Gestão da Clínica
  • Gestão Médica
    • Pasta Médica
    • Gestão de Marketing para Clínicas Médicas e Odontológicas
    • Gestão Administrativa para Clínicas
    • Gestão Financeira para Clínicas Médicas e Odontológicas
    • Gestão Comercial para Clínicas
    • Gestão de Atendimento para Clínicas
  • Gestão Odontológica
    • Gestão de Atendimento para Clínicas
    • Gestão de Marketing para Clínicas Médicas e Odontológicas
    • Gestão Administrativa para Clínicas
    • Gestão Comercial para Clínicas
    • Gestão Financeira para Clínicas Médicas e Odontológicas
  • Softwares Gestão
    • Gestão Clínicas Médicas
    • Gestão Clínicas Odontológicas
No Result
View All Result
Blog Gestão da Clínica | Dicas e Novidades para Profissionais da Saúde
No Result
View All Result

Paciente idoso: saiba como oferecer um atendimento especial a ele

por Reinaldo Ferreira
24 de agosto de 2021
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Whatsapp

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) retratou um crescimento de 18% na população idosa entre os anos de 2012 e 2017. Segundo o instituto, o número subiu de 25,4 milhões de pessoas com mais de 60 anos para 30,2 milhões.

É fato que o crescimento da população idosa é um fenômeno mundial, mas no Brasil a taxa de aceleração é uma das maiores do mundo. Nesse contexto, é fundamental refletir sobre como se preparar para fornecer um cuidado de qualidade a esses indivíduos.

Embora o paciente idoso seja mais vulnerável a certas intervenções médicas ou odontológicas e apresente comorbidades que aumentam a complexidade de sua saúde, hoje o aumento da expectativa de vida busca cada vez mais promover o seu bem-estar ao longo dos anos.

E então, sua clínica está preparada para atender esses pacientes com excelência? Continue lendo este post e descubra os motivos pelos quais esses indivíduos são tão especiais e merecem um atendimento humanizado e diferenciado.

Considere as especificidades do paciente idoso

Primeiro, vamos compreender quais são as particularidades desses pacientes que requerem uma assistência à saúde mais completa. As questões vão desde aspectos fisiológicos até fatores psicológicos. Veja abaixo.

Alterações fisiológicas

Ao receber o paciente idoso em clínicas médicas ou odontológicas para investigar algum diagnóstico, realizar procedimentos ou mesmo acompanhar um tratamento pré-estabelecido, é imprescindível se atentar às alterações fisiológicas associadas ao envelhecimento.

As pessoas mais idosas apresentam diminuição da velocidade do esvaziamento gástrico, redução do volume de massa muscular e aumento da massa adiposa. Além disso, a diminuição do teor de água corporal também é importante, pois deixa o idoso mais vulnerável à desidratação.

Essas alterações, inclusive, podem estar somadas a outras disfunções como as hepáticas, renais e cardíacas, que também devem ser levadas em consideração ao adotar determinada conduta clínica ou tratamento medicamentoso.

Especificidades psicológicas

Além das diferenças no organismo e funções metabólicas, o paciente idoso pode apresentar características específicas no que diz respeito à perspectiva dessas pessoas em relação aos profissionais de saúde e ao atendimento prestado.

De maneira geral, eles podem ser consideravelmente mais exigentes, valorizando uma equipe de qualidade que realmente está preocupada com sua saúde. E embora possa ser um pouco mais difícil conquistar sua confiança, eles são bastante leais aos profissionais quando se sentem seguros e acolhidos verdadeiramente.

Pratique a gentileza

E já que estamos falando em estabelecer uma relação de confiança, nada mais apropriado do que praticar a gentileza com o paciente idoso. Pequenas atitudes podem fazer a diferença durante a consulta.

Levante-se para receber essas pessoas, dê as boas-vindas e pergunte como está sendo o seu dia. A simpatia pode ser um ponto-chave no início da conversa e determinante no estabelecimento de um diálogo mais aberto e espontâneo. Dessa forma, o idoso consegue se abrir e falar de suas condições de saúde com mais naturalidade, o que acaba otimizando o tempo da consulta.

Garanta a prioridade no atendimento

Independentemente da faixa etária, é essencial prezar pela pontualidade na sua clínica, certo? Obviamente isso se aplica à população idosa, sobretudo porque ela requer prioridade no atendimento e isso deve ser um ponto crucial. Treine os colaboradores da clínica de maneira que eles fiquem preparados para remanejar alguma possível fila de espera, atendendo o paciente idoso prontamente como o próximo da fila.

Muitas das vezes o envelhecimento traz consigo dificuldades de deslocamento, de permanecer em pé ou se equilibrar. E dependendo do quadro, dores e desconfortos podem estar presentes devido a alguma morbidade, o que aumenta a necessidade de essas pessoas serem atendidas o mais rápido possível.

Atente-se à comunicação

Hoje em dia uma das principais queixas dos pacientes é a ausência ou comprometimento de explicação quanto às condutas e intervenções adotadas em relação à sua saúde, seja em clínicas médicas ou odontológicas. E isso se torna mais importante em relação ao paciente idoso, pois alguns profissionais podem desconsiderar esclarecer questões importantes das condições apresentadas, o que contribui para uma menor possibilidade de sucesso do tratamento.

Para tanto, seja qual for a complexidade do quadro clínico ou das intervenções necessárias, tente explicar tudo de maneira mais fácil e didática, com o objetivo de fazer com que o paciente compreenda a sua real situação. Quando esse comportamento é empregado, o idoso se sente mais amparado e respeitado.

Desse modo, ele procura seguir as orientações do dentista ou médico adequadamente e isso reflete diretamente nos resultados almejados.

