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Atendimento humanizado: o que é preciso para implantar?

por Reinaldo Ferreira
22 de outubro de 2024
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Atendimento humanizado é um tema amplamente debatido na assistência à saúde. Compreender os indivíduos como seres humanos complexos, com experiências e desejos singulares, é essencial. Prestar um serviço de saúde baseado no cuidado humanizado significa tratar o paciente de modo mais acolhedor. Portanto, o atendimento deve ser associado às habilidades técnicas adquiridas pelo estudo e experiência clínica.

Essa prática está gerando muitos resultados positivos, contribuindo para a fidelização de pacientes e a efetividade do tratamento. Ao estabelecer uma relação de confiança, os profissionais da saúde ganham maior credibilidade e sucesso em suas carreiras.

Como na área da odontologia isso não seria diferente, desenvolvemos um conteúdo completo sobre como implantar o atendimento humanizado. Continue a leitura e entenda os principais métodos desenvolvidos na sua clínica!

Qualificação da equipe:

Um dos pontos mais importantes ao planejar a implantação do atendimento humanizado é a qualificação de todos os colaboradores que compõem o quadro da clínica. Desde recepcionistas a especialistas em diferentes áreas da odontologia. Afinal, o tratamento diferenciado acontece desde o primeiro contato na sala de recepção ou durante aquela ligação para a marcação de consultas.

Considera-se dois cuidados a cautela no momento de contratação e integração de novas pessoas ao corpo clínico e a ministração de treinamentos de maneira recorrente. Assim, enfatizando a importância do atendimento humanizado.

Atenção aos detalhes ao contratar:

Certamente alguns dos aspectos que você não abre mão ao agregar novos indivíduos à sua equipe são a habilidade e competência profissional. Isso é imprescindível.

Entretanto, analisar questões que envolvem a personalidade, ética e caráter dessas pessoas é fundamental. Implantar o atendimento humanizado requer que os profissionais envolvidos estejam dispostos a se colocar no lugar do outro. Portanto, estabelecer a empatia e sempre colocar os pacientes em primeiro lugar. Para tanto, busque conhecer os profissionais que farão parte do dia a dia da clínica e terão um contato direto com a clientela.

Treinamentos são essenciais:

Sabemos que a rotina de um consultório é atribulada e ministrar treinamentos de maneira recorrente é trabalhoso. Entretanto, a educação continuada é uma prática que tem o potencial de otimizar o tempo dos funcionários. Quando a equipe está alinhada e engajada em um mesmo ideal, é muito mais fácil atingir resultados e metas previamente estipulados. O trabalho em equipe é um dos pontos-chave de uma clínica. Se esse esforço estiver baseado na prática do atendimento humanizado, certamente a clientela aumentará consideravelmente.

Utilização de tecnologias:

Você deve estar se perguntando o que o atendimento humanizado tem a ver com o uso de tecnologias. A questão é que esses dois recursos se complementam e garantem ótimos resultados quando usados em conjunto.

Como a tecnologia pode ajudar:

A tecnologia otimiza o tempo dos profissionais. Portanto, recursos digitais são utilizados para a automatização de processos de gestão, como o agendamento de consultas e o armazenamento do prontuário eletrônico. Assim, a realização de atividades burocráticas e repetitivas fica mais eficiente.

Ademais, os avanços tecnológicos estão cada vez mais precisos e eficientes. Diagnósticos e procedimentos são realizados mais rapidamente, assim como a análise e obtenção de exames de imagem que podem ser anexados em softwares que fornecem sistemas em nuvem. Todos esses benefícios contribuem para uma maior praticidade e agilidade dos processos rotineiros. Consequentemente, os colaboradores da clínica terão mais oportunidades de se dedicar ao atendimento humanizado.

Para saber mais sobre como um software odontológico pode ajudar sua clínica, visite Controle Odonto.

Comunicação no atendimento humanizado:

O estabelecimento de uma comunicação adequada, objetiva e clara é importante não somente entre os membros da equipe, mas também em relação aos pacientes. Essa é uma estratégia de humanização que faz toda a diferença e é relativamente fácil de ser implantada.

Comunicação entre os colaboradores:

Para que a implantação do atendimento humanizado seja eficaz, é indispensável que a comunicação seja estimulada. Ouça o que os funcionários têm a dizer e considere suas sugestões, assim como reclamações ou elogios. Dessa forma, os valores e atitudes determinantes na cultura de humanização são enraizados e sustentados mais facilmente entre os prestadores do serviço à saúde.

Comunicação com os pacientes:

Olho no olho, compreensão e estabelecimento de uma relação de confiança são estratégias essenciais de comunicação. Devem ser aperfeiçoadas para que os pacientes se sintam mais seguros e satisfeitos durante as consultas. Atitudes simples como perguntar efetivamente o que os pacientes estão sentindo, suas reais queixas ou o nível de possíveis dores ou incômodos fazem com que se sintam mais amparados e acolhidos.

Ouvir o que o indivíduo tem a dizer facilita a percepção do outro como um ser humano complexo, compreendendo seus aspectos biológicos, sociais e psicológicos. O desenvolvimento dessa visão holística pode inclusive identificar outros fatores diretamente relacionados à saúde, cruciais no estabelecimento da conduta clínica. Além disso, explique de maneira simples e compreensível os motivos pelos quais os procedimentos estão sendo adotados. Esqueça os termos técnicos e científicos da odontologia. Essa atitude garante mas efetividade nos resultados do tratamento devido à melhor perspectiva dos pacientes.

O atendimento humanizado é primordial para que os dentistas e todo o corpo de colaboradores da clínica criem vínculos e fidelizem a clientela. Como pudemos perceber, a humanização em saúde não requer atitudes e técnicas muito complexas.

Estratégias acessíveis e simples podem ser implantadas na rotina da clínica. Influenciam tanto a produtividade dos profissionais quanto a credibilidade das pessoas atendidas. Comece a introduzir essa prática aos poucos e observe a transformação do ambiente de trabalho e satisfação de todos os envolvidos.

Achou interessante nosso conteúdo sobre os principais aspectos necessários para implantar o atendimento humanizado? Então você também vai gostar de saber mais sobre o que é a gestão de atendimento e qual a sua importância. Boa leitura!

Atendimento humanizado

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