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Blog Gestão da Clínica | Dicas e Novidades para Profissionais da Saúde
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Conheça a importância do marketing local para clínica

por Reinaldo Ferreira
18 de agosto de 2021
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Gerenciar uma empresa engloba vários aspectos relevantes para que os lucros e resultados sejam equivalentes ou melhores do que o esperado. Em clínicas e consultórios, uma das estratégias usadas por gestores é o marketing local; ações colocadas em prática para atrair um público-alvo que reside geograficamente perto do estabelecimento.
Nesse sentido, é possível aumentar o potencial de atendimento e, consequentemente, observar bons rendimentos. Mas, alguns podem se sentir perdidos sobre o funcionamento do método e como aplicá-lo na prática.
Então, está interessado em saber mais sobre o marketing local para clínica? Neste artigo, selecionamos dicas e informações importantes para contribuir com o desempenho do consultório. Boa leitura!

Qual é a importância do marketing na área da saúde?

O desenvolvimento de estratégias eficientes de marketing local impulsionam o crescimento de sua clínica. Afinal, como há pessoas que circulam e residem próximo do estabelecimento, as chances de conquistar a fidelidade do público são maiores.
Dessa forma, você ganha reconhecimento no mercado e transmite credibilidade na área em que atua. Principalmente quando o assunto é saúde, as pessoas buscam garantir confiança nos profissionais, assim como, ter comodismo na hora de se locomover até o local.
Portanto, é importante saber quais são as técnicas mais compatíveis com as pessoas que utilizam os seus serviços ou que contam grande potencial para isso.

Quais são os benefícios do marketing local?

O marketing local oferta uma série de benefícios para clínicas e consultórios e é uma maneira de melhorar a comunicação com aqueles que têm interesses em consultas, procedimentos médicos e assim por diante. Selecionamos alguns pontos positivos da estratégia!

Maior alcance

Quando a empresa não investe de forma eficiente em estratégias de marketing local, é mais fácil encontrar desafios e dificuldades na captação de novos pacientes. Por outro lado, se todos os principais métodos são aplicados com maestria, você terá um alcance maior.
Pense em quantas pessoas uma divulgação ou estratégia pode alcançar e, com isso, beneficiar o crescimento da clínica. Desse modo, é possível que mais pacientes conheçam o trabalho e, por fim, sejam fidelizados.

Fidelização

A fidelização é o que todos os gestores desejam para a empresa, independentemente do setor em que atua. Por isso, o marketing local é um poderoso aliado para a fidelização, pois é por meio de ações específicas para cada perfil de paciente que você consegue satisfazer as necessidades deles.
Com isso, toda a equipe trabalha em prol de um atendimento humanizado e focado no bem-estar e satisfação do público.
Boas estratégias de marketing local melhoram o relacionamento com as pessoas que buscam ajuda médica, já que as instituições que atuam na área precisam demonstrar empatia e realmente entender o que determinado paciente precisa.

Credibilidade

Quando você investe nesse modelo de estratégia, é possível atingir um público que mora, trabalha ou circula na região em que a clínica fica instalada. A partir disso, você cria uma reputação positiva naquela localidade.
Sabemos que muitos levam em conta a experiência positiva de amigos e familiares antes de entrar em contato com um profissional da saúde. Se você conseguir ter uma estratégia bem definida nesse sentido, ganhará credibilidade e, como consequência, fortalecerá o nome da clínica perante o mercado.
Então, é fundamental compreender quais ações que estão de acordo com o perfil do público.

 Quais são as estratégias de marketing para se adotar?

Conhecer quais são as técnicas mais eficazes na hora de planejar o marketing local é importante pra evitar frustrações e quebra de expectativa. Além disso, quando você aplica métodos relevantes para os pacientes da clínica, resultados expressivos são observados. Conheça algumas ideias e ações que podem ser realizadas.

Redes sociais

O uso de redes sociais não é mais novidade, até mesmo, quando o assunto é relacionamento entre empresas e pacientes. Criar uma comunicação próxima e rápida com seus pacientes por meio dessa ferramenta é cada vez mais valorizado por eles, já que é um meio prático para marcar consultas, tirar dúvidas e assim por diante.
Outro aspecto que pode ser benéfico com o uso das redes é a divulgação da clínica. Se você contar com boas avaliações e comentários, terá um perfil que transmite credibilidade e confiança.
Interaja com outros e sempre responda os questionamentos negativos com gentileza e empatia.

Site

O desenvolvimento de um site é uma etapa importante para qualquer tipo de empresa. Afinal, ele precisa ser explicativo e com fácil navegação. Assim, quando o paciente realiza o acesso, ele precisa ter todas as suas dúvidas sanadas.
Invista em um site completo, com informações básicas, como endereço, telefone e perfil nas redes sociais. Também opte por um layout agradável e intuitivo, que seja tenha um visual harmonioso para os usuários.
Com um bom posicionamento no Google e em outros mecanismos de busca, pessoas que estão próximas de sua localidade encontram a clínica com maior facilidade.

Eventos para networking

Uma maneira de alcançar um número maior de pacientes em sua clínica é comparecendo em eventos da área de saúde. Nessas ocasiões, vários profissionais trocam informações e ideias relevantes sobre o tema.
Busque absorver ao máximo tudo o que seja importante para a clínica e aplique métodos e estratégias que são indicadas para o tipo de público que é atendido em seu estabelecimento.

Qual a importância de ter um planejamento estratégico?

Ter um planejamento estratégico é indispensável para que todas as etapas do marketing local sejam analisadas com eficácia. O gestor que constrói um plano tem expertise na tomada de decisões e consegue ter resultados que geram maiores lucros.
Um exemplo positivo nesse sentido ocorre com o Centro Médico da Conselheiro, que disponibiliza ultrassonografias e vários outros exames com um time especializado. A empresa apostou em uma estratégia de marketing digital bastante sólida, aplicando um planejamento estratégico. O resultado: ROI: 1.388,75% (Retorno sobre o valor investido).
Como vimos, o marketing local para clínica é uma oportunidade para potencializar sua clínica e ter mais visibilidade, atraindo novos pacientes. É importante conhecer quais são as ações vantajosas e específicas para público.
Esperamos que essas sugestões tenham ajudado você a entender mais sobre a importância desta estratégia para a sua clínica.
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