Gestão da Clínica
  • Gestão Médica
    • Pasta Médica
    • Gestão de Marketing para Clínicas Médicas e Odontológicas
    • Gestão Administrativa para Clínicas
    • Gestão Financeira para Clínicas Médicas e Odontológicas
    • Gestão Comercial para Clínicas
    • Gestão de Atendimento para Clínicas
  • Gestão Odontológica
    • Gestão de Atendimento para Clínicas
    • Gestão de Marketing para Clínicas Médicas e Odontológicas
    • Gestão Administrativa para Clínicas
    • Gestão Comercial para Clínicas
    • Gestão Financeira para Clínicas Médicas e Odontológicas
  • Softwares Gestão
    • Gestão Clínicas Médicas
    • Gestão Clínicas Odontológicas
No Result
View All Result
Blog Gestão da Clínica | Dicas e Novidades para Profissionais da Saúde
No Result
View All Result

Atendimento fora da clínica? É possível ser um médico online?

por Reinaldo Ferreira
22 de outubro de 2024
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Whatsapp

Vivemos em um contexto online. Compramos, vendemos, fazemos amigos, encontramos velhos conhecidos, geramos relacionamentos. É possível que tenhamos um médico online?

A tecnologia nos permite otimizar contatos e ter agilidade nas respostas. Os ganhos na área da comunicação e atendimento não conhecem limites.

O atendimento otimizado satisfaz um público específico e diferenciado, que procura a comodidade da tecnologia, dando prioridade a empresas que ofereçam esse tipo de recurso.

Sob a ótica das instituições de saúde, a tecnologia oferece melhor gestão de tempo, de recursos humanos e financeiros da instituição e permite também a fidelização de pacientes. O que, cada vez que o serviço ofertado é aprimorado, tende a concentrar demandas em uma única instituição.

Continue a leitura e entenda como é possível se inserir nesse contexto online de atendimento e em todas as possibilidades que ele oferece, seja a você, seja a seus pacientes.
 

É possível ser um médico online?

 
Claro que é! A tecnologia tem trazido à realidade hipóteses antes impossíveis, como a comunicação online com qualquer local do globo, independentemente da distância, a custos impressionantemente baixos, dentre outras várias.

Não apenas é possível, como necessário estar presente no ambiente virtual. Isso porque, hoje, grande parte do público concentra nos dispositivos móveis a grande maioria de suas atividades.

No mundo online, exercícios físicos são monitorados, relacionamentos construídos e até fortalecidos, conteúdos são aprendidos e compras realizadas.

Você não pode ficar de fora dessa realidade. Como profissional da saúde, tudo que você precisa é um ambiente ágil, simples e colaborativo, formando um ecossistema de informações e interações.

Esse ambiente, ao disponibilizar informações corretas, acessíveis e de forma responsável, se encaixa perfeitamente com suas preocupações éticas e profissionais. Sem, no entanto, esquecer que informações acessíveis não podem incentivar a automedicação, mas o contato com um profissional capacitado.

Com essas características, ao fazer uso desse ambiente virtual, você proporcionará a seus pacientes atuais e futuros — por meio do acréscimo de milhares conectados diariamente — um atendimento prévio, viabilizando agendamento apropriado e orientações quanto à especialidade.

Enorme ganho de tempo para seus pacientes, e a chance de você se tornar um case de sucesso.
 

E quanto ao atendimento odontológico?

 
Podemos falar especificamente do atendimento odontológico, mas é sempre bom lembrar que tudo o que você leu até agora se encaixa no contexto da odontologia.

Assim como a saúde bucal interfere na saúde geral, um software odontológico tem muito a acrescentar aos profissionais. Uma diferença das clínicas odontológicas em relação às médicas é que a ausência de um paciente sem prévia comunicação é muito sentida.
Se o ambiente virtual lhe permitir uma comunicação mais rápida e eficiente entre paciente e clínica, tanto as comunicações de ausências como a remarcação de uma desistência podem ocorrer rapidamente, permitindo a redução da ociosidade dos profissionais.

