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7 erros que devem ser evitados no atendimento na clínica

Evite estes 7 erros para você melhorar o atendimento da sua clínica e destaque-se dos seus concorrentes.

Em tempos tão competitivos quanto os de hoje, a adoção de práticas inteligentes é imprescindível para vencer a concorrência, sobretudo em segmentos muito exigentes do mercado, como é o caso da área da saúde. Pensando nisso, preparamos este post mostrando alguns dos erros que devem ser evitados no atendimento na clínica.
Dessa maneira, fica muito mais fácil fidelizar o paciente e melhorar os resultados financeiros da empresa, garantindo um fluxo constante de consultas e, de quebra, elevando a sua credibilidade perante o público.
Quer descobrir como fazer isso? Então, continue lendo este conteúdo!

1. Ignorar as necessidades do paciente

Um dos maiores erros que devem ser evitados no atendimento na clínica é, logicamente, ignorar as necessidades dos pacientes. Lembre-se de que eles são o grande motivo do negócio funcionar. Então, se eles não ficarem satisfeitos, suas chances de sucesso diminuirão bastante. Isso para não dizer que podem simplesmente nem existir.
Por isso, você deve considerar as particularidades de cada um que chegar à sua recepção ou entrar em contato, de maneira que seus contextos biológicos e psicossociais sejam respeitados. Jamais despreze informações relevantes, como hábitos de vida, dificuldades de locomoção, história pregressa de doenças e assim por diante.

2. Deixar as pessoas esperando muito

A espera é uma das grandes dificuldades nos consultórios de quase todos os profissionais de saúde. Afinal, cada consulta tem suas próprias demandas e surpresas, com pacientes que ajudam a fazer o atendimento ser veloz e outros que podem fazer com que o procedimento mais simples se torne um verdadeiro desafio.
No entanto, existem fatores que podem ser controlados e você não pode se esquecer deles. É preciso zelar pela organização da agenda, de maneira que se consiga elencar a ordem dos horários, de acordo com o tempo médio de duração estipulado e deixando uma brecha para exames ou tratamentos um pouco mais demorados.

3. Higienização inadequada do ambiente

Na área de saúde, a higienização adequada é uma questão de segurança e de boa prática para profissionais que não abrem mão da qualidade. Além disso, abrir mão dela é, sem dúvidas, um dos principais erros que devem ser evitados no atendimento na clínica. Isso vale tanto para o local quanto para os equipamentos.
Sua equipe precisa verificar os banheiros, a recepção e o próprio consultório, de forma a evitar a disseminação de doenças ou contaminações que poderiam ser provocadas por microrganismos. Outra atitude inteligente é apostar na dedetização com empresas de qualidade, para que insetos não façam parte do dia a dia do lugar.

4. Sala de recepção pouco agradável

A sala de recepção é um dos pontos sensíveis de qualquer consultório e deve ser um diferencial positivo para a sua clínica. Tenha em mente que, por mais que seja importante prestar um serviço de qualidade, é na hora da chegada e da espera que os pacientes vão formar a primeira impressão sobre seu negócio.
Sendo assim, além de manter o local sempre limpo e organizado, você deve apostar em móveis ergonômicos e confortáveis, além de fornecer água, cafezinho e disponibilizar revistas variadas. Em tempos de alta tecnologia, não é recomendável focar apenas em som ambiente ou TV: ofereça Wi-Fi para amenizar o tempo de espera.

5. Não oferecer treinamento para a equipe

Obviamente, a atuação do profissional de saúde sempre será a mais importante dentro de um consultório. No entanto, isso não quer dizer que os outros colaboradores não tenham um papel bastante relevante para o negócio. Por isso, a falta de treinamento da equipe é mais um dos erros que devem ser evitados no atendimento na clínica.
Antes ou depois da consulta, os pacientes estarão em contato com os recepcionistas e eles precisam estar preparados para isso. Eles deverão ter soluções para algumas situações e saber como levar queixas e reclamações aos superiores. Para isso ser feito da melhor forma, é possível oferecer cursos, workshops ou mesmo treinamentos internos.

6. Abrir mão da ajuda da tecnologia

Abrir mão da ajuda da tecnologia é mais um dos erros que devem ser evitados no atendimento na clínica. Com a rotina corrida dos consultórios e o imenso número de dados que os empreendimentos do ramo precisam lidar no dia a dia, contar com ferramentas modernas pode ser um tremendo diferencial para o negócio.
Um bom software de gestão pode ajudar muito nesse sentido. Ele facilita e automatiza a gerência, tanto na parte financeira como administrativa. Além disso, centraliza dados importantes e permite que sejam checados com apenas alguns cliques, ajudando tanto o especialista quanto os colaboradores na hora de colher informações sobre o paciente.

7. Ausência de atendimento humanizado

Você já deve ter ouvido falar que o atendimento humanizado é uma das grandes tendências da área de saúde e que profissionais que não se adequarem a essa realidade terão problemas em encher as suas agendas, não é verdade? Por isso, se você ainda não está preparado para receber seus pacientes dessa forma, você comete um dos erros que devem ser evitados na clínica.
É essencial caprichar na cordialidade, na empatia e manter o domínio acerca dos processos internos, a fim de elevar os níveis de precisão e eficiência nas consultas. Além disso, você deve estar atento às atitudes que possam aperfeiçoar o tratamento dado às pessoas, com processos bem definidos e integrados, desde o primeiro contato.
Esses são alguns dos principais erros que devem ser evitados no atendimento na clínica. Lembre-se de que é muito mais fácil evitá-los quando você conhece melhor o seu paciente e o seu próprio negócio. Isso só é possível quando você conta com uma boa ferramenta de tecnologia, como um software para automatizar tarefas e centralizar as informações.
Quer contar com uma das melhores soluções em tecnologia para agilizar e aprimorar a rotina do seu consultório? Então, não perca mais tempo e entre em contato conosco!

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