Oferecer tratamentos diferenciados e com qualidade é essencial para o bom funcionamento de uma clínica. Para isso, a equipe que trabalha no local deve se manter sempre qualificada, proporcionando resultados eficientes, reduzindo complicações e problemas que possam surgir.
No entanto, para se obter sucesso não basta apenas investir em técnicas novas e tratamentos. É necessário dar atenção total ao relacionamento com os pacientes, para que eles continuem confiando no atendimento dos especialistas, criando, assim, a fidelização.
Você deve manter essa relação mesmo após as consultas, de modo a criar mais aproximação com o público e atrair novos pacientes. Pensando nisso, separamos, neste post, algumas dicas infalíveis para você manter um relacionamento adequado com eles. Essas medidas são capazes de gerar mais lucratividade para o negócio!
Como criar um relacionamento com os pacientes e ajudar o negócio?
Para ter uma relação adequada com os pacientes após as consultas e procedimentos médicos ou odontológicos, é importante seguir algumas dicas simples. Conheça, a seguir, seis delas.
Tenha uma comunicação humanizada
A relação entre os profissionais e os seus pacientes deve ser humanizada, já que assim eles se sentirão mais próximos, adquirindo segurança e confiança.
O início de qualquer procedimento, desde a avaliação básica até tratamentos mais rigorosos, deve prezar pela qualidade e contar com esclarecimentos para não deixar os pacientes confusos. Entretanto, também é preciso adotar as mesmas ações após a primeira consulta.
Portanto, é imprescindível transmitir todas as informações necessárias para que as dúvidas sejam esclarecidas, mantendo, contudo, a serenidade e respeitando as emoções que surgirem. Além disso, todo atendimento deve ser amigável, compreensível e delicado, já que trabalhar com a saúde das pessoas, exige delicadeza e tranquilidade.
Você deve ouvir o que seu paciente tem a dizer, dando total atenção para compreender as necessidades dele. Ao fazer isso, toda a clínica conseguirá suprir as expectativas das pessoas, promovendo o diagnóstico exato e os tratamentos mais adequados.
Crie um relacionamento cordial e interpessoal entre a sua equipe e os pacientes, buscando oferecer, continuamente, a assistência que eles procuram.
Seja claro e objetivo
Por mais que a comunicação deva ser humanizada, é preciso ser claro e objetivo em seus atendimentos. Em muitos casos, o paciente prefere obter uma relação mais sincera. Por isso, após a consulta, quando for dar o diagnóstico, passe as informações com objetividade, falando sobre o problema e as soluções.
Ao transmitir a análise feita, é fundamental apresentar todas as alternativas e mostrar os possíveis resultados de cada uma delas para que, juntos, vocês possam tomar a decisão mais acertada.
Além disso, se a ideia é oferecer comunicados sobre novos tratamentos, avanços da clínica ou qualquer outro dado que possa ser relevante ao paciente, lembre-se de ser objetivo. Afinal, um diagnóstico mais rápido e preciso pode ser o mais adequado.
Quando a sua equipe é clara nas informações, o paciente passa a compreender melhor toda a situação, chegando a uma decisão mais consciente.
Uma excelente dica é se colocar no lugar do próximo. Pense em como você desejaria ser tratado em um consultório e dê os mesmos cuidados que gostaria de receber.
Diversifique os canais de comunicação
A tecnologia abriu diversas portas para a interação entre um consultório e os seus pacientes. Sendo assim, é preciso usar esse recurso como aliado para alcançar as pessoas e ter maior presença online.
Além do contato telefônico você deve contar com outros meios de comunicação. Ao preencher a ficha de cadastro dos pacientes, insira um campo para que eles possam fornecer o e-mail e o celular com Whatsapp. Depois disso, você poderá utilizar esses canais para se comunicar com eles e aprimorar o atendimento.
Você ainda pode melhorar sua relação com os pacientes, fazendo contato para saber sobre o bem-estar deles após um procedimento ou oferecer promoções e dicas de como cuidar da saúde.
Mantenha os seus pacientes atualizados
Assim como em qualquer empresa, é importante que as clínicas mantenham o seu público atualizado. Fale com os pacientes sobre o surgimento de novas técnicas para os tratamentos mais básicos e também sobre o aprimoramento da tecnologia em procedimentos mais sérios.
Além disso, apresente os novos serviços que serão disponibilizados pelo consultório e como eles proporcionarão vantagens aos pacientes. Isso demonstrará como a sua clínica está se desenvolvendo e crescendo no mercado, trazendo mais confiabilidade para os serviços prestados.
Se você pretende criar ofertas, promoções e qualquer outro benefício, transmita essas informações. E não se esqueça de sempre informar sobre as formas de pagamento e os meios de parcelamento, apresentando facilidades para eles.
Use um software de gestão
Você já deve ter percebido que lidar com uma clínica que possui uma equipe de profissionais não é algo simples. É preciso adquirir meios para integrar os serviços de gerenciamento, otimizando o tempo e as tarefas.
Para isso, nada melhor que utilizar um software de gestão capaz de oferecer melhoria contínua e agilidade na prestação de serviços administrativos.
Você pode adquirir um programa qualificado, a fim de centralizar todas as informações sobre os seus pacientes. Dessa forma, os dados deles ficarão organizados, facilitando o atendimento e a comunicação entre vocês.
Além disso, é possível usar o aplicativo de gestão para entrar em contato com o paciente e avisá-lo sobre novas consultas ou informá-lo sobre qualquer mudança que acontecerá no consultório, mantendo todos atualizados.
Fortaleça sua relação com os pacientes
Você deve mostrar aos pacientes que eles são importantes. É assim que a sua clínica conseguirá atingir os resultados esperados. Atrair mais público depende da boa imagem que o consultório transmite ao mercado e isso se torna mais fácil quando os pacientes antigos indicam os seus serviços para novas pessoas.
Então, mantenha pequenos gestos satisfazer e deixar todos eles encantados com seu consultório. Mande cartões e mimos de Natal, de aniversário e em outras datas comemorativas.
Use todas as medidas possíveis para demonstrar o carinho e a satisfação em tê-los com vocês. Isso pode ser o diferencial que eles buscam, melhorando o relacionamento e construindo a fidelização.
O bom relacionamento com os pacientes é a chave para que o negócio prospere, conquistando os objetivos empresariais e criando vantagens competitivas frente aos concorrentes. Siga essas dicas e ajude a sua equipe a ganhar prestígio no mercado.
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