Mas, as vantagens da tecnologia vão mais além. Há tempos a agilidade e a precisão gerada pela tecnologia permitem uma gestão eficaz e responsiva de clínicas, dos profissionais e das áreas financeira, contábil, tributária e comercial.

Como a área comercial contempla atendimento e fidelização de pacientes — além da divulgação —, a tecnologia agiliza toda a gestão para que você tenha tempo de se ocupar com o que melhor sabe fazer: impulsionar seu negócio.

Não é esse o objetivo maior da tecnologia, dos dispositivos e dos sistemas? Ou seja, permitir que você dedique tempo àquilo em que é melhor?

O que esperar do mercado?

Vivemos em um mundo onde as pessoas ficam cada dia mais ávidas por informações, por novidades e por aplicativos que facilitem a vida. Já nos habituamos a vê-los nos transportes, nas compras, nos estudos e agora chegou a vez da saúde.

Não há mais tempo a perder. Nem pacientes. O mercado tem a capacidade de reagir rapidamente aos avanços tecnológicos, respondendo positivamente e premiando aqueles que pensam à frente de seus concorrentes.

Se o profissional de saúde gastar tempo demasiado com gestão de compras, fluxo de caixa, problemas com funcionários, ausências inesperadas e pacientes que vêm e vão com a mesma rapidez, que tempo ele terá para se dedicar a fazer o negócio crescer?

A equação é simples. Pegue um mercado ávido por informações, ágil nas buscas por conteúdos, com pouquíssimo tempo para se decidir e ofereça conteúdo responsável, de qualidade, em um ambiente confiável, preciso e rápido.

O que você terá? Mais oportunidades de ser visto, lembrado e contatado. Assim, um grande número de contatos otimizados se transforma em mais pacientes e estes têm a possibilidade de ser mais bem atendidos, fidelizados e ouvidos.

Mas qual o benefício de ouvir seus pacientes futuros e atuais? Ouvindo-os, você conhecerá necessidades e expectativas em relação ao negócio. Além de poder atendê-los melhor, você terá a chance de transformar as informações coletadas em novos negócios e serviços.

Isso se traduzirá em menos horários vagos, menos desistências, pacientes fidelizados, satisfeitos, recomendações e mais negócios.
Entretanto, é importante salientar que, nas consultas online, não é qualquer tipo de informação que pode ser fornecida. Objetivando evitar a automedicação e entendimentos distorcidos por parte dos pacientes, as informações devem ter mais características de orientação do que de consulta.
 

Vale a pena ser médico online?

O conceito de negócio vem mudando progressivamente.
O mercado vende seus produtos e serviços por meio do e-commerce, marcas se fortalecem pelas redes sociais, consumidores falam e são ouvidos de forma imediata e empresas mudam a maneira de se comunicar com o público.

E nós, como consumidores, mudamos nosso comportamento. Se nós nos consideramos menos antenados, qual será o comportamento da geração que começa a consumir e a influenciar sua rede de relacionamentos e família com seus hábitos de consumo?

Fato é que o mundo mudou. Esperar o tempo passar para ver o que acontecerá pode significar perder tempo precioso, o qual, utilizado em seu favor por meio da tecnologia, pode lhe render bons e duradouros frutos.

A cada segundo, o volume de informações aumenta na proporção de milhões de consultas. A quase totalidade das pesquisas se concentra na internet e essas pesquisas acontecem quando o paciente tem a intenção de comprar um produto ou serviço.

A visibilidade da empresa determina se ela permanecerá no mercado ou se será engolida pela concorrência, que aumenta a cada hora.

Continue no Blog

A pergunta só pode ser respondida por você. Conhecer as necessidades de seus pacientes atuais e futuros, estar em contato online com eles e ser mais visto cada vez que alguém tenha necessidade de uma clínica de saúde bucal pode impulsionar seu negócio?

Se você respondeu positivamente a essa pergunta, vale a pena ser um médico online.

Quer mais?

Quer continuar por dentro de mais dicas para aprimorar a atuação da clínica? Basta seguir os nossos perfis nas redes sociais: Facebook e Instagram.

