Gestão da Clínica
  • Gestão Médica
    • Pasta Médica
    • Gestão de Marketing para Clínicas Médicas e Odontológicas
    • Gestão Administrativa para Clínicas
    • Gestão Financeira para Clínicas Médicas e Odontológicas
    • Gestão Comercial para Clínicas
    • Gestão de Atendimento para Clínicas
  • Gestão Odontológica
    • Gestão de Atendimento para Clínicas
    • Gestão de Marketing para Clínicas Médicas e Odontológicas
    • Gestão Administrativa para Clínicas
    • Gestão Comercial para Clínicas
    • Gestão Financeira para Clínicas Médicas e Odontológicas
  • Softwares Gestão
    • Gestão Clínicas Médicas
    • Gestão Clínicas Odontológicas
No Result
View All Result
Blog Gestão da Clínica | Dicas e Novidades para Profissionais da Saúde
No Result
View All Result

Confira 7 estratégias para fortalecer a captação de pacientes

por Reinaldo Ferreira
30 de julho de 2024
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Whatsapp

Existem várias maneiras de fazer uma clínica médica ou odontológica crescer. Por isso, você já pode ter ouvido inúmeras dicas de pessoas que têm experiência no mercado e utilizam as suas próprias fórmulas. Contudo, nem sempre o que funcionou para um profissional dá resultados para outro. Não basta abrir a porta e oferecer ótimo atendimento para conquistar um paciente.

Neste post, vamos falar sobre a importância de conquistar e fidelizar o público-alvo para garantir o crescimento e a sobrevivência das clínicas médicas e odontológicas. Além disso, vamos explicar as estratégias de captação de pacientes nesses estabelecimentos e fornecer detalhes sobre como divulgar o seu trabalho, melhorar o atendimento, investir no marketing de conteúdo e nas redes sociais etc.

Gostaria de saber mais sobre esse assunto? Acompanhe a leitura e fique por dentro!

Entenda a importância de conquistar e fidelizar pacientes

É muito importante conquistar e fidelizar pacientes para garantir o crescimento e a sobrevivência das clínicas médicas e odontológicas. O mercado está mais competitivo a cada dia e os profissionais dessas áreas precisam utilizar estratégias inovadoras para se diferenciar dos demais. Além de enfrentar os desafios referentes às questões legais e práticas, é indispensável fazer várias avaliações.

O profissional que decide empreender com sucesso terá que analisar a viabilidade do seu modelo de negócio, considerar o tipo da sua clínica e escolher modalidades de atendimento. Por outro lado, a escolha das estratégias e ferramentas a serem aplicadas para a captação e fidelização de pacientes que aumentarão as receitas também fazem parte de suas escolhas para obter o reconhecimento almejado.

Conheça as estratégias de captação de pacientes em clínicas

O marketing é essencial para aqueles que desejam ter resultados em seus negócios. Ele permite a aplicação de ferramentas poderosas que auxiliam médicos e dentistas na conquista de um lugar de destaque. As suas estratégias trazem diversas vantagens para quem atua nesses segmentos. Veja a seguir as principais dicas para obter sucesso com a sua clínica.

1. Melhorar o relacionamento com os pacientes

O primeiro passo para elevar a quantidade de pacientes em seu estabelecimento é melhorar o relacionamento com eles. Utilize os canais de comunicação disponíveis para entrar em contato e conversar sobre as suas especialidades. Mantenha-se presente nas datas comemorativas como dia das crianças, dia dos pais, dia das mães, aniversário, entre outras.

Se for possível, faça uso de um sistema que possibilite a interação com os pacientes e o envio de mensagens SMS ou e-mail para aniversariantes. Faça tudo o que estiver ao seu alcance para que o paciente tenha uma excelente experiência com a sua clínica. Oriente os funcionários para que possam falar sobre todos os serviços oferecidos com empatia.

