fbpx

Por que a experiência do paciente pode tornar sua clínica diferenciada?

A experiência do paciente (Patient Experience) nada mais é do que o conjunto de percepções que cada pessoa tem referente aos atendimentos oferecidos pela equipe de uma clínica que foi procurada para solucionar problemas odontológicos. Tal compreensão se estende desde o dia do primeiro contato para agendar a consulta até o final do tratamento realizado na clínica. Dependendo de como o paciente for tratado, ele poderá ficar com uma imagem positiva ou negativa do local. Por esse motivo, é importante preocupar-se em atender bem o seu paciente em todos os momentos. Afinal o perfil do novo consumidor tem se demonstrado cada vez mais exigente. Entregar uma experiência para o paciente é entregar valor, aumentar o índice de satisfação, por consequência o faturamento do seu negócio. Deseja entender mais sobre o porque a experiência do paciente pode tornar sua clínica diferenciada das demais? Continue a leitura.

Qual é a importância de atentar para a experiência do paciente?

Quando um potencial paciente entra em contato para fazer o agendamento de uma consulta inicial, ele está apenas dando o primeiro passo para uma longa jornada de relacionamento com a equipe da clínica odontológica. Por mais que o contato telefônico tenha sido muito bom, é preciso ficar atento a cada detalhe dos atendimentos. A experiência do paciente é muito importante devido ao fato de que no Brasil o mercado da odontologia e medicina é muito competitivo. Se o paciente se sentir mal atendido, tenha certeza de que ele vai encontrar outro estabelecimento para fazer o seu tratamento. Por outro lado, se ele se sentir acolhido em sua clínica, com certeza vai ser mais fácil fidelizá-lo.
A experiência do paciente é muito importante devido ao fato de que no Brasil o mercado da odontologia e medicina é muito competitivo.

Quais as emoções positivas que podem ser cultivadas nos pacientes?

Cada paciente é único e tem necessidades específicas. Entender que o ser humano busca ajuda para se manter saudável é essencial para proporcionar a todos uma boa experiência. Ultimamente, todos os pacientes buscam encontrar atendimentos mais humanizados e que atendam às suas necessidades reais. As emoções positivas que podem ser cultivadas nos pacientes de todas as idades são:
  • respeito;
  • empatia;
  • zelo.
Para garantir que todas essas pessoas sejam tratadas de maneira apropriada e que o atendimento ofertado vai ser o mais humanizado possível, é preciso colocar-se no lugar do paciente. Dessa maneira, o paciente vai sentir ou perceber que o profissional da área da saúde está preocupado com seu bem-estar.

Quais são as melhores dicas de como investir na experiência do paciente?

Melhorar a experiência do paciente significa aumentar o seu grau de satisfação com o atendimento disponibilizado. Diante da importância desse assunto, resolvemos reunir algumas dicas que são úteis para aprimorar os procedimentos de uma clínica. Veja abaixo!

1. Melhorar a qualidade da recepção

A recepção é o primeiro local onde o paciente tem contato com os profissionais que vão atendê-lo durante o seu tratamento. Por essa razão, é importante que nesse momento o paciente tenha uma excelente impressão. Uma recepção com boa organização, com ferramentas que proporcionem um atendimento rápido e ser aconchegante, ajuda as pessoas a ficarem satisfeitas. Entre as principais maneiras de deixar esse ambiente mais agradável estão:
  • contratar uma recepcionista que seja atenciosa e que trate a todos com respeito;
  • utilizar móveis confortáveis;
  • proporcionar um bom espaço para a circulação;
  • ter itens para olhar enquanto espera a consulta, como livros e revistas;
  • utilizar um som ambiente relaxante;
  • deixar à disposição água, café e balas.
Todos esses fatores tornam a recepção mais acolhedora e fazem com que os pacientes se sintam mais tranquilos e preparados para a hora da consulta.

2. Entender as necessidades do público-alvo

Entender os gostos, as necessidades e os comportamentos do público-alvo é de extrema importância para poder oferecer soluções específicas que atendam os problemas dos pacientes que buscam tratamento. No entanto, para conhecer o perfil dos pacientes é necessário investir tempo nessa tarefa. Ter ciência da idade, sexo, estado civil e localização dessas pessoas é relevante para o seu negócio.

3. Facilitar o agendamento

A facilidade de agendamento tem grande influência sobre a experiência dos pacientes. Utilize uma ferramenta online que proporcione para as pessoas, facilidade de identificação de datas e horários das suas consultas. Desse modo, os pacientes não terão necessidade de conversar com uma pessoa ao telefone para verificar a agenda. Essa é uma forma de otimizar o agendamento da sua clínica. Para que possa ser utilizada a ferramenta, basta o paciente ter acesso à internet e ao site da clínica. Sem contar que essa opção de agendamento facilitado possibilita ao paciente desmarcar e remarcar as consultas quando precisar, sem ter que se explicar. Outro ponto positivo dessa forma de agendamento é que são enviadas automaticamente mensagens de lembretes de datas de consultas agendadas, sem que um funcionário tenha que dedicar tempo para tal tarefa.

4. Treinamento de equipe

A área da saúde é procurada quando o paciente está vivendo momentos delicados da vida, nos quais possivelmente seu psicológico está abalado. Por essa razão, é necessário contar com uma equipe bem treinada. Para garantir que toda a sua equipe esteja apta, promova treinamentos ou inscreva-os em capacitações. Consequentemente, os pacientes vão ser bem atendidos e os seus colaboradores estarão bem preparados para os desafios diários.

Como um software de gestão especializado em clínicas pode auxiliar em uma melhor experiência dos pacientes?

O avanço da tecnologia tem se mostrado importante para o bom atendimento dos pacientes em nossos dias. Considere que para o sucesso de uma clínica, é primordial implantar uma solução de gestão. Essa ferramenta vai auxiliar na organização e consequentemente no relacionamento com o paciente. Entre os principais benefícios encontrados nos softwares estão:
  • possibilidade de agendamento facilitado;
  • acesso a prontuários eletrônicos que contém todas as informações do paciente;
  • facilidade em gerar relatórios e analisá-los.
Com todos esses pontos positivos, pode-se perceber que utilizar um software de gestão em sua clínica pode tornar seu dia a dia mais prático. Por meio da tecnologia, os seus pacientes terão uma experiência incrível. Portanto, não deixe de procurar pelas opções disponíveis no mercado. Enfim, a experiência do paciente não é influenciada por um único fator, mas sim por uma série de situações que envolvem os atendimentos da clínica. Investir em soluções para assegurar a satisfação dos pacientes é extremamente relevante. Um dos investimentos mais eficazes é adquirir um software específico para o seu estabelecimento médico e odontológico. Gostou do nosso post sobre a experiência do paciente? Entre em contato conosco e veja nossas opções de softwares que vão ajudar a manter os seus pacientes satisfeitos!
Software para Clínicas