Next Post
Dentista com uma caneta anotando em um prontuário

Você sabe mexer com o receituário de controle especial? Veja aqui

Recomendado.

Recepção de uma clínica odontológica com o logo da clínica Akaki Odontologia ao lado esquerdo da imagem

Case de Sucesso por Priscila Tateishi da Clínica Akaki Odontologia

18 de agosto de 2021
O que é Gestão de Pacientes e qual a sua importância?

O que é Gestão de Pacientes e qual a sua importância?

20 de agosto de 2024

Tendências.

Entenda Como credenciar sua clínica a um plano de saúde

Como credenciar sua clínica a um plano de saúde

22 de outubro de 2024
Porque as clínicas estão migrando para o ControleODONTO?

Porque as clínicas estão migrando para o ControleODONTO?

11 de outubro de 2025
Quatro médicos conversando e anotando coisas na prancheta

Aprenda quais são os direitos na jornada de trabalho do profissional de saúde

22 de outubro de 2024
Conhecendo as principais normas de exigência de vigilância sanitária em 2024

Principais normas de exigência da vigilância sanitária para novas Clínicas em 2024

22 de outubro de 2024
Dentista sorrindo apertando a mão de uma paciente idosa

7 dicas de comunicação com o paciente

22 de outubro de 2024
Blog Gestão da Clínica | Dicas e Novidades para Profissionais da Saúde

Aqui no Gestão da Clínica, estamos comprometidos em fornecer recursos valiosos, dicas práticas e insights especializados para ajudá-lo a administrar sua clínica de forma eficiente, otimizando processos, aumentando a satisfação do paciente e alcançando seus objetivos profissionais.

Siga-nos

Categorias

  • Blog Gestão da Clínica
  • Controle Boleto
  • Destaques
  • Ebooks
  • Exclusivo
  • Gestão Administrativa para Clínicas
  • Gestão Comercial para Clínicas
  • Gestão de Atendimento para Clínicas
  • Gestão de Marketing para Clínicas Médicas e Odontológicas
  • Gestão Financeira para Clínicas Médicas e Odontológicas
  • Gestão Médica
  • Gestão Odontológica
  • Materiais Gratuitos
  • Pasta Médica

Tags

absenteísmo Análise de concorrência atendimento Clínica Odontológica clínicas Concorrência Contabilidade Financeiro Fluxo de Caixa Gestão Gestão Clínica Gestão médica Gestão Odontológica Google Meu Negócio Histórico de paciente humanizado LGPD Marketing Marketing Odontológico Materiais Odontológicos Prontuário Eletrônico Retorno sobre investimento ROI Segurança Digital Software Software médico Software odontológico Tecnologia

Últimas Notícias

Fidelização de pacientes em clínicas: estratégias eficazes - fidelização de pacientes clínicas

Fidelização de pacientes em clínicas: estratégias eficazes

6 de outubro de 2025
Gestão financeira para clínica: 7 passos essenciais - gestão financeira clínica

Gestão financeira para clínica: 7 passos essenciais

6 de outubro de 2025
  • Política De Privacidade
  • Termos de Utilização

© 2024 Gestão da Clínica. Todos os direitos reservados.

No Result
View All Result
  • Gestão Médica
    • Pasta Médica
    • Gestão de Marketing para Clínicas Médicas e Odontológicas
    • Gestão Administrativa para Clínicas
    • Gestão Financeira para Clínicas Médicas e Odontológicas
    • Gestão Comercial para Clínicas
    • Gestão de Atendimento para Clínicas
  • Gestão Odontológica
    • Gestão de Atendimento para Clínicas
    • Gestão de Marketing para Clínicas Médicas e Odontológicas
    • Gestão Administrativa para Clínicas
    • Gestão Comercial para Clínicas
    • Gestão Financeira para Clínicas Médicas e Odontológicas
  • Softwares Gestão
    • Gestão Clínicas Médicas
    • Gestão Clínicas Odontológicas

© 2024 Gestão da Clínica. Todos os direitos reservados.