Gestão da Clínica
  • Gestão Médica
    • Pasta Médica
    • Gestão de Marketing para Clínicas Médicas e Odontológicas
    • Gestão Administrativa para Clínicas
    • Gestão Financeira para Clínicas Médicas e Odontológicas
    • Gestão Comercial para Clínicas
    • Gestão de Atendimento para Clínicas
  • Gestão Odontológica
    • Gestão de Atendimento para Clínicas
    • Gestão de Marketing para Clínicas Médicas e Odontológicas
    • Gestão Administrativa para Clínicas
    • Gestão Comercial para Clínicas
    • Gestão Financeira para Clínicas Médicas e Odontológicas
  • Softwares Gestão
    • Gestão Clínicas Médicas
    • Gestão Clínicas Odontológicas
No Result
View All Result
Blog Gestão da Clínica | Dicas e Novidades para Profissionais da Saúde
No Result
View All Result

O futuro da telemedicina após a pandemia

por Reinaldo Ferreira
7 de fevereiro de 2022
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Whatsapp

A telemedicina é usada em diversos locais ao redor do mundo, para atender

  • necessidades pontuais;
  • demandas específicas.

Países com poucos médicos em algumas áreas ou profissionais que faziam trabalhos remotos. Por exemplo, usam a teleconsulta e tiveram sucesso no atendimento.

A questão é foi permitido apenas para alguns casos. Como não podia ficar sem atendimento, elaborou-se uma nova portaria do Ministério da Saúde.

Ela estabelece a permissão para o atendimento médico à distância em diversas modalidades.

Veja abaixo quais modalidades são permitidas fazer o uso dos recursos de vídeo chamada.

Modalidades para telemedicina

Com a pandemia algumas modalidades na área da medicina podem ser atendidas à distância. Veja nos tópicos abaixo:

  • Suporte aos pacientes;
  • Monitoramento do paciente;
  • Abordagem pré-clínica;
  • Análise que possam ser feitos à distância.

Como foi a adaptação para os médicos e pacientes?

Havia um grande desafio que envolvia o uso do atendimento médico à distância na rotina de médicos e pacientes.

Este receio é o de não se ter um diagnóstico assertivo ou um tratamento não adequado. No entanto, a modalidade foi bem aceita pelos pacientes e bem vista pelos diversos segmentos e especialidades do ramo da saúde.

Por isso, veja como foi a adaptação para ambas as partes:

Para os profissionais

Foi necessário compreender o funcionamento de determinadas tecnologias, para poder oferecê-las ao público. Assim, fazendo investimentos pontuais em ferramentas de imagem e comunicação.

Para a população

Foi preciso que se ajustassem a essa nova maneira de atendimento, para que recebessem a assistência adequada.

Agora que você conheceu sobre o conceito e as vantagens do atendimento médico à distância. Veja quais são as previsões para adoção do segmento após a pandemia.

Quais as previsões para a telemedicina após a pandemia?

Então, tanto os médicos quanto pacientes já se adaptaram bem ao que a medicina a distância oferece.

No entanto, observa-se que existem algumas previsões a respeito do tema. Mesmo autorizada pelo Ministério da Saúde, a Instituição não deixou claro a liberação nesses moldes.

Logo, não há como saber o que vai acontecer depois que a pandemia acabar. Uma vez que a tecnologia está presente no dia-a-dia da saúde.

Por isso, é de se esperar que esse “novo normal” se mantenha ao menos de forma parcial. Ou seja, apenas para algumas modalidades mencionadas acima.

Portanto, profissionais e estabelecimentos médicos que utilizam a telemedicina terão uma vantagem em relação aos concorrentes.

Quais as vantagens para o paciente

É importante relembrar de que em todas as abordagens possíveis na área de saúde, está o ser humano.

Por isso, é essencial observar as vantagens do atendimento médico à distância para o paciente.

Além disso, são um verdadeiro auxílio na segurança das pessoas. Visto que as consultas podem ser feitas de forma remota.

Além disso, as ferramentas de comunicação permitem, por exemplo:

  • Menor distância para o atendimento médico,
  • Melhor qualidade de vida.
  • Orientações médicas à distância.
  • Monitoramento do diagnóstico e a sugestão de tratamentos

Enfim, tudo é feito via Internet, com envio de exames e laudos por e-mail ou um sistema de gestão.

Quais são as oportunidades na área médica

A pandemia foi um momento muito triste para o mundo. Pois trouxe perdas não reparadas, por isso é muito provável que a humanidade não será mais a mesma.

No entanto, como ocorre em todas as crises, também surgem oportunidades. Em especial para quem deseja oferecer algo de positivo para a população.

Além disso, também podem criar ações para promover a marca. Lembrando que devem estar de acordo com o estabelecido no Conselho Federal de Medicina (CFM).

Dessa forma, o atendimento de casos urgentes pode ser de forma simples, assim como consultas online agendadas, por exemplo.

A tendência para pós pandemia é que o atendimento médico à distância seja mais um recurso para o clínica

Nesse sentido, você pode ter ganhos não apenas em termos de faturamento, mas também as clínicas se tornam referência no mercado da região.

