O Atendimento Híbrido nas clínicas é um modelo cada vez mais procurado graças aos avanços da tecnologia nos últimos anos, bem como as transformações promovidas pela recente pandemia de coronavírus fizeram com que muitas clínicas e consultórios adotassem novas estratégias para proporcionar maior conforto a seus pacientes. Por isso, precisamos conversar sobre como o atendimento híbrido tem revolucionado clínicas médicas e odontológicas.
Esse tipo de recurso faz bastante sucesso e se demonstra um bom diferencial competitivo, uma vez que as pessoas estão cada vez mais acostumadas a conversar com as empresas pelos mais diversos canais de comunicação, buscando agilidade e rapidez para resolver o que precisam.
Continue lendo o post e aprenda mais sobre o tema!
O que é atendimento digital, tradicional e híbrido?
O atendimento tradicional é aquele que você já conhece, uma vez que é o padrão há décadas. Ele envolve os passos comuns de uma clínica, como a triagem, o preenchimento do cadastro com a recepcionista, a consulta propriamente dita e o pagamento. Mesmo essencial e útil, é uma opção antiga e que demanda tempo, descolamentos e trabalho.
Sendo assim, a evolução levou ao atendimento digital, que agrega alguns recursos de tecnologia para trazer mais dinâmica ao atendimento e satisfação para os pacientes. Além do uso de softwares de gestão e prontuários eletrônicos, outra possibilidade é a telemedicina, que confere a prerrogativa de triar e até atender à distância.
Como resultado, chegamos ao atendimento híbrido, que é a mistura do digital com o tradicional. O profissional pode oferecer as vantagens de ambos, fazendo com que um supra as limitações do outro. A ideia é levar a modernidade disponível para acompanhamentos, exames e sanar dúvidas, mas sem deixar de lado a relação presencial quando necessário.
Quais as vantagens de investir nesse tipo de atendimento?
Agora que você já sabe o que é um atendimento digital e tradicional, vamos mostrar algumas das principais vantagens de contar com a modalidade híbrida na sua clínica.
Acompanhe!
Melhorar a experiência do paciente
Um dos grandes desafios de qualquer empresa, independentemente do seu ramo de atuação, consiste em melhorar a experiência dos seus clientes. Com a área de saúde a coisa não muda de figura, fazendo com que clínicas, consultórios e demais estabelecimentos busquem maneiras efetivas de deixar seus pacientes satisfeitos.
Por isso mesmo, essa é uma das maiores vantagens de investir no atendimento híbrido. Com ele, você pode atender as demandas do seu público com mais dinâmica, sanando dúvidas, avaliando exames ou até fazendo consultas à distância, mas não deixando de ter um encontro presencial quando julgar que isso for necessário.
Humanização do atendimento
Muitas pessoas acham que a humanização do atendimento no segmento da saúde demanda, sobretudo, o contato presencial e uma boa conversa olho no olho. No entanto, embora isso possa ser necessário de tempos em tempos, existem outras estratégias que podem contribuir para que você atenda melhor aos anseios e as necessidades do seu paciente.
Com um atendimento híbrido, você pode dar mais atenção a uma pessoa que esteja em um momento complexo ou que precise de um acompanhamento mais constante, mas que não tem facilidade para se deslocar até sua clínica. Com o passar do tempo, isso se torna até um diferencial competitivo, que destacará seu negócio diante da concorrência.
Mais conforto e segurança
Embora as pessoas já estivessem em um processo de buscar por mais comodidade e facilidade na rotina nos últimos anos, não é novidade para ninguém que a pandemia de coronavírus acelerou, e muito, esse processo. As medidas de confinamento e isolamento social, para evitar a disseminação da doença, fazem com que os deslocamentos sejam minimizados.
Por isso, o atendimento híbrido é uma alternativa que atende, com maestria a essa nova demanda. Não será preciso que o paciente precise ir ao consultório para sanar qualquer dúvida ou avaliar um exame simples. Com a telemedicina ou outros recursos do tipo, é possível cumprir essas tarefas à distância, com total segurança.
Como implantar esse tipo de atendimento na sua empresa?
Você já conferiu algumas das maiores vantagens de investir no atendimento híbrido. Sendo assim, deve pensar em implantar a modalidade na sua clínica. Para que você faça isso do jeito certo, vamos dar algumas dicas.
Confira!
Busque mais agilidade no atendimento
O atendimento híbrido demanda que a clínica e os seus profissionais tenham mais agilidade, para que essa seja, efetivamente, uma opção proveitosa e vantajosa. Por isso, é essencial que não apenas o profissional de saúde, mas também os seus colaboradores estejam em perfeita sintonia com as possibilidades e os recursos disponibilizados.
Uma medida eficaz, por exemplo, é conhecer o momento certo de redirecionamento. Caso o paciente seja atendido por um bot no seu site, é recomendável que sempre que houver algo que a inteligência artificial não consiga suprir sejam enviadas mensagens para o atendente, com todo o histórico e as informações do chat.
Invista na conversa humanizada
Como falamos, o sucesso do atendimento híbrido e, em última instância, do seu negócio como um todo, dependerá da humanização de todos os profissionais envolvidos. A área de saúde é muito delicada e é preciso considerar que muitas das pessoas que chegam até a clínica estarão, mais ou menos, fragilizadas e abaladas.
Além de investir nessa questão na parte presencial, existem outras estratégias interessantes e bastante viáveis. Elas vão desde o envio de mensagens em datas festivas e e-mail no aniversário, até a programação das respostas automáticas do seu site e suas redes, que precisam ser coerentes e conter a essência da sua boa intenção.
Conte com um software de gestão
Por fim, não dá para falar em como o atendimento híbrido tem revolucionado as clínicas sem falar nos softwares de gestão. Esse tipo de programa mudou a maneira pela qual esse tipo de empreendimento atua e trouxe muito mais segurança para os profissionais, além de dinâmica no relacionamento com os pacientes.
Com um sistema do gênero, é possível facilitar e automatizar o gerenciamento da empresa como um todo, tanto na parte financeira como na administrativa. Além disso, todos os dados ficam seguros e centralizados em um só local, aprimorando a experiência do seu público desde a chegada até a consulta propriamente dita.
Viu como o atendimento híbrido revoluciona as clínicas? Investir nessa dinâmica é essencial e um bom software de gestão pode ser o diferencial competitivo que o seu negócio precisa para decolar!
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