Um problema comum que ocorre em clínicas médicas é o cancelamento de consultas. Esse aspecto causa reflexos negativos para a gestão do local e afeta seu crescimento. Dessa forma, conhecer quais estratégias utilizadas para evitar que isso aconteça é uma solução eficiente.
O aumento de cancelamentos pode acarretar em prejuízos financeiros, perda de tempo da equipe, desorganização e assim por diante. Se você quer saber como diminuir o cancelamento de consulta médica, continue a leitura deste artigo e fique por dentro de nossas dicas!
Confirme a consulta
A confirmação de consulta é um aspecto simples e rápido no dia a dia da clínica, mas que pode trazer resultados expressivos. É comum que os pacientes esqueçam a data ou horário marcado, por isso, cabe aos colaboradores relembrarem o compromisso.
Além disso, quando você entra em contato para confirmar a presença terá uma agenda mais organizada e um melhor aproveitamento do tempo.
Invista em agendamentos online
O uso da tecnologia ajuda a aumentar a eficiência dos processos administrativos da clínica. Também é um recurso que contribui para o controle de agendamentos e consultas, o que evita cancelamentos.
Agendar horários de forma online é cada vez mais utilizado por clínicas e tem sido bastante útil para otimizar o tempo do time de atendimento e, além disso, é um recurso que garante autonomia ao paciente e permite uma interação mais rápida e eficiente com a clínica.
Essa possibilidade é uma alternativa que impacta o número de comparecimentos, pois é o próprio paciente que gerenciará seus horários e conseguirá definir com facilidade qual é a melhor data.
O acesso aos agendamentos é realizado por todos os envolvidos, ou seja, os colaboradores também conseguem visualizar quais são os horários disponíveis.
Use a tecnologia
Como vimos, uma das opções que podem ser fornecidas ao público por meio da tecnologia é o agendamento online. Contudo, há diversas ferramentas que ajudam no gerenciamento de consultas e, com isso, contribuem para evitar cancelamentos.
Softwares de gestão, recursos de automatização e outros meios são implementados para melhorar o canal de comunicação com os pacientes e, então, visualizar com clareza os horários que foram marcados.
Prontuários eletrônicos, equipamentos de qualidade e tecnologias que melhoram o relacionamento entre ambas as partes são aspectos que aumentam a confiança do público. Portanto, quando a clínica médica se preocupa com esses fatores e busca investir em serviços e itens tecnológicos, a tendência é o que absenteísmo diminua.
Permita encaixes
Os encaixes são uma solução rápida encontrada para realizar o atendimento que um paciente precisa. Eles podem ser utilizados de maneira inteligente para diminuir as ausências. Nesse sentido, quando um paciente remarcar uma consulta, ofereça um horário alternativo, sempre que a agenda permitir.
Ter essa opção para o público transmite mais credibilidade e colabora para a fidelização, pois demonstra a importância do comparecimento até a clínica e a preocupação do estabelecimento em oferecer um atendimento de qualidade de acordo com a disponibilidade do paciente.
Preze pelo bom atendimento
O atendimento também é um dos principais aspectos considerados por pacientes para avaliar a clínica. Sendo assim, quando o suporte é ineficiente ou não atende as expectativas do público, as taxas de cancelamentos podem aumentar significativamente.
Então, aposte em uma assistência de qualidade e que surpreenda o paciente. Para que isso aconteça, invista em treinamento para a equipe de atendimento. Além disso, tenha à sua disposição ferramentas que auxiliem no gerenciamento de consultas e prontuários, com o objetivo de facilitar e agilizar o contato com aqueles que estão aguardando.
Ofereça um ambiente agradável
Um ambiente agradável faz toda a diferença na visão que os seus pacientes têm em relação ao atendimento da clínica. Quando o público se sente confortável e encontra um local bem iluminado, com móveis adequados, o estabelecimento transmite uma imagem positiva.
Além disso, é essencial que você conte com equipamentos novos e recursos que atendam as necessidades da clínica, pois esses aspectos são observados pelo paciente e podem ser vistos como um ponto negativo, ocasionando em cancelamento de consultas.
Dessa forma, um local que reúna conforto e funcionalidade é o ideal. Com isso, você conseguirá aumentar a segurança do público em relação aos seus serviços e, também, evitar ausências.
Envie lembretes
Usar lembretes é importante na rotina de uma clínica médica, pois reforçam ao paciente sobre a consulta e o horário em que ela ocorrerá. Apesar de ser uma ação simples, o retorno é bastante significativo e pode ser feito em pouco tempo utilizando ferramentas de automatização.
O SMS, por exemplo, é uma opção que gera bons resultados e é útil para lembrar o horário aos pacientes. Além disso, aplicativos de mensagem, como o WhatsApp também têm sido um meio fácil para contatar o público. Por ser um recurso usado por uma grande quantidade de pessoas, é possível utilizá-lo a favor de sua clínica, estabelecendo uma comunicação ágil.
Tenha uma comunicação eficiente
Uma boa comunicação é capaz de contribuir positivamente para o crescimento da clínica e, consequentemente, ajuda na redução de cancelamentos de consultas. Por isso, é fundamental prezar pelo contato eficiente com o público, colocando-se à disposição para solucionar qualquer impasse associado a horários.
Além disso, aplicar pequenas penalidades por causa de cancelamentos é uma ação que precisa ser evitada. Afinal, essa ação pode prejudicar o relacionamento com os pacientes e, até mesmo, contribuir para que ele procure outros estabelecimentos médicos.
Assim, busque implementar soluções adequadas e que ajudam a manter um diálogo mais próximo das pessoas que comparecem até a clínica. Fazendo isso, é possível estabelecer uma comunicação mais eficiente e que contribuirá para os agendamentos e comprometimento com as consultas.
O cancelamento de consulta é um problema que muitas clínicas médicas enfrentam e isso gera diversos prejuízos para a gestão do estabelecimento. Como vimos, é possível reduzir esse índice de ausências e melhorar a produtividade da equipe. Práticas simples, como uso da tecnologia, agendamentos online, confirmação das consultas e outros métodos são eficazes nesse sentido. Portanto, busque aplicar tais ações em sua clínica para ter um crescimento mais expressivo e, com isso, ter melhores resultados.
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