2. Divulgar o seu trabalho

A divulgação do seu trabalho é a melhor forma para alcançar um número maior de pacientes. A estratégia de marketing deve estar alinhada aos objetivos da sua clínica para atrair o público-alvo e torná-la uma referência. Com os métodos certos e o respeito aos limites e normas relativas à sua profissão será possível ter um grande número de consultas agendadas.

3. Melhorar o atendimento

A qualidade do atendimento é primordial para atrair pacientes, visto que as pessoas não ficam felizes ao realizar consultas, fazer tratamentos ou exames médicos ou odontológicos. Esses momentos são motivados pela suspeita ou pela existência de enfermidades ou dificuldades e deixam os pacientes desconfortáveis. Inclusive, na hora de fazer a avaliação para prevenção pode ocorrer esse desconforto.

Sendo assim, o atendimento na sua clínica precisa ser adequado, ético e humanizado. Os profissionais da recepção precisam estar atentos às queixas, olhar para as pessoas, orientar com calma e simpatia e transmitir confiança. Durante as consultas, transmita os resultados de maneira simples e tire todas as dúvidas sem demonstrar pressa. Estabeleça uma relação amigável com o paciente.

4. Apostar no marketing de conteúdo

O trabalho pode ser divulgado por meio do compartilhamento de conteúdos informativos de qualidade. Para isso é necessário o planejamento para disponibilizar textos que sejam atrativos aos novos pacientes, sejam úteis para converter aqueles que ainda estão conhecendo os serviços e procuram uma opção no mercado. Depois de definir o que será publicado, verifique o melhor horário para as postagens.

5. Investir nas redes sociais

Crie um perfil profissional no Instagram, no LinkedIn, no Facebook, um site para a sua clínica e mantenha o público engajado por meio de publicações diárias. Compartilhe os conteúdos informativos do site ou blog no momento em que os potenciais pacientes tenham possibilidade de visualizar as informações. Faça stories e use hashtags, sempre mantendo a qualidade das postagens para promover a interação com os seguidores.

6. Potencializar o boca a boca

Marketing boca a boca envolve mais do que o mero uso de palavras eficazes e bonitas. As boas ações — quando são praticadas diariamente — produzem ótimos resultados para a sua clínica. As pessoas que chegam até você percebem com facilidade se o seu objetivo é apenas comercial, pretendendo conquistá-las por intenções meramente financeiras.

Não permita que os pacientes se sintam enganados. Caso isso aconteça, eles vão falar mal da sua clínica e a reputação dela ficará manchada. Por esse motivo, seja verdadeiro durante o atendimento, demonstre respeito e compreensão. Um paciente satisfeito sai do estabelecimento e passa adiante a experiência que teve com o médico ou dentista.

7. Utilize serviços automatizados

Há uma infinidade de ferramentas tecnológicas atualizadas que auxiliam com a automatização dos serviços em uma clínica médica ou odontológica. Algumas soluções da tecnologia integram todos os setores desses estabelecimentos, automatizam a administração e as finanças permitindo o controle adequado das questões administrativas. Procure um software que seja ideal para os seus negócios e diminua tarefas para focar no atendimento eficiente.

Enfim, essas são as 7 estratégias para fortalecer a captação de pacientes para clínicas médicas e odontológicas. Valorize os seus serviços, procure sempre otimizar o atendimento e o processo de gestão com investimento em ferramentas apropriadas. Com isso, torna-se mais fácil evitar atrasos em consultas, organizar os dados relevantes, agilizar o fluxo das informações e aprimorar os relacionamentos com o público-alvo.

Deseja obter mais informações sobre estratégias de captação e fidelização de pacientes? Entre em contato conosco agora mesmo!

Vem aprender mais sobre sua gestão!

Receba toda semana no seu e-mail, conteúdos exclusivos sobre como melhorar a gestão da sua clínica, dicas de diversos segmentos, atendimento aos clientes e pacientes, financeiro, estoque, entre outros assuntos que vão auxiliar você na sua administração.

