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Afinal, por que aderir ao e-mail marketing em clínicas?

O e-mail marketing é uma estratégia utilizada por empresas para melhorar o relacionamento com seus consumidores. Por meio desse recurso, é possível estabelecer uma comunicação mais próxima com o público, por meio da oferta de conteúdos relevantes dentro do nicho em que a organização atua.
Na área da saúde, o e-mail marketing em clínicas também está sendo cada vez mais utilizado. Os benefícios dessa estratégia são diversos, sendo que uma abordagem certeira promove uma interação positiva com os pacientes e, por fim, melhora a imagem de sua clínica.
Se você tem interesse no assunto e quer saber quais são os principais motivos para aderir ao recurso, continue a leitura!

Motivos para aderir ao e-mail marketing em clínicas

Baixo custo

Um dos principais diferenciais do e-mail marketing é que, para realizar uma ação ou começar a investir na estratégia, não é necessário ter uma quantia alta. Ou seja, é acessível para a maioria das empresas no mercado.
Se você tem em mãos um conteúdo relevante, é preciso divulgar esse material, com o objetivo de atrair os pacientes até a sua clínica. Dessa forma, é importante garantir um assunto que chame a atenção dos usuários ao visualizarem o e-mail. Portanto, se você quer investir em um modelo de estratégia com baixo custo, o e-mail marketing é uma alternativa interessante, que gera resultados expressivos.

Segmentação do público

A segmentação engaja o público e aumenta o número de marcações de consultas, retornos e outras interações. Assim, entender os diferentes perfis de público o ajudará a planejar quais serão as estratégias e os formatos utilizados.
Receber um e-mail com um conteúdo de interesse aumenta as chances do destinatário abri-lo. Com o dia a dia agitado, é preciso enviar o material ideal para cada tipo de paciente, de acordo com suas necessidades e preferências. Fazer isso contribuirá para que você tenha êxito na estratégia.

O e-mail marketing possibilita que a clínica utilize as informações coletadas para personalizar os assuntos que serão enviados, por isso, reúna dados e tudo aquilo que você entender como relevante para produzir conteúdos diferenciados e específicos. Por exemplo, você pode criar grupos menores de pacientes, com algumas características em comum entre eles. Com essa seleção, verifique quais são os assuntos mais importantes e, então, crie um conteúdo que seja atrativo para eles.
O resultado dessa ação é a experiência positiva que seus pacientes terão ao abrirem os e-mails, sentindo-se valorizados.

Maior visibilidade

O alcance do e-mail marketing é inegável. A partir do momento em que você consegue construir uma lista de contatos com potencial, em pouco tempo será possível enviar conteúdo de qualidade para essas pessoas.
Então, se o seu objetivo é atingir um grande número de usuários, essa é uma estratégia indicada. Além de serem rápidos, vários pacientes recebem o e-mail, o que nutre o interesse deles e aumenta a visibilidade da clínica. Dessa forma, ao usar ferramentas de automação para enviar esses e-mails, você conseguirá divulgar seus serviços em um curto período de tempo.

Mensuração simplificada

Para qualquer campanha, é importante que, após sua aplicação, seja feita a mensuração dos resultados, avaliando o que foi positivo e o que precisa ser ajustado. Quando falamos em e-mail marketing, não é diferente. Apesar de ser uma ferramenta que atinge um grande público, esses números precisam ser contabilizados para que você verifique se foram vantajosos para a clínica ou não.
O bom dessa estratégia é que você pode avaliar facilmente o desempenho de suas campanhas. Com algumas ferramentas e softwares, fica mais simples entender indicadores como taxa de abertura, taxa de rejeição e, até mesmo, o total de consultas que foram marcadas a partir do e-mail.
Logo, utilizar esses recursos ajuda a visualizar quais são os assuntos e conteúdos de maior sucesso, por exemplo. E fazer essa mensuração é essencial para identificar o que precisa ser alterado, visando a um relacionamento duradouro com os seus pacientes.

Bom relacionamento com o paciente

Na área da saúde, ter um bom relacionamento com o paciente é fundamental, concorda? Sem isso, fica mais difícil oferecer uma assistência que esteja de acordo com o esperado pelo público. Afinal, as pessoas precisam sentir confiança ao iniciar um acompanhamento ou realizar qualquer outro procedimento relacionado à saúde e ao bem-estar.
Nesse cenário, o e-mail marketing é uma excelente forma para fortalecer o relacionamento com os contatos. Isso ocorre porque, por meio desse recurso, é possível enviar conteúdos que agreguem valor ao leitor ou que demonstrem a importância dele para a clínica. Um exemplo é o envio de e-mails em datas especiais, como feriados e aniversário. Ao fazer isso, você cria um diálogo mais próximo aos pacientes, aumenta a interação com eles e, consequentemente, transmite mais confiança.

Interatividade com o público

O e-mail é uma ferramenta de comunicação rápida e eficiente, o que oferece benefícios para as empresas que o utilizam como método de contato com os consumidores. Quando aplicado a uma clínica, os gestores e funcionários também podem usá-lo para se comunicarem com os pacientes.

Confirmação de consultas e e-mails informativos, por exemplo, melhoram o relacionamento com o público. Por ser um canal interativo e rápido, esse é um dos métodos mais fáceis para informar a pessoa sobre um agendamento (ou qualquer outra situação que surgir).

Além disso, é importante manter uma frequência de conteúdos relacionados aos interesses dos leitores, como saúde e cuidados na rotina. Use a interatividade a seu favor e crie e-mails que atraiam a atenção e estimulem o usuário a ler os conteúdos.

São diferentes estratégias e materiais que podem ser fornecidos, com o objetivo de engajar e transformar seus contatos em pacientes fiéis a sua clínica, que confiam nos procedimentos nela realizados e em toda a sua equipe de profissionais.

O uso de e-mail marketing em clínicas tem sido um recurso com bons resultados na atração de novos pacientes e no engajamento com o público que já frequenta o local. Os benefícios desse tipo de estratégia são muitos. Por isso, vale a pena investir em técnicas que otimizem o desempenho das campanhas para alcançar um crescimento significativo. Ferramentas e softwares também são importantes para garantir resultados mais precisos e eficientes, direcionando para ações mais acertadas.
Continue aprendendo sobre o assunto e veja como evitar erros na gestão de clínicas e consultórios!

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