Telemedicina na sua clínica

Você ainda não adotou a telemedicina como a prioridade ou, pelo menos, uma opção para a sua clínica?

Se a resposta for positiva, perceba que você está perdendo tempo e abrindo espaço para a concorrência. Além disso, não se esqueça de que, ao menos no momento, a consulta à distância é legal e poderá praticada por aqui.

É uma forma de desenvolver o profissional, na satisfação do cliente e nos seus lucros.

Entre as vantagens, por exemplo, de se usar um bom sistema de gestão, que:

  • centraliza os dados
  • otimiza os procedimentos
  • organiza a agenda do médico
  • evita erros humanos pois os dados ficam no sistema
  •  

Conclusão:

Em resumo, como você pôde ver ao longo do post, o futuro da telemedicina depois da pandemia promete ser promissor. Por isso é fundamental atualizar-se sobre o tema.

Se você ainda não conta com esse tipo de ferramenta, considere o investimento. Pois é um diferencial no período de médio à longo prazo.

Quer dividir esse conteúdo com seus amigos e colegas de profissão? Então, compartilhe em suas redes sociais!




Next Post
LGPD Clínicas

O que é a lgpd e como ela impacta as clínicas médicas?

Recomendado.

Análise de dados em saúde

Como fazer uma Análise de dados em saúde.

22 de outubro de 2024
Você sabe o que é patient experience? Confira!

Você sabe o que é patient experience? Confira!

4 de novembro de 2024

Tendências.

Entenda Como credenciar sua clínica a um plano de saúde

Como credenciar sua clínica a um plano de saúde

22 de outubro de 2024
Porque as clínicas estão migrando para o ControleODONTO?

Porque as clínicas estão migrando para o ControleODONTO?

11 de outubro de 2025
Quatro médicos conversando e anotando coisas na prancheta

Aprenda quais são os direitos na jornada de trabalho do profissional de saúde

22 de outubro de 2024
Conhecendo as principais normas de exigência de vigilância sanitária em 2024

Principais normas de exigência da vigilância sanitária para novas Clínicas em 2024

22 de outubro de 2024
Gestão financeira para clínica: 7 passos essenciais - gestão financeira clínica

Gestão financeira para clínica: 7 passos essenciais

6 de outubro de 2025
Blog Gestão da Clínica | Dicas e Novidades para Profissionais da Saúde

Aqui no Gestão da Clínica, estamos comprometidos em fornecer recursos valiosos, dicas práticas e insights especializados para ajudá-lo a administrar sua clínica de forma eficiente, otimizando processos, aumentando a satisfação do paciente e alcançando seus objetivos profissionais.

Siga-nos

Categorias

  • Blog Gestão da Clínica
  • Controle Boleto
  • Destaques
  • Ebooks
  • Exclusivo
  • Gestão Administrativa para Clínicas
  • Gestão Comercial para Clínicas
  • Gestão de Atendimento para Clínicas
  • Gestão de Marketing para Clínicas Médicas e Odontológicas
  • Gestão Financeira para Clínicas Médicas e Odontológicas
  • Gestão Médica
  • Gestão Odontológica
  • Materiais Gratuitos
  • Pasta Médica

Tags

absenteísmo Análise de concorrência atendimento Clínica Odontológica clínicas Concorrência Contabilidade Financeiro Fluxo de Caixa Gestão Gestão Clínica Gestão médica Gestão Odontológica Google Meu Negócio Histórico de paciente humanizado LGPD Marketing Marketing Odontológico Materiais Odontológicos Prontuário Eletrônico Retorno sobre investimento ROI Segurança Digital Software Software médico Software odontológico Tecnologia

Últimas Notícias

Fidelização de pacientes em clínicas: estratégias eficazes - fidelização de pacientes clínicas

Fidelização de pacientes em clínicas: estratégias eficazes

6 de outubro de 2025
Gestão financeira para clínica: 7 passos essenciais - gestão financeira clínica

Gestão financeira para clínica: 7 passos essenciais

6 de outubro de 2025
  • Política De Privacidade
  • Termos de Utilização

© 2024 Gestão da Clínica. Todos os direitos reservados.

No Result
View All Result
  • Gestão Médica
    • Pasta Médica
    • Gestão de Marketing para Clínicas Médicas e Odontológicas
    • Gestão Administrativa para Clínicas
    • Gestão Financeira para Clínicas Médicas e Odontológicas
    • Gestão Comercial para Clínicas
    • Gestão de Atendimento para Clínicas
  • Gestão Odontológica
    • Gestão de Atendimento para Clínicas
    • Gestão de Marketing para Clínicas Médicas e Odontológicas
    • Gestão Administrativa para Clínicas
    • Gestão Comercial para Clínicas
    • Gestão Financeira para Clínicas Médicas e Odontológicas
  • Softwares Gestão
    • Gestão Clínicas Médicas
    • Gestão Clínicas Odontológicas

© 2024 Gestão da Clínica. Todos os direitos reservados.