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Blog Gestão da Clínica | Dicas e Novidades para Profissionais da Saúde
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06 dicas para comunicação interna na clínica.

por Reinaldo Ferreira
10 de maio de 2022
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Uma comunicação interna eficiente e harmoniosa entre a equipe de trabalho é indispensável para oferecer serviços de qualidade aos pacientes da clínica. Por isso, investir em formas para melhorar a comunicação na empresa é indispensável.

Além de proporcionar um ambiente mais agradável e produtivo, melhorar a comunicação interna é decisivo para impulsionar os resultados — promove atendimentos de qualidade e contribui para agregar valores à experiência do paciente.

Se você deseja saber como melhorar as relações na sua clínica e contribuir para cativar os clientes e manter os funcionários motivados, vamos ajudar! Confira neste post 6 dicas sobre como melhorar a comunicação interna na empresa e ter excelência no relacionamento entre gestores, colaboradores e clientes!

A importância de uma boa comunicação interna na empresa

A comunicação é a base das relações humanas, sejam elas profissionais ou pessoais. Trata-se de um aspecto capaz de influenciar o estado emocional, motivação e diversos fatores que determinam a qualidade das atividades.

Nesse contexto, comunicar-se bem no dia a dia é imprescindível, especialmente em ambientes de trabalho, que exigem atenção redobrada. Em outras palavras, a comunicação interna é decisiva e reflete significativamente nos resultados.

Dessa forma, melhorar a comunicação interna na empresa é essencial e proporciona benefícios importantes, como:

  •  melhoria considerável no clima organizacional;
  • estimula a produtividade;
  • facilita a resolver problemas e superar desafios;
  • melhora a experiência do paciente;
  • reduz a rotatividade.

Em uma clínica, ter uma comunicação fluida e eficiente é ainda mais importante, por lidar com atendimentos que promovem a saúde. É um requisito relevante, que contribui com o bem-estar, oferecendo ambientes acolhedores para garantir que o paciente seja atendido da melhor forma possível.

6 dicas para melhorar a comunicação interna na empresa

Por ser algo tão importante para uma clínica, investir em estratégias para aprimorar a comunicação interna deve ser uma prioridade. Sobretudo, para ter um diferencial competitivo fundamental para atrair e fidelizar pacientes.

Veja dicas valiosas para melhorar a comunicação na empresa!

1. Crie relacionamentos horizontais entre gestores e colaboradores

Pode-se dizer, que os relacionamentos horizontais são mais participativos, ou seja, os gestores e colaboradores atuam em conjunto nas decisões e ações. É uma forma de valorizar as opiniões sem comprometer a hierarquia da clínica.

Sendo assim, investir em horizontalizar a relação entre os gestores e colaboradores é essencial para melhorar a comunicação e o clima organizacional. Além de favorecer o trabalho em equipe e atuação harmoniosa, de acordo com os objetivos da empresa.

2. Integre os funcionários pedindo dicas e apontamentos

Em inúmeras situações, a experiência e opinião dos funcionários é capaz de propor soluções satisfatórias para a clínica, otimizando processos e melhorando resultados. Por esse motivo, ouvi-los é fundamental para aperfeiçoar a gestão interna.

Para tanto, você pode criar canais de comunicação específicos para realização de críticas e sugestões sobre os processos internos da clínica. Além de elevar o engajamento, é possível ter ótimas ideias para promover melhorias.

3. Faça os colaboradores se sentirem donos da empresa

Outro fator importante para melhorar a comunicação e os relacionamentos internos na clínica é valorizar os profissionais, independentemente da função. Fazê-los se sentir importantes para a empresa é crucial para manter a motivação e qualidade nas tarefas.

Colaboradores motivados e que se sentem importantes para a empresa desenvolvem o trabalho com mais eficiência, contribuindo para melhorar os resultados. Além disso, eles vão ter todo cuidado e atenção com os pacientes, o que é indispensável para toda clínica.

4. Implemente processos eficientes

Os desgastes causados por processos burocráticos e trabalhosos influenciam de forma negativa na comunicação e relacionamento organizacional. Por isso, revise os procedimentos e garanta que todos estejam eficientes, práticos e transparentes para toda a equipe.

5. Utilize recursos tecnológicos para facilitar a comunicação

A tecnologia é indispensável para otimizar os processos e facilitar a comunicação interna em uma clínica. Os softwares, por exemplo, são essenciais para automatizar a gestão interna e facilitar a comunicação entre diversas funções e colaboradores.

Além disso, você pode utilizar aplicativos de comunicação que são eficientes para facilitar e otimizar o relacionamento com toda a equipe. Assim, é possível ter agilidade nas tarefas do dia a dia e criar um ambiente agradável e produtivo.

6. Crie reuniões periódicas com toda a equipe

Outra forma de melhorar a comunicação interna na empresa é por meio da realização de reuniões periódicas com a equipe. É a oportunidade ideal para alinhar os objetivos e transmitir informações de uma forma agradável para aproximar a equipe de trabalho.

Para tanto, você pode realizar diálogos semanais, reunindo os funcionários para tratar dos pontos que estão indo bem, reconhecer os esforços e orientar sobre o que precisa ser melhorado para aperfeiçoar ainda mais o desempenho da gestão.

Dessa forma, a comunicação é participativa, centralizada e fornece a oportunidade para colaboradores citarem suas opiniões e sugestões. Uma abordagem importante para estreitar o relacionamento e quebrar barreiras entre a equipe.

A comunicação tem influência direta no atendimento ao paciente

Investir em uma gestão proativa, que desenvolve uma comunicação eficiente com a equipe é fundamental para toda clínica, independentemente da especialidade. Isso porque a forma que os colaboradores e gestores se comunicam, reflete diretamente na imagem da clínica e na experiência dos pacientes.

A gestão e comunicação interna tem uma responsabilidade significativa no atendimento ao paciente, principalmente no pós-consulta. Em outras palavras, a comunicação é decisiva para fidelizar o paciente, garantindo que ele retorne sempre que precisar.

Contudo, uma comunicação eficiente é um grande diferencial competitivo para a clínica, indispensável para se desatacar da concorrência e oferecer serviços com alta qualidade, capaz de otimizar ações de marketing e elevar os resultados.

Por se tratar da área da saúde, a comunicação realizada de forma agradável e profissional torna os ambientes mais acolhedores. Assim, o paciente se sente confortável e tem confiança em todo o processo, desde o atendimento inicial à prescrição de tratamentos.

Como você percebeu, melhorar a comunicação na empresa é imprescindível para otimizar a gestão e oferecer atendimentos de alta qualidade ao paciente. Um requisito básico para toda clínica que deseja ser uma referência e trilhar um caminho de sucesso.

Se você gostou do post e deseja ler outro conteúdo relevante, não perca tempo! Leia agora mesmo como implementar um atendimento humanizado em um consultório de dentista!

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