Criar um plano de negócio para clínica parece ser uma tarefa trabalhosa, mas é um documento fundamental para desenvolver uma estratégia assertiva de crescimento do seu negócio. Aprenda a como fazer um neste artigo.
Diversos fatores contribuem para o sucesso de um negócio, no entanto, o planejamento é imprescindível, principalmente nos estágios iniciais. Nesse sentido, o plano de negócios é um documento determinante, pois apresenta dados importantes para embasar as decisões.
Em uma clínica odontológica não é diferente e contar com um plano de negócios bem elaborado é crucial para alcançar os objetivos. Trata-se de uma ferramenta para conhecer o modelo de negócios, questões mercadológicas e facilitar a identificação de estratégias promissoras.
Afinal, o que é e como fazer o plano de negócios para uma clínica odontológica? Se você tem dúvidas sobre o assunto, vamos ajudar! Continue a leitura deste post e entenda o conceito, a importância e as etapas para elaborar um plano de negócios perfeito para sua clínica.
O que é o plano de negócio?
É um documento que apresenta todas as informações, os objetivos e as estratégias de um negócio. É constituído por estudos mercadológicos e detalhamento das questões financeiras e estruturais, atuando como um manual para guiar a implementação de uma clínica.
Em outras palavras, o plano de negócios consiste em um documento que formaliza o planejamento e as ações que serão tomadas para alcançar os objetivos. Por meio dele, é possível saber as melhores estratégias e evitar riscos, erros e incertezas. Portanto, o documento é um necessário em todas as etapas da clínica, principalmente nos momentos iniciais — pois detalha aspectos importantes para embasar as decisões e auxiliar a usar os investimentos de maneira estratégica para acelerar os resultados.
Por que é importante ter um plano de negócio?
O mercado é repleto de competitividade e oscilações, que influenciam diretamente as atividades e os resultados de uma clínica odontológica. Sendo assim, para iniciar as atividades corretamente e evitar prejuízos, é essencial desenvolver um planejamento eficiente.
Nesse contexto, contar com o plano de negócios é a melhor alternativa, pois o documento orienta todas as decisões importantes. Assim, é possível prever cenários e agir com precisão, detalhando todos os passos para atingir os objetivos a curto, médio e longo prazo.
Para isso, o plano de negócios apresenta informações relevantes, como:
- planejamento das finanças;
- potencial de alcance de mercado;
- necessidade operacional;
- planejamento de investimentos;
- gestão administrativa;
- planejamento de marketing;
- estudos sobre o mercado;
- estudo sobre o local onde a clínica será instalada.
Diante disso, o plano de negócios é uma ferramenta importante para toda clínica odontológica, pois direciona a atuação e contribui para um trabalho de sucesso. Além de demonstrar organização e uma gestão organizada, que atua com foco nos resultados.
Quais as etapas do plano de negócio?
Como você notou, o plano de negócios é um documento importante e indispensável para iniciar a sua clínica odontológica. Por isso, é uma etapa crucial do planejamento estratégico e não deve ser negligenciada, para otimizar as possibilidades de sucesso do negócio.
Veja quais são as principais etapas de um plano de negócio!
Índice executivo
O plano de negócios é um documento que pode ser extenso, compreendendo informações e capítulos com estudos detalhados. Por isso, é importante que após a capa, seja inserido um índice executivo para facilitar a organização e o acesso aos dados.
Análise de mercado
A análise de mercado é um fator imprescindível e apresenta informações essenciais para direcionar a atuação da clínica odontológica. Sendo assim, analisar o mercado de forma abrangente é a primeira etapa de um plano de negócios e tem influência em todos os outros aspectos.
Para ter dados suficientes, a análise mercadológica deve apresentar as seguintes informações:
- análise da concorrência;
- análise do público-alvo;
- necessidade real dos pacientes;
- estudo dos fornecedores;
- estudo da região;
- segmentação do mercado;
- oscilações da economia.
Objetivos e metas
Durante a elaboração do plano de negócios, é preciso que os empreendedores estabeleçam os objetivos e as metas para alcançá-los. Trata-se de uma etapa crucial, no entanto, os objetivos devem ser compatíveis com a realidade e o tempo, para promover um crescimento sólido e gradativo.
Plano de marketing
O investimento em marketing também é indispensável e deve ser planejado detalhadamente no plano de negócios. Para isso, é preciso conhecer o público-alvo e definir estratégias de marketing digital e de conteúdo para atrair e engajar os pacientes.
Plano operacional
Outro capítulo relevante do plano de negócios é o planejamento operacional, ou seja, toda a estrutura, equipamentos e mão de obra para começar os atendimentos. Normalmente, é o setor que mais demanda recursos, por isso, considere a especialidade e defina como usar os investimentos da forma correta.
Plano financeiro
Para ter sucesso, toda clínica odontológica precisa ter um bom planejamento, organização e controle financeiro. Portanto, estabelecer o equilíbrio entre capital de giro, investimentos pré-operacionais e fixos é essencial para começar bem e sem ter complicações.
Além disso, no plano de negócios deve estar descrito detalhadamente como será a gestão financeira da clínica, considerado uma estimativa sobre os custos fixos e variáveis e todo o investimento necessário para o início das atividades, por exemplo:
- aluguel ou aquisição do imóvel;
- gastos fixos, como energia, água e outros;
- contratação de funcionários;
- serviços terceirizados;
- obras necessárias para adequação do imóvel;
- instrumentos odontológicos e equipamentos;
- regularização legal da clínica;
- estoque de materiais e insumos;
- tecnologias para a gestão.
Por que é importante contar com apoio especializado?
O plano de negócios é um documento técnico que precisa apresentar dados e informações completas e reais sobre todos os aspectos. Sendo assim, é essencial considerar todos os detalhes, para ter um relatório eficiente e capaz de embasar todas as decisões.
Nesse sentido, a melhor alternativa para evitar erros é contar com o apoio de especialistas, para elaborar um documento preciso. Assim, você pode definir um plano de ação eficaz e colocar cada etapa em prática com excelência, o que é fundamental para construir uma trajetória promissora.
Como você percebeu neste artigo, o plano de negócios é um documento relevante e que deve ser o primeiro passo para iniciar o planejamento da sua clínica. Afinal, ter ações bem planejadas é o segredo para evitar prejuízos e desenvolver uma estrutura ideal, para oferecer uma experiência incrível aos pacientes.
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