fbpx

Você está preparado para a odontologia digital? Confira!

Não é novidade que praticamente todos os profissionais do mundo precisaram adaptar suas atuações por conta das mudanças causadas pela pandemia do novo coronavírus, especialmente por conta das demandas de distanciamento e isolamento social. No entanto, você está preparado para a odontologia digital?

Os recursos de tecnologia já eram cada vez mais presentes nos mais diversos segmentos do ramo da saúde, como uma forma de melhorar a experiência do paciente e trazer resultados mais acertados, trazendo possibilidades surpreendentes.

Quer aprender mais sobre o assunto? Então, continue a leitura! 

O que é odontologia digital?

A chamada odontologia digital é uma área que, como o próprio nome já diz, envolve o uso de tecnologias e dispositivos que usam componentes digitais para facilitar ou otimizar os serviços de um dentista. Como isso, os procedimentos tradicionais feitos por ação manual e analógica perdem espaço para opções mais modernas e precisas.

Nessa modalidade, é possível oferecer tratamentos mais eficientes e automatizados para os pacientes, o que melhora sua experiência e traz mais credibilidade para o profissional. No entanto, para conseguir isso, é necessário apostar na atualização constante e no investimento em ferramentas, sistemas e equipamentos de última geração.

Quais as aplicações da odontologia digital?

Agora que você já está mais familiarizado com o conceito de odontologia digital, é bem provável que considere a sua adoção na rotina do consultório. Para aumentar os seus conhecimentos sobre o tema, vamos mostrar algumas de suas principais aplicações. Acompanhe.

Planejamento digital do sorriso

O planejamento digital do sorriso é uma das aplicações de maior sucesso no contexto da odontologia digital. Trata-se de uma novidade que chama bastante a atenção nos consultórios, sendo um dos recursos mais atrativos para pacientes exigentes. Tudo é feito por meio de um scanner intraoral, adquirido pelo dentista.

Com ele, é possível tirar fotos internas da cavidade bucal, permitindo uma análise muito mais precisa e dinâmica das características do posicionamento dos dentes e demais estruturas. Assim, uma ou mais simulações dos tratamentos a serem feitos podem ser elaboradas, ajudando a pessoa a compreender melhor suas necessidades e possibilidades.

Impressão 3D

Por incrível que pareça, há poucos anos, a impressão 3D era encarada como algo de filmes de ficção científica, que seria inalcançável para boa parte do público por muito tempo. No entanto, como acontece com muitos recursos de tecnologia, tal ferramenta ganhou popularidade rapidamente, sendo uma opção também para o consultório odontológico.

Com a ferramenta, o profissional pode usar um software para projetar diversos elementos do tratamento, por meio da leitura de dados e criação do material desejado no formato definido. Isso ajuda em restaurações, próteses, confecção de implantes, procedimentos de correção, cirurgias bucomaxilofaciais e assim por diante. 

Cirurgia guiada

A cirurgia guiada já tem um grande espaço na odontologia e consiste em um excelente diferencial perante a concorrência nos dias de hoje. Também chamada de implante sem cortes, é uma técnica inovadora que melhora a experiência e traz mais conforto para os pacientes, o que é imprescindível para uma prática clínica de sucesso.

Para fazer o procedimento, o dentista deve proceder com uma radiografia tridimensional de toda a arcada dentária, traçando uma espécie de guia cirúrgico, elaborado com a ajuda de um programa de computador específico. Dessa forma, dá para saber e planejar a posição e a inclinação dos implantes, conferindo muito mais rapidez e precisão em suas fixações.

Quais os benefícios da odontologia digital?

Você já deve ter percebido que os benefícios da odontologia digital são muito numerosos e atingem não apenas os profissionais, mas também os pacientes, que devem ser o foco principal de qualquer ação ou mudança nos procedimentos e tratamentos disponíveis.

Confira, a seguir, alguma das vantagens que a tecnologia proporciona.

Resultados mais efetivos

Um dos grandes benefícios da odontologia digital é que ela permite resultados mais efetivos. Como vimos, a tecnologia permite que o profissional consiga fazer simulações, planejamentos e observações mais detalhadas, o que ajuda a aumentar a previsibilidade e diminuir a incidência de imprevistos. 

O scanner intraoral, por exemplo, que possibilita a obtenção de imagens e uma leitura muito precisa da arcada dentária do paciente, traz mais segurança e confiabilidade na hora de simular os tratamentos, sendo muito mais eficaz que os tradicionais modelos de gesso. Ou seja, é um avanço tremendo e com excelente custo-benefício.

Tratamentos mais rápidos 

Uma das queixas mais comuns das pessoas nos dias de hoje é a falta de tempo e ninguém gosta de ficar horas fazendo procedimentos ou tratamentos, por mais significativos que eles sejam. Diante dessa realidade, a odontologia digital é muito vantajosa, pois ela confere mais velocidade e praticidade para praticamente tudo no consultório.

O uso de recursos avançados faz com que haja mais certeza desde a primeira consulta, acelerando condutas das mais complexas. Agora, a colocação de facetas de porcelana ou lentes de contato, por exemplo, pode ser concluída em duas sessões, por meio do uso de softwares específicos de planejamento.

Maior conforto para o paciente

Por fim, a odontologia digital permite maior conforto para o paciente, de uma maneira geral. A obtenção de moldes pelos métodos tradicionais, por exemplo, causava bastante incômodo em pessoas mais sensíveis, sobretudo quando precisava ser repetida. Com as novas tecnologias, isso não é mais necessário, sendo feito apenas um único e rápido escaneamento oral.

Da mesma forma, os procedimentos se tornam menos invasivos, como ocorre no caso da cirurgia guiada. Os grandes cortes na boca serão coisa do passado e nem há a necessidade de pontos, o que torna o pós-operatório bem mais tranquilo. Além disso, ainda na fase de planejamento, podem ser feitas mudanças e adaptações sem nenhuma dificuldade.

Como você pôde ver, a odontologia digital é um caminho natural da área, que fará com que condutas, procedimentos e tratamentos sejam cada vez mais rápidos e efetivos. Então, após ler este conteúdo, você já está preparado para a odontologia digital.

Ficou interessado em contar com uma das melhores soluções do mercado? Então, não perca mais tempo e entre em contato conosco!

Software para Clínicas