Gestão da Clínica
  • Gestão Médica
    • Pasta Médica
    • Gestão de Marketing para Clínicas Médicas e Odontológicas
    • Gestão Administrativa para Clínicas
    • Gestão Financeira para Clínicas Médicas e Odontológicas
    • Gestão Comercial para Clínicas
    • Gestão de Atendimento para Clínicas
  • Gestão Odontológica
    • Gestão de Atendimento para Clínicas
    • Gestão de Marketing para Clínicas Médicas e Odontológicas
    • Gestão Administrativa para Clínicas
    • Gestão Comercial para Clínicas
    • Gestão Financeira para Clínicas Médicas e Odontológicas
  • Softwares Gestão
    • Gestão Clínicas Médicas
    • Gestão Clínicas Odontológicas
No Result
View All Result
Blog Gestão da Clínica | Dicas e Novidades para Profissionais da Saúde
No Result
View All Result

6 dicas para realizar um bom controle de pacientes

por Reinaldo Ferreira
22 de outubro de 2024
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Whatsapp

1. Adote uma agenda eletrônica

O uso de agenda eletrônica é uma maneira de ter acesso aos cadastros e dados dos pacientes em qualquer lugar. Nela, você registra os agendamentos com rapidez e reduz drasticamente o número de erros cometidos, pois o sistema automatizado é preciso e verifica o que foi inserido.

Agendas manuais oferecem maiores riscos de falhas humanas e facilitam a perda ou rasura de algum documento importante. De fato, outro ponto positivo da agenda eletrônica é que a comunicação entre os colaboradores da clínica se torna mais efetiva e prática.

Isso porque é possível permitir o acesso compartilhado entre a secretária e os profissionais clínicos, por exemplo. Dessa forma, se surgir uma dúvida ou se precisar procurar um dado sobre a consulta ou paciente, é fácil visualizar as informações, mesmo que não esteja presente na clínica.

2. Invista no atendimento multicanal

O atendimento telefônico não precisa ser o único canal de comunicação entre a clínica e o paciente. Vários outros meios podem ser utilizados visando um relacionamento mais próximo do público, sem perder a eficiência e rapidez.

Além de garantir um atendimento por telefone de qualidade, é possível apostar em mais canais, como e-mail, WhatsApp, redes sociais, entre outros. Ter mais possibilidades torna-se um ponto positivo para a clínica e o paciente pode entrar em contato pelo canal de sua escolha.

3. Use a tecnologia

O uso da tecnologia favorece os processos da clínica e otimiza o tempo dos colaboradores. Com softwares, as clínicas podem organizar a agenda, armazenar dados e ter acesso ao histórico do paciente, optar por sistemas que ajudam na rotina financeira etc.

Fichas de papel, agendas manuais e outros processos não são as melhores opções se você deseja ter um bom controle dos pacientes. Por isso, um ambiente organizado e com um suporte ágil é facilitado com a tecnologia.

Conte com ferramentas que auxiliem o dia a dia de sua clínica e atenda às suas necessidades. É importante entender quais são as expectativas dos pacientes e como a tecnologia pode ajudar nesse sentido. Como resultado, você consegue investir em softwares que realmente sejam funcionais para o local.

4. Priorize o bom atendimento

Treine os colaboradores da clínica para oferecer uma assistência humanizada, ou seja, capaz de analisar as necessidades do público e promover medidas que garantam a satisfação dele. Dessa forma, é possível ter pacientes fidelizados e que confiam no trabalho e nos serviços que a clínica fornece.

A tecnologia, como vimos, tem um papel importante na otimização de processos envolvendo o atendimento ao público. Hoje em dia, você consegue facilitar diversas ações durante o contato com o paciente, com a ajuda de canais de comunicação e softwares.

Nesse sentido, conhecer o perfil daqueles que frequentam a clínica e realizar melhorias com o objetivo de satisfazer as necessidades deles é uma boa opção. Então, faça pesquisas de satisfação, converse com os pacientes e com os colaboradores para identificar planos de ação que ajudem a melhorar a rotina da clínica.

5. Conheça suas atividades

Saber como funciona a rotina da clínica é um dos passos mais relevantes para você ter o controle de pacientes e ter resultados satisfatórios. Isso acontece porque quando é feito o mapeamento de todas as atividades e procedimentos realizados, fica mais fácil entender o que precisa ser ajustado.

Portanto, considere qual o tempo médio de atendimento em cada consulta, quantos pacientes são atendidos, em média, por dia e outros fatores que influenciam o desempenho da clínica.

6. Tenha um controle financeiro

O controle financeiro é fundamental para que seja possível observar o crescimento da clínica. Afinal, sem esse monitoramento, você corre o risco de ter prejuízos que afetam a percepção do cliente e a rotina do local.

