Gestão da Clínica
  • Gestão Médica
    • Pasta Médica
    • Gestão de Marketing para Clínicas Médicas e Odontológicas
    • Gestão Administrativa para Clínicas
    • Gestão Financeira para Clínicas Médicas e Odontológicas
    • Gestão Comercial para Clínicas
    • Gestão de Atendimento para Clínicas
  • Gestão Odontológica
    • Gestão de Atendimento para Clínicas
    • Gestão de Marketing para Clínicas Médicas e Odontológicas
    • Gestão Administrativa para Clínicas
    • Gestão Comercial para Clínicas
    • Gestão Financeira para Clínicas Médicas e Odontológicas
  • Softwares Gestão
    • Gestão Clínicas Médicas
    • Gestão Clínicas Odontológicas
No Result
View All Result
Blog Gestão da Clínica | Dicas e Novidades para Profissionais da Saúde
No Result
View All Result

Entenda porque usar prontuário eletrônico na sua clínica

por Reinaldo Ferreira
29 de outubro de 2024
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Whatsapp

O setor da saúde mudou muito nos últimos anos. A tecnologia chegou transformando muitas coisas, facilitando a vida de quem atua na área e dos pacientes — e não é de se assustar que também chegasse ao prontuário.

É isso mesmo: hoje muitos profissionais da saúde deixaram para trás a necessidade de escrever tudo, pois as coisas são digitadas e automaticamente salvas no prontuário eletrônico. Para entender melhor como funciona esse novo sistema e os benefícios que pode trazer para o seu negócio, não deixe de ler o post de hoje até o final.
 

Economia considerável de tempo

 
A tecnologia chegou otimizando muitas práticas e, com isso, trazendo uma economia de tempo (e dinheiro). Além de serem consideravelmente mais rápidas, também são mais sustentáveis, pois envolvem menos gasto de papel.

Convenhamos: a tarefa de digitar pode ser consideravelmente mais fácil que a de escrever. Somado a isso, os colaboradores também sofrem menos com a tarefa de arquivar e desarquivar informações sempre que precisam acessar alguma informação. Quem conta com a tecnologia de um prontuário eletrônico, conta também com as informações salvas na nuvem, sendo facilmente acessadas. Esse é um ganho considerável em eficiência!
 

Facilidade e conveniência para os envolvidos

 
Pense que um prontuário de papel faz com que os médicos ou outros colaboradores precisem estar no mesmo local físico para acessar as informações. Assim, eles precisam estar sempre se deslocando para ter acesso a todos os dados que precisam (ou podem acabar “ficando na mão”).

Por outro lado, um prontuário eletrônico faz com que as informações sejam acessadas de qualquer lugar. Essa é uma forma de atender com mais urgência e ter alguma noção do histórico do paciente mesmo quando estão fora do consultório.

Dessa maneira é possível atender os pacientes com mais conveniência e agilidade (seja dentro do consultório ou em uma emergência). Pense que com o prontuário eletrônico funcionando, basta um paciente dar entrada no consultório/clínica para que você tenha acesso a todo o histórico de forma rápida e organizada. Uma conveniência e tanto, não é mesmo?
 

Otimização do trabalho da clínica

 
Os prontuários eletrônicos ainda oferecem outra grande vantagem: a possibilidade de a clínica trabalhar com mais facilidade, pois a comunicação é mais fluida. Imagine que os setores de faturamento, recepção e atendimento podem trabalhar de forma integrada.
Para completar, muitas das plataformas contam com a possibilidade de disparar SMS ou e-mail para os clientes. Tudo é feito por meio de uma programação que permite a lembrança de aniversários, datas comemorativas e outros cuidados especiais.
Essa é uma forma de demonstrar todo o cuidado para esse grupo e demonstrar uma humanidade — que é tudo que os pacientes esperam.
 

Oportunidade de uma prescrição mais segura

 
Muitas pessoas esquecem, mas a combinação de alguns medicamentos e alergias podem ser perigosíssimas. Por isso é bom que o médico esteja sempre atento e analisando o histórico de cada paciente.

Como você deve imaginar, essa tarefa não é nada fácil e pode ser que ele esqueça de muitos detalhes. É aí que o prontuário eletrônico entra: alertando os médicos sobre essas relações. Isso porque eles podem comparar a medicação e até mesmo criar alertas para que as complicações sejam sinalizadas.
 

Redução dos exames

 
Algumas vezes os pacientes são submetidos a uma carga muito alta de exames médicos, indo além do que seria necessário. Quem nunca fez um exame logo após ter feito outro? Isso acontece porque os profissionais não têm a informação de quais foram feitos recentemente — ou ainda o seu resultado.

Com o prontuário eletrônico o médico pode ter acesso a todo o histórico do paciente. Essa é uma forma de encontrar todas as informações necessárias, incluindo exames médicos, diagnósticos, testes e outras informações pertinentes.

Assim o médico consegue ter uma visão completa da saúde do paciente e dar um diagnóstico ainda mais certeiro. Isso sem contar que o prontuário eletrônico pode envolver vários profissionais de saúde, como médicos, fisioterapeutas, farmacêuticos, etc.
 

Aumento na segurança dos envolvidos

 
Esse é um dos maiores diferenciais do prontuário eletrônico: a segurança. Bem, pode ser que você esteja se perguntando que tipo de segurança, certo?

Em primeiro lugar a tudo que se refere ao acesso. O prontuário não é visto ou acessado por qualquer pessoa, pois você pode criar níveis de acesso. Isso significa que o material só será visto por alguém que tenha tido liberação, assim você pode liberar para outro médico e bloquear o acesso para outros colaboradores. Essa é uma forma de preservar o paciente e dar privacidade que ele precisa.

