Muitos consultórios enfrentam situações financeiras difíceis. Os motivos podem ser os mais diversos, mas basta alguns minutos para pensar em alguns deles, como a falta de capacitação da gestão, dificuldade de consolidação no mercado, ou, em alguns casos, até mesmo falta de estratégias capazes de superar a concorrência.
A boa notícia é que esses problemas podem ser resolvidos com uma gestão financeira da clínica mais eficiente. Ficou surpreso? Entenda um pouco melhor sobre o assunto por meio das 7 dicas que compartilhamos aqui. Elas vão ajudar a alavancar seu negócio e fazer com que ele se abra para o mundo exterior. Vamos juntos nessa?
1. Investir em boas contratações
Hoje é a realidade de muitas clínicas e consultórios um quadro enxuto de funcionários. Nada mais natural, já que a medida simboliza certa economia em alguns aspectos, tornando o negócio mais sustentável. Se você já tem uma clínica, sabe bem quanto cada um deles pode custar.
Ainda assim, é fundamental que as contratações sejam bem acertadas, pois esse time precisa estar devidamente engajado e render mais. Somente com um time capacitado é possível fazer “mais com menos”. Assim você consegue entregar tudo que é necessário para o bom funcionamento do negócio.
E tem mais: ter um bom time significa que o negócio consegue andar de forma mais ou menos independente. Isso faz com que você, gestor, consiga garantir outras atribuições muito importantes, como mais tempo para cuidar do gerenciamento da clínica e das finanças.
2. Identificar suas fontes de renda
Muitas pessoas sabem mais ou menos quanto entra ou sai no final do mês, mas poucas pararam para se perguntar quais são as suas principais fontes de renda. Esse pode ser um grande erro, já que existem alguns serviços que podem ter uma representatividade maior para o seu negócio, tornando-se algo como o “carro chefe” do empreendimento.
Por isso, gaste algum tempo para identificar quais são as fontes de renda e quanto cada uma delas representa para o seu negócio. Você vai se surpreender e ver no que deveria dar mais atenção, por exemplo.
3. Fechar torneiras
Basta algum tempo de estudo dos “desperdícios” para perceber que eles estão mais presentes do que imaginamos. Alguns deles são percebidos com mais facilidade, como mau uso de materiais, tempo ocioso dos funcionários (o que pode parecer bobeira, mas representa um desperdício e tanto de mão de obra) e vários outros mais nítidos.
Já outras torneiras ficam abertas de forma mais discreta, o que significa que você vai precisar se comprometer com um estudo um pouco mais profundo para identificá-las. Elas podem acontecer de diversas maneiras, mas “fechar” essas fontes representa uma ótima maneira de garantir uma gestão financeira da clínica mais eficiente.
4. Ter um bom atendimento
Alguns gestores não percebem a relação entre o atendimento e a gestão financeira de um negócio. Realmente, essa ligação acontece de forma mais sutil, mas é bom sempre lembrar que é o atendimento um dos principais responsáveis por reter o seu paciente e fazer com que ele fique satisfeito.
Por essas e outras, ele é um pilar indispensável para o sucesso do seu negócio! Isso envolve o trabalho de recepcionistas, atendentes, médicos, dentistas e qualquer outro profissional que trabalhe na sua clínica. Assim o seu paciente percebe que é bem cuidado e — mais que isso — que ele é a verdadeira razão de o seu negócio existir. Então, não abra mão de aprimorar esse ponto.
Além disso, não poderíamos deixar de explorar aqui as captações. Elas devem acontecer de forma recorrente, seja pelos meios inbound ou outbound. Sua equipe deve estar comprometida em sempre captar novos pacientes.
Depois, quando chegarem ao seu estabelecimento, é fundamental que encontrem um atendimento diferenciado, pois, como adiantamos, essa é uma das melhores maneiras de retenção.
5. Não se acomodar
A gestão financeira da clínica também tem uma relação direta com um empreendedor que quer sempre melhorar — e esse ponto é um dos principais diferenciais no dia de hoje. Em um mundo cada vez mais competitivo, essa é uma das melhores maneiras de fugir do ciclo da falência e firmar seu negócio de vez!
Algumas empresas acabaram tomando uma posição confortável, o que fez com que se fechassem para o mundo exterior. Nesse meio tempo, novas empresas acabaram chegando, com sonhos maiores, um time mais engajado e viram ótimas oportunidades de evoluir nos ambientes em que atuam.
Se você não quer cair nessa armadilha, esteja sempre atento às oportunidades de melhoria e fuja da tendência de se acomodar.
6. Trabalhar a inadimplência
Atingir o grupo de pacientes inadimplentes é uma ótima maneira de melhorar o fluxo do caixa. Alguns gestores ficam preocupados sobre como fazer isso, mas hoje existem estratégias leves que não proporcionam nenhum tipo de constrangimento, como um SMS. Acredite: essas são ótimas alternativas para resolver esse problema!
A ideia desse método é fazer com que eles se recordem de que têm alguma inadimplência com a sua clínica, pois muitos deles nem sequer lembram mais que têm alguma dívida.
7. Usar a tecnologia a seu favor
Hoje existem muitas alternativas já criadas que podem ser um verdadeiro suporte para o trabalho desenvolvido por sua clínica. Já foram desenvolvidos softwares e outras tecnologias que ajudam a melhorar o desempenho da empresa como um todo (e consequentemente, melhoram o seu desempenho financeiro junto).
Procure conhecer algumas das opções disponíveis e surpreenda-se com os resultados que elas podem trazer. Alguns softwares, por exemplo, auxiliam na gestão do atendimento, fluxo financeiro e vários outros detalhes.
Desenvolver uma gestão de forma mais intensa é uma ótima maneira de ter a empresa nas mãos e tornar o negócio ainda mais sustentável.
Agora que você já sabe o que fazer para garantir uma gestão financeira da clínica mais eficiente, não deixe de incorporar algumas (ou várias) dessas dicas no seu negócio. Incorporando esses cuidados e percebendo os reflexos positivos que podem trazer, você vai acabar se surpreendendo!
Aproveite que está se informando sobre o assunto e leia nosso e-book sobre o guia financeiro para sua clínica. Nos encontramos por lá! Até!