Ademais, vale ressaltar que é extremamente necessário não infantilizar o paciente idoso. A comunicação deve ser acessível e clara para que ele se lembre depois o que foi dito, com paciência e, claro, bom humor.

Valorize os fatores psicológicos

De acordo com um estudo publicado pela UFMG sobre a saúde do idoso, cerca de 28% dessa população sofre com a depressão e a minoria deles costuma recorrer à família ou amigos próximos quando acometidos por problemas emocionais. Já mencionamos anteriormente que o paciente idoso apresenta particularidades psicológicas que devem ser levadas em conta. Mas como adotar esse comportamento durante a consulta para que esse ele se sinta mais confortável?

Ao envelhecer, problemas dentários, como perdas ósseas e dificuldades de mastigação, além de outras complicações médicas podem agravar o quadro de depressão. Assim, cabe aos profissionais da saúde saber abordar o paciente adequadamente e prestar atenção aos possíveis sinais de abatimento emocional que possam estar presentes.

Na maioria das vezes a recuperação de fatores psicológicos e emocionais estimula a autonomia e independência do paciente idoso, que se torna apto a compreender melhor seu estado de saúde e como enfrentar situações mais complexas.

Viu como a satisfação do paciente idoso é essencial para o sucesso de sua clínica? Além do acompanhamento cuidadoso, os profissionais devem estar atentos a possíveis desfechos negativos e monitorar essas pessoas com frequência na prática clínica. Além disso, o contato com os familiares é fundamental e resulta na efetividade e segurança do tratamento definido.

O que você achou deste conteúdo? Já adota ou começará a adotar essas práticas no dia a dia do seu consultório? Compartilhe este artigo em suas redes sociais e discuta com seus colegas sobre essas e outras formas de oferecer um atendimento especial aos idosos!

Next Post
Você sabe como cobrar um paciente inadimplente? Confira:

Quais são as melhores maneiras de cobrar um paciente inadimplente?

Recomendado.

Médica sentada mexendo no computador e usando o celular

Saiba 6 formas de evitar que o paciente falte nas consultas

22 de outubro de 2024
Dentista sentada sorrindo com equipamento na mão

6 dicas para controlar gastos na Clínica Odontológica

4 de novembro de 2024

Tendências.

Entenda Como credenciar sua clínica a um plano de saúde

Como credenciar sua clínica a um plano de saúde

22 de outubro de 2024
Porque as clínicas estão migrando para o ControleODONTO?

Porque as clínicas estão migrando para o ControleODONTO?

11 de outubro de 2025
Quatro médicos conversando e anotando coisas na prancheta

Aprenda quais são os direitos na jornada de trabalho do profissional de saúde

22 de outubro de 2024
Conhecendo as principais normas de exigência de vigilância sanitária em 2024

Principais normas de exigência da vigilância sanitária para novas Clínicas em 2024

22 de outubro de 2024
Dentista sorrindo apertando a mão de uma paciente idosa

7 dicas de comunicação com o paciente

22 de outubro de 2024
Blog Gestão da Clínica | Dicas e Novidades para Profissionais da Saúde

Aqui no Gestão da Clínica, estamos comprometidos em fornecer recursos valiosos, dicas práticas e insights especializados para ajudá-lo a administrar sua clínica de forma eficiente, otimizando processos, aumentando a satisfação do paciente e alcançando seus objetivos profissionais.

Siga-nos

Categorias

  • Blog Gestão da Clínica
  • Controle Boleto
  • Destaques
  • Ebooks
  • Exclusivo
  • Gestão Administrativa para Clínicas
  • Gestão Comercial para Clínicas
  • Gestão de Atendimento para Clínicas
  • Gestão de Marketing para Clínicas Médicas e Odontológicas
  • Gestão Financeira para Clínicas Médicas e Odontológicas
  • Gestão Médica
  • Gestão Odontológica
  • Materiais Gratuitos
  • Pasta Médica

Tags

absenteísmo Análise de concorrência atendimento Clínica Odontológica clínicas Concorrência Contabilidade Financeiro Fluxo de Caixa Gestão Gestão Clínica Gestão médica Gestão Odontológica Google Meu Negócio Histórico de paciente humanizado LGPD Marketing Marketing Odontológico Materiais Odontológicos Prontuário Eletrônico Retorno sobre investimento ROI Segurança Digital Software Software médico Software odontológico Tecnologia

Últimas Notícias

Fidelização de pacientes em clínicas: estratégias eficazes - fidelização de pacientes clínicas

Fidelização de pacientes em clínicas: estratégias eficazes

6 de outubro de 2025
Gestão financeira para clínica: 7 passos essenciais - gestão financeira clínica

Gestão financeira para clínica: 7 passos essenciais

6 de outubro de 2025
  • Política De Privacidade
  • Termos de Utilização

© 2024 Gestão da Clínica. Todos os direitos reservados.

No Result
View All Result
  • Gestão Médica
    • Pasta Médica
    • Gestão de Marketing para Clínicas Médicas e Odontológicas
    • Gestão Administrativa para Clínicas
    • Gestão Financeira para Clínicas Médicas e Odontológicas
    • Gestão Comercial para Clínicas
    • Gestão de Atendimento para Clínicas
  • Gestão Odontológica
    • Gestão de Atendimento para Clínicas
    • Gestão de Marketing para Clínicas Médicas e Odontológicas
    • Gestão Administrativa para Clínicas
    • Gestão Comercial para Clínicas
    • Gestão Financeira para Clínicas Médicas e Odontológicas
  • Softwares Gestão
    • Gestão Clínicas Médicas
    • Gestão Clínicas Odontológicas

© 2024 Gestão da Clínica. Todos os direitos reservados.