Existem softwares que auxiliam a organizar suas despesas e receitas, sendo que é mais fácil visualizar quais foram os gastos, compras e demais aspectos. Decerto, o uso de relatórios ajuda os gestores a compreender com clareza a situação financeira da clínica e, assim, podem definir recursos que serão utilizados para aumentar o crescimento dela.

Conclusão

Manter o controle de pacientes é importante para o bom desempenho da clínica. Afinal, sem isso os processos podem se tornar desorganizados e, por fim, ser ineficientes para o público. Por isso, conhecer quais são os aspectos que podem ser melhorados é essencial na hora de otimizar tempo e atender aos pacientes com qualidade. Portanto, siga as sugestões apresentadas neste post, se você deseja alcançar uma gestão mais organizada em sua clínica.

Conheça nosso site e saiba como um software de qualidade pode auxiliar em diversos pontos no gerenciamento de sua clínica!

Next Post
Atendimento humanizado: o que é preciso para implantar?

Atendimento humanizado: o que é preciso para implantar?

Recomendado.

5 erros na gestão de compras que você deve evitar em sua clínica

5 erros na gestão de compras que você deve evitar em sua clínica

6 de novembro de 2024

Dicas de como gerar leads para a sua clínica.

18 de agosto de 2021

Tendências.

Entenda Como credenciar sua clínica a um plano de saúde

Como credenciar sua clínica a um plano de saúde

22 de outubro de 2024
Quatro médicos conversando e anotando coisas na prancheta

Aprenda quais são os direitos na jornada de trabalho do profissional de saúde

22 de outubro de 2024
Conhecendo as principais normas de exigência de vigilância sanitária em 2024

Principais normas de exigência da vigilância sanitária para novas Clínicas em 2024

22 de outubro de 2024
Porque as clínicas estão migrando para o ControleODONTO?

Porque as clínicas estão migrando para o ControleODONTO?

29 de agosto de 2025
Dentista sorrindo apertando a mão de uma paciente idosa

7 dicas de comunicação com o paciente

22 de outubro de 2024
Blog Gestão da Clínica | Dicas e Novidades para Profissionais da Saúde

Aqui no Gestão da Clínica, estamos comprometidos em fornecer recursos valiosos, dicas práticas e insights especializados para ajudá-lo a administrar sua clínica de forma eficiente, otimizando processos, aumentando a satisfação do paciente e alcançando seus objetivos profissionais.

Siga-nos

Categorias

  • Blog Gestão da Clínica
  • Controle Boleto
  • Destaques
  • Ebooks
  • Exclusivo
  • Gestão Administrativa para Clínicas
  • Gestão Comercial para Clínicas
  • Gestão de Atendimento para Clínicas
  • Gestão de Marketing para Clínicas Médicas e Odontológicas
  • Gestão Financeira para Clínicas Médicas e Odontológicas
  • Gestão Médica
  • Gestão Odontológica
  • Materiais Gratuitos
  • Pasta Médica

Tags

absenteísmo Análise de concorrência atendimento Clínica Odontológica clínicas Concorrência Contabilidade Financeiro Fluxo de Caixa Gestão Gestão Clínica Gestão médica Gestão Odontológica Google Meu Negócio Histórico de paciente humanizado LGPD Marketing Marketing Odontológico Materiais Odontológicos Prontuário Eletrônico Retorno sobre investimento ROI Segurança Digital Software Software médico Software odontológico Tecnologia

Últimas Notícias

Porque as clínicas estão migrando para o ControleODONTO?

Porque as clínicas estão migrando para o ControleODONTO?

29 de agosto de 2025
Ortodontia significado, descubra agora!

Ortodontia significado, descubra agora!

10 de fevereiro de 2025
  • Política De Privacidade
  • Termos de Utilização

© 2024 Gestão da Clínica. Todos os direitos reservados.

No Result
View All Result
  • Gestão Médica
    • Pasta Médica
    • Gestão de Marketing para Clínicas Médicas e Odontológicas
    • Gestão Administrativa para Clínicas
    • Gestão Financeira para Clínicas Médicas e Odontológicas
    • Gestão Comercial para Clínicas
    • Gestão de Atendimento para Clínicas
  • Gestão Odontológica
    • Gestão de Atendimento para Clínicas
    • Gestão de Marketing para Clínicas Médicas e Odontológicas
    • Gestão Administrativa para Clínicas
    • Gestão Comercial para Clínicas
    • Gestão Financeira para Clínicas Médicas e Odontológicas
  • Softwares Gestão
    • Gestão Clínicas Médicas
    • Gestão Clínicas Odontológicas

© 2024 Gestão da Clínica. Todos os direitos reservados.