INSCREVA-SE

Tags: Gestão ClínicaGestão médicaGestão OdontológicaMarketingMarketing Odontológico
Next Post
Confira 6 dicas essenciais de contabilidade para dentistas - Capa

6 dicas de contabilidade para dentistas

Recomendado.

Paciente sorrindo apertando a mão do dentista

Aprenda a manter o relacionamento com os pacientes após a consulta

22 de outubro de 2024
CNES, saiba o que é e como funciona.

CNES: saiba o que é como se cadastrar

22 de outubro de 2024

Tendências.

Entenda Como credenciar sua clínica a um plano de saúde

Como credenciar sua clínica a um plano de saúde

22 de outubro de 2024
Porque as clínicas estão migrando para o ControleODONTO?

Porque as clínicas estão migrando para o ControleODONTO?

11 de outubro de 2025
Quatro médicos conversando e anotando coisas na prancheta

Aprenda quais são os direitos na jornada de trabalho do profissional de saúde

22 de outubro de 2024
Conhecendo as principais normas de exigência de vigilância sanitária em 2024

Principais normas de exigência da vigilância sanitária para novas Clínicas em 2024

22 de outubro de 2024
Gestão financeira para clínica: 7 passos essenciais - gestão financeira clínica

Gestão financeira para clínica: 7 passos essenciais

6 de outubro de 2025
Blog Gestão da Clínica | Dicas e Novidades para Profissionais da Saúde

Aqui no Gestão da Clínica, estamos comprometidos em fornecer recursos valiosos, dicas práticas e insights especializados para ajudá-lo a administrar sua clínica de forma eficiente, otimizando processos, aumentando a satisfação do paciente e alcançando seus objetivos profissionais.

Siga-nos

Categorias

  • Blog Gestão da Clínica
  • Controle Boleto
  • Destaques
  • Ebooks
  • Exclusivo
  • Gestão Administrativa para Clínicas
  • Gestão Comercial para Clínicas
  • Gestão de Atendimento para Clínicas
  • Gestão de Marketing para Clínicas Médicas e Odontológicas
  • Gestão Financeira para Clínicas Médicas e Odontológicas
  • Gestão Médica
  • Gestão Odontológica
  • Materiais Gratuitos
  • Pasta Médica

Tags

absenteísmo Análise de concorrência atendimento Clínica Odontológica clínicas Concorrência Contabilidade Financeiro Fluxo de Caixa Gestão Gestão Clínica Gestão médica Gestão Odontológica Google Meu Negócio Histórico de paciente humanizado LGPD Marketing Marketing Odontológico Materiais Odontológicos Prontuário Eletrônico Retorno sobre investimento ROI Segurança Digital Software Software médico Software odontológico Tecnologia

Últimas Notícias

Fidelização de pacientes em clínicas: estratégias eficazes - fidelização de pacientes clínicas

Fidelização de pacientes em clínicas: estratégias eficazes

6 de outubro de 2025
Gestão financeira para clínica: 7 passos essenciais - gestão financeira clínica

Gestão financeira para clínica: 7 passos essenciais

6 de outubro de 2025
  • Política De Privacidade
  • Termos de Utilização

© 2024 Gestão da Clínica. Todos os direitos reservados.

No Result
View All Result
  • Gestão Médica
    • Pasta Médica
    • Gestão de Marketing para Clínicas Médicas e Odontológicas
    • Gestão Administrativa para Clínicas
    • Gestão Financeira para Clínicas Médicas e Odontológicas
    • Gestão Comercial para Clínicas
    • Gestão de Atendimento para Clínicas
  • Gestão Odontológica
    • Gestão de Atendimento para Clínicas
    • Gestão de Marketing para Clínicas Médicas e Odontológicas
    • Gestão Administrativa para Clínicas
    • Gestão Comercial para Clínicas
    • Gestão Financeira para Clínicas Médicas e Odontológicas
  • Softwares Gestão
    • Gestão Clínicas Médicas
    • Gestão Clínicas Odontológicas

© 2024 Gestão da Clínica. Todos os direitos reservados.