E não é só isso: o sistema também pode criar um registro de informações que seja mais previsto. Portanto não existe aquele problema de não entender a letra do médico ou ainda ter qualquer problema de interpretação. Essa é uma forma de reduzir os erros médicos e fazer com que o diagnóstico e o tratamento aconteçam da melhor forma possível.
 

Acesso remoto e facilidade de uso

 
Como falamos, o acesso também pode ser feito com mais agilidade, garantindo mobilidade para os envolvidos. Como ficam instalados na nuvem, acabam oferecendo o acesso em qualquer lugar. Isso significa que você pode atender com mais segurança um paciente que liga pedindo socorro no meio da madrugada.

E tem mais: os envolvidos não precisam se preocupar com manutenção ou instalação de software, pois tudo acontece online. E o melhor: tudo pode ser feito em qualquer dispositivo eletrônico, como tablets, desktop e smartphones (caso tenham acesso à internet).

Desse modo, os profissionais podem ver os dados dos pacientes enquanto estão viajando, se deslocando ou em outros programas. Essa é uma forma de orientar melhor os pacientes em casos de emergência e outros detalhes.

Agora que você entende melhor todos os benefícios que o prontuário eletrônico pode trazer, não deixe de adotar o método na sua clínica. Dessa maneira você pode modernizar os processos, evitar erros e trazer mais comodidade para todos os envolvidos. Acredite: seus pacientes vão adorar as novidades!
 

Continue no Blog

Aproveite para se inteirar sobre outro assunto muito importante: a agenda online para dentistas. Você vai se surpreender com estas vantagens!
 

Quer mais?

Se você gostou deste texto e deseja conhecer outras informações, entre em contato conosco! Será um grande prazer ajudá-lo a crescer.

Vem aprender mais sobre sua gestão!

Quer continuar por dentro de mais dicas para aprimorar a atuação da clínica? Basta seguir os nossos perfis nas redes sociais: Facebook e Instagram.

Next Post
Médico mostrando anotações em uma prancheta para a paciente

Vale a pena atender por plano de saúde? Conheça as vantagens!

Recomendado.

6 dicas para que o paciente compareça na sua consulta de retorno

6 dicas para que o paciente compareça na sua consulta de retorno

27 de setembro de 2024

Clínica pediátrica: Como oferecer o melhor atendimento?

22 de outubro de 2024

Tendências.

Entenda Como credenciar sua clínica a um plano de saúde

Como credenciar sua clínica a um plano de saúde

22 de outubro de 2024
Porque as clínicas estão migrando para o ControleODONTO?

Porque as clínicas estão migrando para o ControleODONTO?

11 de outubro de 2025
Quatro médicos conversando e anotando coisas na prancheta

Aprenda quais são os direitos na jornada de trabalho do profissional de saúde

22 de outubro de 2024
Conhecendo as principais normas de exigência de vigilância sanitária em 2024

Principais normas de exigência da vigilância sanitária para novas Clínicas em 2024

22 de outubro de 2024
Dentista sorrindo apertando a mão de uma paciente idosa

7 dicas de comunicação com o paciente

22 de outubro de 2024
Blog Gestão da Clínica | Dicas e Novidades para Profissionais da Saúde

Aqui no Gestão da Clínica, estamos comprometidos em fornecer recursos valiosos, dicas práticas e insights especializados para ajudá-lo a administrar sua clínica de forma eficiente, otimizando processos, aumentando a satisfação do paciente e alcançando seus objetivos profissionais.

Siga-nos

Categorias

  • Blog Gestão da Clínica
  • Controle Boleto
  • Destaques
  • Ebooks
  • Exclusivo
  • Gestão Administrativa para Clínicas
  • Gestão Comercial para Clínicas
  • Gestão de Atendimento para Clínicas
  • Gestão de Marketing para Clínicas Médicas e Odontológicas
  • Gestão Financeira para Clínicas Médicas e Odontológicas
  • Gestão Médica
  • Gestão Odontológica
  • Materiais Gratuitos
  • Pasta Médica

Tags

absenteísmo Análise de concorrência atendimento Clínica Odontológica clínicas Concorrência Contabilidade Financeiro Fluxo de Caixa Gestão Gestão Clínica Gestão médica Gestão Odontológica Google Meu Negócio Histórico de paciente humanizado LGPD Marketing Marketing Odontológico Materiais Odontológicos Prontuário Eletrônico Retorno sobre investimento ROI Segurança Digital Software Software médico Software odontológico Tecnologia

Últimas Notícias

Fidelização de pacientes em clínicas: estratégias eficazes - fidelização de pacientes clínicas

Fidelização de pacientes em clínicas: estratégias eficazes

6 de outubro de 2025
Gestão financeira para clínica: 7 passos essenciais - gestão financeira clínica

Gestão financeira para clínica: 7 passos essenciais

6 de outubro de 2025
  • Política De Privacidade
  • Termos de Utilização

© 2024 Gestão da Clínica. Todos os direitos reservados.

No Result
View All Result
  • Gestão Médica
    • Pasta Médica
    • Gestão de Marketing para Clínicas Médicas e Odontológicas
    • Gestão Administrativa para Clínicas
    • Gestão Financeira para Clínicas Médicas e Odontológicas
    • Gestão Comercial para Clínicas
    • Gestão de Atendimento para Clínicas
  • Gestão Odontológica
    • Gestão de Atendimento para Clínicas
    • Gestão de Marketing para Clínicas Médicas e Odontológicas
    • Gestão Administrativa para Clínicas
    • Gestão Comercial para Clínicas
    • Gestão Financeira para Clínicas Médicas e Odontológicas
  • Softwares Gestão
    • Gestão Clínicas Médicas
    • Gestão Clínicas Odontológicas

© 2024 Gestão da Clínica. Todos os direitos reservados.