A fidelização de pacientes na odontologia é fundamental para garantir que eles retornem para novos atendimentos. Isso aumenta o número de consultas, mantém a agenda cheia e melhora o fluxo de caixa.
Por isso, saber como fazer a fidelização de pacientes na odontologia é muito importante.
No entanto, sabemos que fazer isso não é uma tarefa simples. Afinal, é necessário conhecimento específico sobre o tema e domínio de ações para obter os resultados esperados. Então, continue a leitura e descubra como fazer isso!
Afinal, qual é o conceito de fidelização:
De forma resumida, podemos definir fidelização como o processo de construir uma relação de confiança com o cliente. No caso dos profissionais de saúde, isso deve ser feito com o paciente, o que traz mais complexidade e detalhes que precisam ser considerados ao definir ações e estratégias.
- Investir em um bom relacionamento
- Manter a pessoa satisfeita
- Garantir que ela não cogite ir a um concorrente
As maneiras mais relevantes para alcançar isso costumam ser a qualidade do atendimento, a excelência no serviço oferecido e alguns outros diferenciais.
Qual a importância da fidelização:
Então, fidelizar os pacientes está ligado a proporcionar experiências positivas e diferenciadas, aumentando os níveis de satisfação. Isso é imprescindível em tempos tão competitivos quanto os dias de hoje, assegurando um fluxo constante de clientes, mesmo sem novos investimentos em marketing.
- Reter o público atual é mais econômico
- Ganha verdadeiros promotores que fazem publicidade espontânea
- Ajuda a garantir o futuro do negócio
Além disso, vale ressaltar que reter o público atual sai muito mais em conta do que gastar recursos com ações para atrair mais pessoas.
Como fazer a fidelização de pacientes na odontologia:
Agora que você já sabe o que é fidelização e qual a sua importância, é bem provável que cogite aplicar o conceito com os seus pacientes na odontologia. No entanto, em tempos de alta competitividade, é preciso saber que não se trata de uma tarefa propriamente simples. Confira, a seguir, algumas dicas úteis.
Busque conhecer melhor o seu público-alvo:
O primeiro passo para fazer a fidelização de pacientes na odontologia é conhecer melhor o seu público-alvo. Afinal, é para eles que você deverá fazer ações de divulgação e tal conhecimento pode promover investimentos mais acertados em termos de novos equipamentos, infraestrutura, treinamento de funcionários e assim por diante.
- Use seu cadastro como fonte de informações;
- Faça pesquisas com questionários;
- Obtenha autorização para enviar pesquisas por e-mail;
Para isso, um bom software de gestão para sua clínica pode ser uma excelente ferramenta.
Defina o seu padrão de atendimento:
Um dos segredos de uma clínica de odontologia de sucesso está em definir um padrão de atendimento. Em termos de fidelização, isso pode ser ainda mais importante, uma vez que boa parte das pessoas gosta de saber exatamente quais serão as etapas pelas quais passarão para fazer uma revisão, um tratamento ou mesmo agendar uma nova consulta.
- Realize treinamentos e alinhamentos com a equipe;
- Invista em cursos de aprimoramento;
- Garanta que os passos fundamentais para a qualidade sejam cumpridos;
A ideia não é “engessar” os profissionais, mas sim, garantir que os passos fundamentais sejam sempre cumpridos.
Invista em ambiente e identidade visual:
Qualquer empresa que anseie pelo sucesso nos tempos atuais precisa apostar em uma identidade visual. Isso é fundamental para que as pessoas identifiquem a instituição e lembrem das suas características, como os diferenciais nos tratamentos oferecidos e na padronização das consultas.
- Crie uma identidade visual forte
- Mantenha o ambiente agradável
- Garanta que o local exale higiene
- Converse com a equipe de limpeza
- Passe orientações claras sobre a manutenção do ambiente
Um ambiente bem cuidado promove sensações positivas nos pacientes e ajuda a fidelizá-los.
Procure ter uma agenda mais flexível:
Ter uma agenda cheia é um desejo comum a qualquer profissional de saúde. No entanto, conquistar o equilíbrio na agenda também é importante. Sua secretária pode ser um ponto-chave para isso.
- Seja atencioso ao manejar a lista de espera
- Disponibilize horários alternativos, como à noite ou no fim de semana
- Não deixe ninguém aguardando muito tempo
Flexibilidade na agenda pode ser um grande diferencial para fidelizar pacientes.
Use um software de gestão:
Não dá para falar em como fazer a fidelização de pacientes na odontologia sem citar os eficientes softwares de gestão. Eles são um verdadeiro marco na atuação moderna de empresas de saúde e podem mudar completamente o dia a dia, promovendo maior eficácia e dinâmica operacional.
- Centralize informações;
- Melhore o relacionamento com os pacientes;
- Mande lembretes de consultas;
- Produza relatórios detalhados;
- Organize a agenda e reúna prontuários;
- Promova a gestão financeira;
Um bom software de gestão, como o ControleODONTO, pode ser a solução ideal para melhorar a fidelização de pacientes na odontologia.
Conclusão:
Fazer a fidelização de pacientes na odontologia depende de uma série de atitudes pontuais, mas que trazem excelentes resultados quando somadas. Investir em um bom relacionamento, conhecer o público-alvo, definir um padrão de atendimento e utilizar um software de gestão são algumas das ações essenciais.
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