Fidelizar é um ato de extrema inteligência para profissionais de saúde, pois traz a garantia de que os pacientes voltarão para novos atendimentos, aumentando o número de consultas, mantendo a agenda sempre cheia e uma boa movimentação no fluxo de caixa. Por isso, saber como fazer a fidelização de pacientes na odontologia pode ser muito importante.
No entanto, sabemos que fazer isso não é uma tarefa das mais simples, principalmente se não houver um conhecimento específico sobre o tema, bem como o domínio de ações acertadas e que possam proporcionar os resultados que você espera para o seu negócio.
Continue a leitura e descubra como fazer isso!
Afinal, qual é o conceito de fidelização?
De uma forma resumida, podemos definir o conceito de fidelização como um processo no qual se constrói uma relação de confiança com um cliente. No caso de profissionais de saúde, isso deve ser feito com o paciente, o que traz uma série de complexidades e detalhes a mais, que precisam ser considerados na hora de definir ações e estratégias.
Em linhas gerais, para fidelizar, o mais importante é investir em um bom relacionamento e manter a pessoa satisfeita a ponto de que ela nem sequer cogite se atender com um concorrente. Obviamente, existem muitas maneiras de fazer isso, mas as mais relevantes costumam ser a qualidade do atendimento, a excelência no serviço oferecido e alguns outros diferenciais.
Qual a importância da fidelização?
Como dissemos no tópico anterior, fidelizar os pacientes é algo que está ligado a proporcionar experiências positivas e diferenciadas, que ajudem a aumentar os seus níveis de satisfação. Isso é imprescindível em tempos tão competitivos quanto os dias de hoje, assegurando um fluxo de clientes, mesmo sem novos investimentos em marketing e merchandising.
Além disso, vale ressaltar que reter o público atual sai muito mais em conta do que sempre ter que gastar recursos com ações para atrair mais pessoas. É uma escolha inteligente do ponto de vista econômico, que ajuda a garantir o futuro do negócio, até porque você ganha verdadeiros promotores, que farão publicidade espontânea e divulgação boca a boca.
Como fazer a fidelização de pacientes na odontologia?
Agora que você já sabe o que é fidelização e qual a sua importância, é bem provável que cogite aplicar o conceito com os seus pacientes na odontologia. No entanto, em tempos de alta competitividade, é preciso saber que não se trata de uma tarefa propriamente simples.
Confira, a seguir, algumas dicas úteis.
Busque conhecer melhor o seu público-alvo
O primeiro passo para fazer a fidelização de pacientes na odontologia é conhecer melhor o seu público-alvo. Afinal, é para eles que você deverá fazer ações de divulgação e tal conhecimento pode promover investimentos mais acertados em termos de novos equipamentos, infraestrutura, treinamento de funcionários e assim por diante.
Para isso, uma boa fonte de informações pode ser o seu cadastro, especialmente se você contar com um bom software de gestão para sua clínica. Outra boa opção é fazer pesquisas, montando um pequeno questionário, que pode ficar disponível na recepção ou enviado por e-mail, sempre com a devida autorização.
Defina o seu padrão de atendimento
Um dos segredos de uma clínica de odontologia de sucesso está em definir um padrão de atendimento. Em termos de fidelização, isso pode ser ainda mais importante, uma vez que boa parte das pessoas gosta de saber exatamente quais serão as etapas pelas quais passarão para fazer uma revisão, um tratamento ou mesmo agendar uma nova consulta.
Logicamente, isso envolve muito treinamento e alinhamento com a equipe, o que pode ser conseguido com reuniões internas e investimento em cursos de aprimoramento. Tenha em mente que a ideia não é a de “engessar” os profissionais, mas sim, garantir que os passos fundamentais para a qualidade sejam sempre cumpridos.
Invista em ambiente e identidade visual
Qualquer empresa que anseie pelo sucesso nos tempos atuais precisa apostar em uma identidade visual, não é mesmo? Afinal, essa é a forma pela qual as pessoas identificarão a instituição e, com isso, terão avivadas na memória as suas características, como os diferenciais nos tratamentos oferecidos e na padronização das consultas.
Além disso, o ambiente também é muito importante, pois promove sensações nas pessoas que estão ali presentes. É essencial que o local seja agradável e exale o máximo de higiene, uma vez que falamos de uma clínica de odontologia. Mais uma vez, vale conversar com os funcionários de limpeza e passar orientações claras quanto a isso.
Procure ter uma agenda mais flexível
É bastante evidente que ter uma agenda lotada é um desejo comum a qualquer profissional de saúde, uma vez que isso se reflete em um maior fluxo de atendimentos e, consequentemente, mais dinheiro no caixa. No entanto, conquistar o equilíbrio neste quesito também é muito importante e sua secretária pode ser um ponto-chave para isso.
Tenha em mente que os profissionais que ficam na recepção fazem a maior parte do contato com o público e precisam ser muito atenciosos e sagazes, sabendo manejar a lista de espera. Se possível, disponibilize alguns horários menos inusitados, como à noite ou no fim de semana, para atender a necessidades especiais e não deixar ninguém aguardando muito.
Use um software de gestão
Por fim, não dá para falar em como fazer a fidelização de pacientes na odontologia sem citar os eficientes softwares de gestão. Eles são um verdadeiro marco na atuação moderna de empresas de saúde e podem mudar completamente o dia a dia, promovendo maior eficácia e dinâmica operacional.
Trata-se de uma ferramenta capaz de centralizar informações, melhorar o relacionamento, mandar lembretes, produzir relatórios, organizar a agenda, reunir prontuários, promover a gestão financeira e muito mais. Procure por uma opção com boas funcionalidades e recursos que estejam em sintonia com suas expectativas, demandas e necessidades. Como você pôde ver, fazer a fidelização de pacientes na odontologia depende de uma série de atitudes pontuais, mas que trazem excelentes resultados quando somadas.
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