso porque a área da saúde está muito sintonizada com a qualidade de vida e com o saber ouvir. Como as pessoas já estão sensibilizadas em razão de um determinado problema, nada melhor que manter uma aproximação.

Vale a pena também estar disponível para tirar todas as dúvidas que surgirem, seja no atendimento ou dias após a consulta. Dessa forma, o vínculo crescerá, sendo preponderante no processo de fidelização.

Como você percebeu, nada melhor que a tecnologia para melhorar no faturamento de uma clínica ou consultório. No entanto, na hora de escolher o melhor software, algumas dicas devem ser consideradas. Entre elas, veja qual é a demanda e quais são as necessidades do seu negócio.

Escolha uma empresa com credibilidade no mercado, que atenda clientes na área da saúde e que tenha know-how. Assim, certamente a sua empresa saberá como aumentar a rentabilidade, além de sempre prezar pela qualidade em todos os atendimentos.

E aí, quer conhecer as nossas soluções em gestão clínica? Então, entre em contato com a nossa equipe, agora mesmo, e faça o melhor para seu negócio!