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Blog Gestão da Clínica | Dicas e Novidades para Profissionais da Saúde
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Como aumentar a performance da gestão da sua clínica com Business Intelligence

por Reinaldo Ferreira
21 de junho de 2021
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As decisões dos empreendedores da área da saúde não podem ser baseadas na intuição ou na experiência dos profissionais. O mercado hoje está muito competitivo e o Business Intelligence (BI) auxilia a ter decisões mais acertadas. Dados são capturados em tempo real e utilizados para fazer análises e estratégias efetivas para os negócios.

Neste artigo, vamos explicar o que é Business Intelligence e qual a sua importância na área da saúde. Por outro lado, vamos mostrar como essa estratégia pode ser aplicada na gestão de clínicas, principalmente para coleta, organização e análise de dados, tomar decisões baseadas em fatos, realizar diagnósticos mais acertados, entre outros.

Deseja obter informações relevantes sobre Business Intelligence? Siga em frente!

O que é Business Intelligence?

O Business Intelligence se tornou fundamental no mundo dos negócios e também pode ser bem aproveitado na área da saúde. O significado do termo é inteligência empresarial e trata-se de um conjunto de procedimentos para o armazenamento e a avaliação de dados úteis para as empresas. Com uma análise profunda das informações, os gestores conseguem fazer escolhas com mais precisão.

A gestão se torna mais eficiente com o BI, que não é apenas uma ferramenta ou um sistema. Esse é um conceito aplicável nas rotinas das instituições, inclusive nas clínicas médicas e odontológicas, para otimizar os processos. Na atualidade, é essencial para que o gerenciamento dos negócios seja facilitado, com a qualidade das informações que são disponibilizadas com rapidez.

Qual a importância da Business Intelligence para clínicas?

Agora que você já sabe o que é BI, é importante que compreenda a importância do conceito para a sua clínica. As práticas e as aplicações da solução geram diversos benefícios para empreendimentos do segmento de saúde. Elas proporcionam visão estratégica, melhoria de processos e aprimoramento das atividades.

Os profissionais tomam decisões com mais segurança pelo acesso ao conhecimento. Por meio de análises eficientes, os gestores obtêm visões diferenciadas sobre a gestão e podem melhorar o atendimento aos pacientes, além de ofertar mais confiabilidade. Contudo, isso somente é alcançado com investimentos em tecnologia.

Como essa estratégia pode ser aplicada na gestão de clínicas?

Há uma infinidade de informações armazenadas em uma clínica. São prontuários, fichas, transações financeiras, registros de despesas, receitas mensais etc. O gerenciamento desses dados é mais efetivo se você contar com o BI, pois eles serão armazenados de forma segura e em conformidade com as leis. Observe, abaixo, dicas para aplicar essa estratégia na gestão do seu estabelecimento!

Coleta de dados

As informações da clínica precisam ser coletadas e armazenadas em um ambiente seguro para oportunizar a realização de análises eficazes. O BI auxilia com essas questões e garante a segurança dos dados para que você consiga descobrir quais convênios são os mais rentáveis, por exemplo. O conceito verifica a realidade do negócio e apresenta uma previsão de acontecimentos futuros.

Ele vai ajudar a responder se vale a pena atender apenas pacientes por consultas particulares ou se é interessante fazer uma parceria. Com o acesso a informações valiosas, o gestor define possibilidades de redução de custos e de aumento na rentabilidade sem prejudicar o relacionamento com os pacientes. Gastos desnecessários serão cortados com a avaliação do retorno sobre o investimento.

Organização e análise das informações

Os dados são centralizados para que o profissional identifique diversos fatores: gargalos, melhorias e produtividade dos colaboradores. A organização e a análise das informações facilita a identificação de pontos fracos e fortes. Utilize o BI para ter agilidade ao analisar os dados, gerar relatórios e visualizar gráficos automáticos. Consequentemente, você terá mais tempo para atender os pacientes.

A solução vai mostrar quais são os planos de saúde mais usados pelos pacientes e se é vantajoso ter um parceiro. Além do mais, um prontuário eletrônico com cronômetro deixará claro o tempo médio dos seus atendimentos, a fim de verificar opções de melhorias. Quer saber quem são os pacientes leais e quantas vezes eles o consultam durante o ano? Conte com o BI!

Decisões baseadas em fatos

Realize ações baseadas em fatos, utilizando os dados obtidos e transformando-os em informações úteis para colaboradores, fornecedores e pacientes. Caso o uso do BI aponte que muitos pacientes faltam às consultas sem entrar em contato com a clínica, você poderá criar lembretes automáticos para lembrá-los dos horários agendados e reduzir o absenteísmo.

Desse modo, será mais fácil fidelizar pacientes e ter mais agilidade em sua rotina. Ainda, a sua clínica receberá elogios pelo cuidado de lembrar os pacientes sobre os agendamentos. Essa atenção gera reconhecimento ao seu estabelecimento e satisfação ao público atendido. Afinal de contas, com a agitação do dia a dia, todos gostam de receber um lembrete.

Diagnósticos mais acertados

Obtenha diagnósticos mais precisos por meio da integração de dados e aumente a sua produtividade. Business Intelligence não é útil apenas para monitorar o desempenho e para otimizar receitas, ele também analisa a evolução clínica dos seus pacientes. Isso auxilia na escolha de tratamentos mais adequados de acordo com cada situação.

Por meio de processos inteligentes, o BI facilita a construção de uma base histórica para que o profissional compare os desfechos dos casos semelhantes que passaram por atendimento. Ele ajuda, ainda, a acompanhar os indicadores e averiguar a qualidade dos atendimentos, automatizando e simplificando procedimentos e minimizando os erros causados pela ausência de informação.

Otimização de processos

A otimização de processos se torna mais prática com o uso do BI pelos profissionais de saúde. A solução propicia vantagem competitiva frente à concorrência, melhorando todos os processos internos, tais como a qualidade da gestão, o agendamento das consultas, o atendimento pós-consulta e muito mais. Excelentes resultados são obtidos se o trabalho estiver organizado.

Portanto, para melhorar a gestão da sua clínica, aplique as práticas de Business Intelligence em conjunto com um software médico. Em decorrência disso, você terá os dados centralizados em um único local, poderá acessar relatórios importantes e visualizará gráficos automáticos para ter uma compreensão mais profunda dos negócios. Ambas as soluções atuam de forma eficiente para produzir feitos a curto, médio e longo prazo. 

Entendeu como o Business Intelligence melhora a gestão da sua clínica? Se ainda tiver dúvidas, deixe aqui o seu comentário!

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