Não basta abrir a porta e oferecer ótimo atendimento para conquistar um paciente. Existem várias maneiras de fazer uma clínica médica ou odontológica crescer. Por isso, você já pode ter ouvido inúmeras dicas de pessoas com experiência no mercado e utilizam as suas próprias fórmulas. Contudo, nem sempre o que funcionou para um profissional dá resultados para outro.
Neste post, vamos falar sobre a importância de conquistar e fidelizar o público-alvo para garantir o crescimento e a sobrevivência das clínicas médicas e odontológicas. Além disso, vamos explicar as estratégias de captação de pacientes nesses estabelecimentos e fornecer detalhes sobre como divulgar o seu trabalho, melhorar o atendimento, investir no marketing de conteúdo e nas redes sociais etc.
Neste post você aprenderá estratégias para:
- Melhorar o relacionamento com os pacientes
- Divulgar o seu trabalho
- Melhorar o atendimento
- Apostar no marketing de conteúdo
- Investir nas redes sociais
- Potencializar o boca a boca
- Utilize serviços automatizados
Acompanhe a leitura e fique por dentro!
Entenda a importância de conquistar e fidelizar pacientes
É muito importante conquistar e fidelizar pacientes para garantir o crescimento e a sobrevivência das clínicas médicas e odontológicas. O mercado está mais competitivo a cada dia e os profissionais dessas áreas precisam utilizar estratégias inovadoras para se diferenciar dos demais. Além de enfrentar os desafios referentes às questões legais e práticas, é indispensável fazer várias avaliações.
O profissional que decide empreender com sucesso terá que analisar a viabilidade do seu modelo de negócio, considerar o tipo da sua clínica e escolher modalidades de atendimento. Por outro lado, a escolha das estratégias e ferramentas a serem aplicadas para a captação e fidelização de pacientes que aumentarão as receitas também fazem parte de suas escolhas para obter o reconhecimento almejado.
Conheça as estratégias de captação de pacientes em clínicas
O marketing é essencial para aqueles que desejam ter resultados em seus negócios. Ele permite a aplicação de ferramentas poderosas que auxiliam médicos e dentistas na conquista de um lugar de destaque. As suas estratégias trazem diversas vantagens para quem atua nesses segmentos. Veja a seguir as principais dicas para obter sucesso com a sua clínica.
1. Melhorar o relacionamento com os pacientes
O primeiro passo para elevar a quantidade de pacientes em seu estabelecimento é melhorar o relacionamento com eles. Utilize os canais de comunicação disponíveis para entrar em contato e conversar sobre as suas especialidades. Mantenha-se presente nas datas comemorativas como dia das crianças, dia dos pais, dia das mães, aniversário, entre outras.
Se for possível, faça uso de um sistema que possibilite a interação com os pacientes e o envio de mensagens SMS ou e-mail para aniversariantes. Faça tudo o que estiver ao seu alcance para que o paciente tenha uma excelente experiência com a sua clínica. Oriente os funcionários para que possam falar sobre todos os serviços oferecidos com empatia.
2. Divulgar o seu trabalho
A divulgação do seu trabalho é a melhor forma para alcançar um número maior de pacientes. A estratégia de marketing deve estar alinhada aos objetivos da sua clínica para atrair o público-alvo e torná-la uma referência. Com os métodos certos e o respeito aos limites e normas relativas à sua profissão será possível ter um grande número de consultas agendadas.
3. Melhorar o atendimento
A qualidade do atendimento é primordial para atrair pacientes, visto que as pessoas não ficam felizes ao realizar consultas, fazer tratamentos ou exames médicos ou odontológicos. Esses momentos são motivados pela suspeita ou pela existência de enfermidades ou dificuldades e deixam os pacientes desconfortáveis. Inclusive, na hora de fazer a avaliação para prevenção pode ocorrer esse desconforto.
Sendo assim, o atendimento na sua clínica precisa ser adequado, ético e humanizado. Os profissionais da recepção precisam estar atentos às queixas, olhar para as pessoas, orientar com calma e simpatia e transmitir confiança. Durante as consultas, transmita os resultados de maneira simples e tire todas as dúvidas sem demonstrar pressa. Estabeleça uma relação amigável com o paciente.
4. Apostar no marketing de conteúdo
O trabalho pode ser divulgado por meio do compartilhamento de conteúdos informativos de qualidade. Para isso é necessário o planejamento para disponibilizar textos que sejam atrativos aos novos pacientes, sejam úteis para converter aqueles que ainda estão conhecendo os serviços e procuram uma opção no mercado. Depois de definir o que será publicado, verifique o melhor horário para as postagens.
5. Investir nas redes sociais
Crie um perfil profissional no Instagram, no LinkedIn, no Facebook, um site para a sua clínica e mantenha o público engajado por meio de publicações diárias. Compartilhe os conteúdos informativos do site ou blog no momento em que os potenciais pacientes tenham possibilidade de visualizar as informações. Faça stories e use hashtags, sempre mantendo a qualidade das postagens para promover a interação com os seguidores.
6. Potencializar o boca a boca
Marketing boca a boca envolve mais do que o mero uso de palavras eficazes e bonitas. As boas ações — quando são praticadas diariamente — produzem ótimos resultados para a sua clínica. As pessoas que chegam até você percebem com facilidade se o seu objetivo é apenas comercial, pretendendo conquistá-las por intenções meramente financeiras.
Não permita que os pacientes se sintam enganados. Caso isso aconteça, eles vão falar mal da sua clínica e a reputação dela ficará manchada. Por esse motivo, seja verdadeiro durante o atendimento, demonstre respeito e compreensão. Um paciente satisfeito sai do estabelecimento e passa adiante a experiência que teve com o médico ou dentista.
7. Utilize serviços automatizados
Há uma infinidade de ferramentas tecnológicas atualizadas que auxiliam com a automatização dos serviços em uma clínica médica ou odontológica. Algumas soluções da tecnologia integram todos os setores desses estabelecimentos, automatizam a administração e as finanças permitindo o controle adequado das questões administrativas. Procure um software que seja ideal para os seus negócios e diminua tarefas para focar no atendimento eficiente.
Enfim, essas são as 7 estratégias para fortalecer a captação de pacientes para clínicas médicas e odontológicas. Valorize os seus serviços, procure sempre otimizar o atendimento e o processo de gestão com investimento em ferramentas apropriadas. Com isso, torna-se mais fácil evitar atrasos em consultas, organizar os dados relevantes, agilizar o fluxo das informações e aprimorar os relacionamentos com o público-alvo.
Deseja obter mais informações sobre estratégias de captação e fidelização de pacientes? Entre em contato conosco agora mesmo!