Como cobrar um paciente inadimplente é uma questão crucial para a gestão eficiente de qualquer clínica. Gerenciar uma clínica própria não é uma tarefa simples, pois exige experiência e o uso de ferramentas que auxiliem na administração do negócio de forma mais eficiente. Além de se preocupar com a qualidade do trabalho, é essencial manter a equipe sempre atualizada e garantir um ambiente confortável e amigável para atrair pacientes.
Entretanto, contratempos como a inadimplência de alguns pacientes podem ocorrer. Quando isso acontece, surge a dúvida: como cobrar um paciente inadimplente de forma eficaz?
A cobrança é a melhor maneira de reduzir a inadimplência e garantir a prosperidade do consultório. Para ajudar você a conseguir bons resultados, listamos algumas dicas de como realizar essas cobranças sem muita complicação. Confira!
Como cobrar um paciente inadimplente e conseguir resultados positivos:
Para realizar qualquer tipo de cobrança, é importante manter a calma e seguir algumas regrinhas para evitar conflitos desnecessários. Em alguns casos, medidas mais complexas são necessárias. No entanto, é possível receber de pacientes com as dicas abaixo e ter sucesso no negócio.
7 características fundamentais que os dentistas de sucesso possuem.
Enviar boletos:
Uma boa opção é emitir boletos bancários e encaminhá-los ao paciente. Isso cria mais oportunidades na hora de cobrar uma pessoa. Para enviar o documento, você pode escolher entre correios ou e-mail. Portanto, você ajuda o paciente a se lembrar da dívida e facilita o pagamento, pois ele pode pagar pela internet.
Esse método é muito utilizado por diversas empresas, pois possibilita que o paciente inadimplente recorde do débito e agilize o tempo de cobrança e recebimento. Esses boletos são um meio de receber razoavelmente barato, permitindo a cobrança sem grandes custos. Além disso, é possível fazer parcelamentos e oferecer descontos para quem optar pela quitação à vista.
Mandar SMS de alerta:
Você pode achar que as mensagens de celular, conhecidas como SMS, estão ultrapassadas, mas essa tecnologia ainda é viável para mandar avisos sobre vencimentos de dívidas aos pacientes. Portanto, enviar uma mensagem quando há atraso de pagamento pode alertar o paciente inadimplente sem causar constrangimentos.
O uso de SMS tem amparo jurídico, sendo uma comprovação da cobrança e dos alertas preventivos.
Tecnologia médica.
Oferecer descontos:
Uma maneira eficaz de incentivar os pacientes a liquidar suas dívidas é oferecer descontos para pagamentos à vista. Isso gera mais segurança na hora de receber o valor acertado antes do tratamento. Portanto, combine o valor à vista e dê descontos, facilitando para que a pessoa arque com suas despesas.
Você ainda pode oferecer um desconto maior caso o paciente faça o pagamento dentro do prazo ou incluir juros e multas que podem ser reduzidos em situações de atraso. Muitas pessoas optam por liquidar a dívida de uma vez para não aumentar as despesas.
Ser sutil e respeitoso com o paciente inadimplente:
Sempre que você cobrar alguém, lembre-se de ser gentil e cauteloso, mantendo a firmeza e o profissionalismo. Portanto, cobre multas, mas tente facilitar para que o inadimplente pague sem que você fique no prejuízo.
Alguns consultores financeiros recomendam que a cobrança seja feita em duas etapas: a primeira por telefone ou e-mail; a segunda, pessoalmente. Entretanto, determine o método que condiz com o seu negócio e seja mais eficiente.
Com o histórico do paciente inadimplente em mãos, você encontrará a maneira de fazer contato, mas é importante ser sutil. Pelo Código de Defesa do Consumidor, qualquer cobrança deve seguir regras impostas por lei. Assim, você não deve constranger ou ameaçar os inadimplentes, pois o ato pode gerar de um a três anos de multa.
Usar plataforma de cobrança e sistema de gestão de pagamento:
Para que seu negócio continue a crescer, é importante investir em um sistema de gestão, incluindo um programa que auxilie nos recebimentos financeiros dos pacientes. No mercado, existem softwares como o
Controle Odonto, criados para atender às suas necessidades, permitindo maior gerenciamento e controle dos processos de cobrança.
Com eles, você pode avaliar o fluxo de caixa, observando se o saldo é positivo ou se há algum erro a ser corrigido. Além disso, fica mais fácil analisar quais pacientes estão em débito e fazer a cobrança devida.
Essas plataformas ajudam a gerir os serviços oferecidos ao mercado com mais qualidade e manter em ordem todas as atividades da sua empresa. São ferramentas que trazem agilidade, conforto e segurança, pois todo o sistema é automatizado, resguardando documentos, dados e informações importantes para o bom funcionamento da sua clínica.
Cadastro inicial.
Fazer um contrato com o paciente inadimplente:
Então, mesmo que suas intenções sejam simplificar a relação entre a clínica e os pacientes, nada garante o cumprimento das regras e o recebimento do valor pelo serviço prestado como um contrato bem elaborado.
Sem isso, você estará sujeito a mal-entendidos ou ações de pessoas de má-fé. Portanto, antes de iniciar qualquer tratamento, faça um contrato de prestação de serviço, especificando o tipo de procedimento, o profissional a executar o trabalho, o orçamento, as prestações acordadas, a data de vencimento e outros dados relevantes para assegurar seu negócio.
Como apresentar o orçamento para seus pacientes.
Com o contrato pronto, converse com o paciente inadimplente, deixando claro cada item e respondendo às dúvidas. Quando tudo estiver acertado, assine e peça que ele faça o mesmo. Isso protegerá ambos, mantendo uma relação mais saudável e protegida.
Conclusão:
Se você tem muitos inadimplentes, siga essas dicas de como cobrar um paciente inadimplente para receber o valor esperado sem causar problemas sérios que podem gerar insatisfação.
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