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Como realizar um plano de negócios para clínicas odontológicas?

por Reinaldo Ferreira
17 de maio de 2022
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Criar um plano de negócio para clínica parece ser uma tarefa trabalhosa, mas é um documento fundamental para desenvolver uma estratégia assertiva de crescimento do seu negócio. Aprenda a como fazer um neste artigo.

Diversos fatores contribuem para o sucesso de um negócio, no entanto, o planejamento é imprescindível, principalmente nos estágios iniciais. Nesse sentido, o plano de negócios é um documento determinante, pois apresenta dados importantes para embasar as decisões.

Em uma clínica odontológica não é diferente e contar com um plano de negócios bem elaborado é crucial para alcançar os objetivos. Trata-se de uma ferramenta para conhecer o modelo de negócios, questões mercadológicas e facilitar a identificação de estratégias promissoras.

Afinal, o que é e como fazer o plano de negócios para uma clínica odontológica? Se você tem dúvidas sobre o assunto, vamos ajudar! Continue a leitura deste post e entenda o conceito, a importância e as etapas para elaborar um plano de negócios perfeito para sua clínica.

O que é o plano de negócio?

É um documento que apresenta todas as informações, os objetivos e as estratégias de um negócio. É constituído por estudos mercadológicos e detalhamento das questões financeiras e estruturais, atuando como um manual para guiar a implementação de uma clínica.

Em outras palavras, o plano de negócios consiste em um documento que formaliza o planejamento e as ações que serão tomadas para alcançar os objetivos. Por meio dele, é possível saber as melhores estratégias e evitar riscos, erros e incertezas. Portanto, o documento é um necessário em todas as etapas da clínica, principalmente nos momentos iniciais — pois detalha aspectos importantes para embasar as decisões e auxiliar a usar os investimentos de maneira estratégica para acelerar os resultados.

Por que é importante ter um plano de negócio?

O mercado é repleto de competitividade e oscilações, que influenciam diretamente as atividades e os resultados de uma clínica odontológica. Sendo assim, para iniciar as atividades corretamente e evitar prejuízos, é essencial desenvolver um planejamento eficiente.

Nesse contexto, contar com o plano de negócios é a melhor alternativa, pois o documento orienta todas as decisões importantes. Assim, é possível prever cenários e agir com precisão, detalhando todos os passos para atingir os objetivos a curto, médio e longo prazo.

Para isso, o plano de negócios apresenta informações relevantes, como:

  • planejamento das finanças;
  • potencial de alcance de mercado;
  • necessidade operacional;
  • planejamento de investimentos;
  • gestão administrativa;
  • planejamento de marketing;
  • estudos sobre o mercado;
  • estudo sobre o local onde a clínica será instalada.

Diante disso, o plano de negócios é uma ferramenta importante para toda clínica odontológica, pois direciona a atuação e contribui para um trabalho de sucesso. Além de demonstrar organização e uma gestão organizada, que atua com foco nos resultados.

Quais as etapas do plano de negócio?

Como você notou, o plano de negócios é um documento importante e indispensável para iniciar a sua clínica odontológica. Por isso, é uma etapa crucial do planejamento estratégico e não deve ser negligenciada, para otimizar as possibilidades de sucesso do negócio.

Veja quais são as principais etapas de um plano de negócio!

Índice executivo

O plano de negócios é um documento que pode ser extenso, compreendendo informações e capítulos com estudos detalhados. Por isso, é importante que após a capa, seja inserido um índice executivo para facilitar a organização e o acesso aos dados.

Análise de mercado

A análise de mercado é um fator imprescindível e apresenta informações essenciais para direcionar a atuação da clínica odontológica. Sendo assim, analisar o mercado de forma abrangente é a primeira etapa de um plano de negócios e tem influência em todos os outros aspectos.

Para ter dados suficientes, a análise mercadológica deve apresentar as seguintes informações:

  • análise da concorrência;
  • análise do público-alvo;
  • necessidade real dos pacientes;
  • estudo dos fornecedores;
  • estudo da região;
  • segmentação do mercado;
  • oscilações da economia.

Objetivos e metas

Durante a elaboração do plano de negócios, é preciso que os empreendedores estabeleçam os objetivos e as metas para alcançá-los. Trata-se de uma etapa crucial, no entanto, os objetivos devem ser compatíveis com a realidade e o tempo, para promover um crescimento sólido e gradativo.

Plano de marketing

O investimento em marketing também é indispensável e deve ser planejado detalhadamente no plano de negócios. Para isso, é preciso conhecer o público-alvo e definir estratégias de marketing digital e de conteúdo para atrair e engajar os pacientes.

Plano operacional

Outro capítulo relevante do plano de negócios é o planejamento operacional, ou seja, toda a estrutura, equipamentos e mão de obra para começar os atendimentos. Normalmente, é o setor que mais demanda recursos, por isso, considere a especialidade e defina como usar os investimentos da forma correta.

Plano financeiro

Para ter sucesso, toda clínica odontológica precisa ter um bom planejamento, organização e controle financeiro. Portanto, estabelecer o equilíbrio entre capital de giro, investimentos pré-operacionais e fixos é essencial para começar bem e sem ter complicações.

Além disso, no plano de negócios deve estar descrito detalhadamente como será a gestão financeira da clínica, considerado uma estimativa sobre os custos fixos e variáveis e todo o investimento necessário para o início das atividades, por exemplo:

  • aluguel ou aquisição do imóvel;
  • gastos fixos, como energia, água e outros;
  • contratação de funcionários;
  • serviços terceirizados;
  • obras necessárias para adequação do imóvel;
  • instrumentos odontológicos e equipamentos;
  • regularização legal da clínica;
  • estoque de materiais e insumos;
  • tecnologias para a gestão.

Por que é importante contar com apoio especializado?

O plano de negócios é um documento técnico que precisa apresentar dados e informações completas e reais sobre todos os aspectos. Sendo assim, é essencial considerar todos os detalhes, para ter um relatório eficiente e capaz de embasar todas as decisões.

Nesse sentido, a melhor alternativa para evitar erros é contar com o apoio de especialistas, para elaborar um documento preciso. Assim, você pode definir um plano de ação eficaz e colocar cada etapa em prática com excelência, o que é fundamental para construir uma trajetória promissora.

Como você percebeu neste artigo, o plano de negócios é um documento relevante e que deve ser o primeiro passo para iniciar o planejamento da sua clínica. Afinal, ter ações bem planejadas é o segredo para evitar prejuízos e desenvolver uma estrutura ideal, para oferecer uma experiência incrível aos pacientes.

Gostou do post? Agora que entendeu mais sobre o pano de negócio, o que acha de ler outro conteúdo incrível? Não perca tempo e saiba agora mesmo como cadastrar sua clínica no Google Meu Negócio!

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